Com abordagem interdisciplinar, Filosofia garante nota máxima

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

A interdisciplinaridade é um dos principais diferenciais que o curso de Bacharelado em Filosofia da Uninter oferece. Isso possibilita ao futuro profissional uma compreensão e leitura não somente relacionadas aos conhecimentos filosóficos, mas também aplicar a prática em favor da sociedade, transformando a própria realidade. Não por acaso, a graduação recebeu nota 5 do MEC em 2022, a máxima da avaliação.

“A nota reflete um lindo trabalho em equipe de todos os envolvidos. Mostra a qualidade do curso, dos professores, dos gestores e todos os demais setores que se dedicaram a alcançar a nota máxima e, principalmente da instituição, que preza pela excelência de ensino. Fiquei muito feliz e satisfeita. Resultado de muito empenho e dedicação”, afirma a professora da área de Humanidades da Escola Superior de Educação (ESE), Sandra Morais Ribeiro.

Sandra conta que os estudantes vivenciam frequentemente o conceito CHAVE, que trabalha Conhecimento, Habilidades, Atitudes, Valores e Emoções, por meio de atividades inovadoras e transformadoras. Desta forma, visa formar não somente o filósofo, mas o ser humano responsável e integrado com seu contexto histórico-social.

“Atualmente estamos trabalhando com questões relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), onde o aluno é instigado a refletir sobre questões atuais globais e brasileiras, mas principalmente a intervir na sua própria realidade, pesquisando e atuando de forma proativa”, complementa a professora.

A filosofia como reflexão para a área jurídica

O direito, apesar de parecer distante, é uma das áreas que se relacionam diretamente com a filosofia. É o que acredita Lucas Seemund, que está no quarto período de Filosofia, vinculado ao polo da Uninter em Itajaí (SC). O catarinense iniciou os estudos filosóficos ainda no ensino médio e decidiu ingressar para a área no ensino superior porque percebeu que também está muito conectada ao seu outro campo de estudo da área jurídica.

“Os conhecimentos são cruciais para ter sempre em mente uma visão humanizada e racional, desenvolvida no decorrer do curso. Penso que a filosofia é quase que uma fundamentação para o direito, faz uma reflexão a respeito dele. Principalmente a filosofia tem uma importância na atuação profissional no sentido de que ela forma uma pessoa mais humana”, afirma Lucas.

O graduando, que também é pesquisador e participa de projetos de iniciação científica fomentadas pelo estado de Santa Catarina (UNIEDU), diz que na área jurídica há a ideia de muitas afirmações e informações decoradas, mas que é necessário colocar dúvidas sobre as questões. Neste sentido, a filosofia apresenta a importância e direciona esses questionamentos.

Lucas diz que escolheu a Uninter pela praticidade de poder estudar em qualquer lugar a qualquer momento e está “muito satisfeito com todos os aspectos, desde o curso até as oportunidades internacionais”. Para o estudante, cursar uma graduação nota 5 traz “o sentimento de pertencimento a uma instituição com alta qualidade”, além do diferencial da “acessibilidade para estudar em conjunto de ótimos professores”.

“Penso que a possibilidade de trabalhar assuntos que não sejam diretamente relacionados com nosso campo de estudo, nos estudos de caso e portfólios, acrescentam uma diversidade de conhecimento para a pesquisa”, conclui.

Além destes, o curso também conta com outras ações interdisciplinares, como as aulas práticas sobre temas relevantes da sociedade, aulas virtuais síncronas das disciplinas do curso, projeto de pesquisa da área de Humanidades, estágio em iniciação científica, programa de iniciação científica e o Congresso de Humanidades. Também somam como cursos de extensão os eventos Cineclube Luz, Filosofia e Ação; Cinelogando; Café com Sociologia; e o Colóquio de Práticas.

As pesquisas desenvolvidas ainda podem ser publicadas no Caderno Intersaberes e no Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico, favorecendo o protagonismo estudantil.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *