PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Um problema que ajuda a formar profissionais competentes

Durante o ensino superior, os alunos precisam realizar trabalhos práticos para que aprendam a aliar teoria e prática. Dessa forma, tornam-se capazes de abordar problemas reais durante sua vida profissional. Os calouros da modalidade semipresencial do curso de Administração da Uninter tiveram o desafio de elaborar um projeto sobre gestão comercial para pequenas empresas. Eles tiveram de identificar uma necessidade dentro de uma empresa e elaborar uma estratégia para resolvê-la.

A atividade faz parte da disciplina PBL – Aprendizado Baseado em Problemas –, que é ofertada ao longo do curso. Trata-se de uma metodologia ativa que tem como objetivo fazer os estudantes desenvolverem habilidades e conhecimentos para solucionar problemas na prática, utilizando o que foi aprendido em sala de aula durante um período letivo. Para o professor da disciplina, Júlio Cesar Bermanelli, esse método de ensino é ideal para avaliar o conhecimento e a capacidade dos alunos.

Para a avaliação dos trabalhos apresentados, Júlio montou uma banca e convidou a professora Mariana Monfort Barboza, o professor e tutor Guerohn Camilo Alves Prates e o diretor da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios, Elton Schneider.

Os professores foram convidados por serem docentes de disciplinas que têm ligação com o PBL no decorrer do quadrimestre. “Por serem de outros cursos e disciplinas, trazem uma visão diferenciada sobre o problema e a solução apresentada pelos alunos, podendo contribuir com novas visões para o crescimento dos discentes”, conclui Júlio.

O aluno Robson Ardian Vieira diz que essa forma de apresentação do trabalho, feito em grupo, foi desafiadora tanto para ele quanto para os seus colegas de turma, e criou uma certa expectativa e apreensão sobre como seriam avaliados.

“Gera certa expectativa sobre todos nós se vamos nos sair bem, porque não sabemos como será nossa avaliação. Estávamos preparados, mas chega na hora tudo muda, aí vem o improviso”, diz o calouro.

Sobre a participação dos professores na banca de avaliação, Robson disse que foi ótimo porque eles já podem ir se preparando para os próximos trabalhos com as dicas que os docentes deram nesse primeiro momento. “Isso vai te preparar melhor lá pra frente na sua apresentação de TCC”, finaliza o aluno.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *