A importância da gestão de qualidade nos processos logísticos

Autor: Flávio Ducatti - estagiário de jornalismo

Um dos principais papeis da logística é transportar produtos de clientes. Dentro dessa cadeia logística, a agilidade e eficiência são qualidades determinantes para o sucesso. Oferecer serviços de qualidade e satisfazer as necessidades dos clientes faz toda a diferença. Dentro do papel logístico, a qualidade está sempre voltada para a distribuição urbana e o armazenamento de produtos dos clientes, desde a saída das fábricas até a chegada nos Centros De Distribuição (CDDs) e Pontos de Vendas (PDV), até a chegada ao consumidor final.

“Se a gente não zelar pela qualidade dos produtos que a gente transporta estamos nos negligenciando também, porque a gente é a ponta final dessa cadeia logística”, destaca o egresso de Logística Leandro Sobreira.

O que mais requer atenção no setor da qualidade são os produtos com prazo de validade, sendo preciso identificar as datas e o tipo de produto, para que possa ser feito o estoque e a classificação de alto, médio e baixo giro. O giro de estoque é indicador que mede a quantidade de vezes que precisa girar o estoque de determinado produto, desde a chegada ao Centro de Distribuição até os pontos de vendas. Na chegada das mercadorias ao Centro De Distribuição (CDD) é feita a conferência de carga, da qualidade e a avaliação de como chegou o carregamento, se o produto for entregue com algum tipo de danificação acaba prejudicando o comprador final.

A cadeia de qualidade é do início ao fim do processo, sendo de total responsabilidade do setor logístico zelar pela entrega aos clientes. São diversas conferências realizadas e por diversos setores, que vão do condutor da empilhadeira ao cliente final e esses processos de qualidade geram indicadores fundamentais na melhoria do desempenho e otimização dos processos. É aí que entra o papel de gestor da qualidade, de analisar todos os processos e filtrar os pontos de melhoria e as ferramentas de qualidade que podem ser aplicadas nas atividades.

Segundo Leandro Sobreira, o gestor de qualidade é responsável pela ronda de qualidade todas as manhãs, sendo a primeira atividade do dia a contagem do estoque. “Ele pega um celular e sai por todo o estoque contando realmente todos os paletes e verificando visualmente a qualidade de cada produto, essa contagem de estoque dura seis horas às vezes, não é uma coisa rápida de se fazer”, ressalta.

“Gostaria de convidar as pessoas que gostam do setor de Logística a olhar com bastante carinho pelo curso de logística, para os cursos tecnólogos, cursos de Gestão da Qualidade e as especializações que nós temos na casa”, conclui a coordenadora de polo Mônica.

O programa Meia Hora de Qualidade: Gestão da Qualidade na Logística foi ao ar na Rádio Uninter em 10 de agosto de 2022. Para o bate-papo o professor Edvaldo Luiz Rando recebeu o egresso de logística Leandro Sobreira e a coordenadora de polo Mônica.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *