A Chave Interdisciplinar que explora a conexão entre os saberes

Autor: Ana Oliveira - Estudante de Jornalismo

Olhar para o mundo sob diferentes pontos de vista, explorando abordagens diversificadas para as questões que nos tocam. Essa é a proposta do programa Chave Interdisciplinar, conduzido por Dinamara Machado, diretora da Escola de Educação da Uninter, que vai ao ar na Rádio Uninter.

Dinamara e seus convidados nos mostram que as questões da sociedade estão mais conectadas do que imaginamos. Os debates apresentados no programa buscam estabelecer relações entre os saberes de diversos ramos do conhecimento.

Mas por que “chave interdisciplinar”? Dinamara explica que o ‘C’ é de conhecimento, o ‘H’ das habilidades para aplicar esse conhecimento, o ‘A’ de atitude, o ‘V’ de valores e, por último, o ‘E’ de emocional, pois o ser humano é movido a emoções. Chave interdisciplinar é, portanto, uma percepção de mundo, uma filosofia, e gera também uma metodologia que une todas as áreas do conhecimento.

O programa, que estreou no dia 13.03.2020, conta com 3 edições gravadas até o momento, e já abordou os seguintes temas: orientação de trabalhos para o ensino médio, com a professora Maria Thereza Xavier; o mundo da matemática e do pensamento computacional, com os professores Paulo Martinelli e Flavia Rocha; e o empoderamento feminino na sociedade brasileira, com Maria Emilia Rodrigues e Maria Eneida Fantin.

A abordagem interdisciplinar permite que os conteúdos ganhem um sentido mais amplo, tornando-os interessantes para profissionais e estudantes de diversas formações. O programa vai ao ar às quintas-feiras, às 15h30. Neste período de quarentena, no entanto, não estão sendo gravadas novas edições. Mas você pode ouvir as edições anteriores na página do programa.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ana Oliveira - Estudante de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *