A arte de contar histórias: o imaginário como forma de aprendizagem

Alice Gonçalves – Estagiária de Jornalismo

A contação de histórias é um método de ensino-aprendizagem prazeroso que auxilia no desenvolvimento do imaginário infantil e reflete na melhoria da interpretação, interação social, capacidade crítica e alfabetização.

Pensando em auxiliar e motivar os alunos de graduação do polo, sobretudo os estudantes de Pedagogia, e a comunidade a utilizarem a contação de histórias, a tutora do polo da UNINTER em Santa Cruz do Sul (RS), Janice Herrbach, em parceria com a coordenadora Mônica Malacarne, organizou o seminário A arte de contar histórias.

O projeto, dividido em cinco encontros, irá trabalhar com assuntos a respeito da Literatura Infantil.  “Buscaremos analisar o contexto histórico, bem como a origem dos contos tradicionais, atrelando-os a realidade e a atualidade”, explica a coordenadora.

A primeira reunião aconteceu no dia 07 de agosto, com a temática dos contos de fadas tradicionais: suas origens, linguagens e tradições. Os participantes analisaram histórias comparando as modificações e as novas constituições presentes nos contos. “Este primeiro momento serviu para despertar o interesse e encantamento com as histórias. Ouvir uma história, bem contada e com algum recurso, por mais simples que seja, estimula a imaginação, desperta o prazer de ouvir e contar histórias”, destaca Janice.

O segundo encontro aconteceu no último dia 29 e abordou os diferentes tipos de livros e as diversificações por faixa etária. Fernanda Correa, uma das participantes, conta que se surpreendeu em relação as descobertas sobre os contos. “Me diverti ao escutar as histórias e conhecer os diversos materiais que podem ser utilizados. Estou bastante curiosa para as próximas reuniões”, finaliza.

O grupo volta a se reunir nos dias 17 de outubro, 05 e 09 de dezembro, das 19h às 22h, no Polo da UNINTER de Santa Cruz do Sul (RS).

Edição: Andressa Rosa

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *