Dia do Jornalista terá debates sobre mercado de trabalho, polarização e desinformação

Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo

A Uninter realizará uma série de transmissões de 6 a 8 de abril em comemoração ao Dia do Jornalista (7.abr). O evento Jornalismo em tempos de desinformação e polarização reúne profissionais do mercado de trabalho e da academia, incluindo professores da instituição. A proposta é debater questões atuais da profissão, em especial o papel da imprensa na sociedade e sua responsabilidade para manutenção da democracia.

“A desinformação está relacionada a um cenário de difusão de informações falsas, conteúdos falsos, chamados vulgarmente de fake news, que atrapalham bastante o acesso adequado à informação”, comenta Guilherme Carvalho, coordenador do curso de Jornalismo da Uninter e um dos organizadores do evento.

Para ele, as palestras ainda têm como objetivo qualificar o público consumidor geral de informações, não somente estudantes e profissionais da área.  “A gente precisa ter um público crítico, consciente sobre o papel da imprensa, e entendendo qual o papel que ela exerce na sociedade para que se consiga ter um jornalismo também mais aprimorado.”

Os debates estão divididos da seguinte forma:

Dia 6.abr – Jornalismo e Mercado: Cenário Global e Local, com presença dos professores João Figueira (Universidade de Coimbra) e Guilherme Carvalho (Uninter) e do comentarista político Silvio Navarro (RedeTV!);

Dia 7.abr – Jornalismo e Polarização: Dilemas Atuais, com participação do jornalista Heródoto Barbeiro (Record) e mediação do diretor de estratégias corporativas e relações internacionais da Uninter, Mário Lima;

Dia 8.abr – Jornalismo e Desinformação: Quem diz a verdade?, com as professoras Ana Paula Goulart (UFRJ) e Mônica Fort (Uninter) e do jornalista Guilherme Fiuza (RedeTV!).

As apresentações serão transmitidas às 19h (horário de Brasília) pelos canais oficiais da Uninter no Facebook e no YouTube. Para se inscrever no evento e conferir mais sobre a programação, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Engin Akyurt/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *