A internet das coisas está inovando a forma de criar e consumir conteúdos

Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo

A internet das coisas, também chamada de IoT, vem causando uma revolução tecnológica ao conectar à internet equipamentos usados no dia a dia. Essa conexão é mais um passo no sentido de transformar os mundos físico e digital numa coisa só.

Esse foi o assunto da última edição do programa Negócios e Tendências, exibido no dia 06. ago.2021 pela Rádio Uninter.  A live intitulada A Internet das Coisas: O Futuro Será Conectado foi promovida pelos cursos de pós-graduação em negócios da Uninter e contou com a participação dos professores Aline Eberspacher e Armando Kolbe Jr.

Para Armando, a IoT vem transformando a forma como consumimos produtos e como as empresas oferecem e produzem esses produtos. “Tem muitos objetos, como pulseiras que funcionam como cartão de crédito, sistema de iluminação que apaga e acende de forma automática, geladeiras e muitas outras coisas que são usadas através da internet”, afirma.

O professor explica que a internet das coisas funciona a partir de objetos que possuem sensores de conexão em rede e podem transmitir e receber dados. “As coisas já acontecem há muito tempo e não estamos antenados. 80% das pessoas não sabem o que é a IoT e as empresas precisam se adequar e se preparar para essas novas tendências”, comenta.

Outro assunto abordado na live foi o desenvolvimento de novas redes de transmissão, como o 5G, que farão a internet ser até 100 vezes mais rápida. “As empresas terão de ter um cuidado especial para o futuro. Empresas de todos os portes terão que saber usar essas tecnologias. Em breve teremos as cidades inteligentes e a maior parte da população viverá em ambiente urbano. As cidades precisam estar preparadas para receber essa grande população”, explica.

A internet das coisas traz praticidade para os meios de produção. Um dos desafios é adaptar essas tecnologias para o Brasil, já que são desenvolvidas em língua inglesa. Esse é apenas um dos aspectos para os quais necessitamos de preparo. Por isso é preciso investir na preparação para receber essa novidade. Armando conclui dizendo que “devemos sempre buscar conteúdos que venham agregar algo na vida das pessoas. A tendência das IoTs pra os negócios é que as coisas irão se conectar com o uso dos dispositivos móveis, elas serão mais automatizadas e serão feitas pela tecnologia para facilitar”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *