Sustentabilidade: UNINTER reúne alunos de vários cursos para mesa redonda

No dia 16 de setembro aconteceu a mesa redonda Sustentabilidade no Foco da Gestão Organizacional, no Campus Tiradentes do Centro Universitário UNINTER, em Curitiba. Os estudantes de Administração, Gestão Comercial, Processos Gerenciais e Marketing contaram com a presença do coordenador de Administração, professor Claudio Aurélio Hernandes, e o professor do curso de Gestão Ambiental, Felipe Luiz, que debateram sobre o tema.

A sustentabilidade é apenas uma questão ambiental? Essa pergunta foi o ponto de partida do debate. Para Hernandes, ainda é muito pequena a participação do nosso país em recursos renováveis. “Mas é melhor pensar que não pensar. É melhor fazermos algo do que não nos mobilizarmos. Em resumo, devemos pensar que a sustentabilidade está calçada em três tripés: ambiental, social e cultural”, conta o professor. Sobre a cultura de sustentabilidade, Hernandes diz que o planeta deixou de ser sustentável depois que o ser humano passou a ambicionar o sucesso. “Hoje produzimos muito, mas não consumimos o equivalente a essa produção. Se quisermos mudar alguma coisa temos que começar pelas nossas ações individuais”, afirma.

Já Luiz acredita que a questão de sustentabilidade é quase inexistente em nossa sociedade. “No Brasil, temos 352 empresas certificadas como sustentáveis e, dessas, 90% são multinacionais, quer dizer que menos de 10% das empresas brasileiras cadastradas utilizam recursos sustentáveis. Temos que ter em mente que se a empresa X não passa uma mensagem clara de sustentabilidade ela não é confiável”, afirma. Luiz ainda defendeu a inexistência de uma cultura sustentável. “Porque nós não damos tempo para a natureza respirar. Vivemos em uma cultura do consumismo, e assim ignoramos o tamanho do problema mundial que estamos causando”, explica. Como exemplo, ele cita a AGENDA 21 que diz que é necessário pensar globalmente, mas agir localmente. “A nossa cultura está longe de ser sustentável. E para se criar a cultura de sustentabilidade precisa-se criar algo que seja acessível a todos”, finaliza.

O debate encerrou às 21h com uma homenagem dos alunos aos convidados e os agradecimentos da professora e coordenadora de Gestão Comercial, Marketing e Processos Gerenciais, Vanessa Estela Kotovicz Rolon

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *