Uninter e Tribunal de Justiça do Paraná promovem curso sobre adoção

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

De acordo com o verbete do dicionário, ‘adotar’ é um “processo ou ação judicial que se define pela aceitação espontânea de alguém como filho (a), respeitando as condições jurídicas necessárias”. No Brasil, o processo de adoção data ao início do século XX, sendo tratado pela primeira vez no Código Civil Brasileiro no ano de 1916. Também é abordado na Constituição Federal no artigo 227, que “estabelece como dever da família da sociedade e do Estado assegurar às crianças e adolescentes seus direitos básicos”.

No dia 20.out.2020 aconteceu o 7° Encontro Online de Preparação para Pretendentes à Adoção. A data deu início a uma programação de palestras que promovem reflexões àqueles que são pretendentes à adoção. Trata-se de uma parceria da Escola de Polos e do curso de bacharelado em Serviço Social da Uninter com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).

Estavam presentes na abertura da palestra o reitor da Uninter, Benhur Gaio, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Paraná, Sérgio Luiz Kreuz, o desembargador Fernando Bodziak, e a juíza de Direito e coordenadora estadual de infância e juventude do TJPR, Noeli Reback.

Para Benhur, a Uninter cumpre seu papel social ao apoiar este tipo de encontro. “Nós sabemos do papel que a instituição deve cumprir frente à sociedade, retornando a ela de forma direta, e muitas vezes indiretamente, recursos e condições para que as ações desta natureza sejam levadas a cabo. Para nós é de fato uma alegria, ficamos emocionados com este processo em todos os momentos, principalmente quando conseguimos atingir de forma essencial e positivamente a sociedade brasileira”.

“A realização de duas edições especiais do encontro em 2020 exigiu muito das equipes responsáveis pela organização e de todos os colaboradores Uninter e comarcas participantes, que não mediram esforços para que a edição acontecesse nesta data. São em torno de oito mil pessoas já atendidas pelo encontro online e hoje já ultrapassamos mais de duas mil inscrições para esta etapa”, relata Fernando Bodziak.

A primeira edição do evento aconteceu em 2017. De início era destinando aos pretendentes do Estado do Paraná, hoje atinge pessoas em todo o país. O evento é realizado a cada seis meses e nesta última edição a abertura contou com quase dois mil alunos online. O intuito é auxiliar juízes e equipes técnicas em regiões que não possuem uma formação sobre o tema a preparar melhor todos aqueles que optam pela filiação pela via adotiva. A programação do curso conta com especialistas em adoção de todo o país.

Segundo dados liberados no ano de 2020 pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, no Brasil existem quase 34 mil crianças e jovens abrigados em casas de acolhimento e instituições. Na outra ponta, são quase 37 mil pessoas na fila interessadas em adotar uma criança. Uma conta que não fecha por diversos fatores, que foram debatidos durante o encontro.

Na segunda etapa da palestra, sob a supervisão da coordenadora da Escola de Polos da Uninter, Francieli Paes de Carvalho Castro, profissionais que trabalham na área de adoção explicaram os módulos e etapas do curso para os pretendentes a adoção. No total, serão sete encontros por meio do ambiente virtual AVA Univirtus. Nestes módulos serão abordados temas como “o processo nacional de adoção”, “expectativas e motivações para adoção” e “ressignificação de mitos sobre adoção”. Ainda, durante a palestra, foram respondidas questões e esclarecidas dúvidas enviadas pelo público participante.

“Este curso é dedicado a toda comunidade, aos alunos de Serviço Social, nossos alunos do curso de Direito, alunos de toda a Uninter e às famílias que querem participar do curso. Os pretendentes têm um processo de certificação que acompanha o seu processo de adoção”, comenta Francieli.

O assunto também foi tema do programa Humanidades, da Rádio Uninter, exibido no dia 09 de outubro. Para conferir o programa, acesse o link aqui. Para os inscritos nas palestras e interessados no conteúdo, basta acessar o Ava Univirtus, clicar no ícone “ao vivo” e procurar por “pretendentes à adoção”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


2 thoughts on “Uninter e Tribunal de Justiça do Paraná promovem curso sobre adoção

  1. Boa noite gostaria de saber como faço pra participar de um curso oline para adoção pq não minha cidade não oferece e estou precisando para finalizar meu preço só falta o curso se tiver algum que eu possa participar me manda o link e explica como

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *