MESTRADO EM EDUCAÇÃO

A solução está no problema

O aprendizado com base em problemas está na percepção de encontrar alternativas. Estudante de Mestrado Profissional Em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, Jorge Michalowski defendeu no início de maio a pesquisa “Ambientalização Curricular: o estudo de caso do curso de Tecnologia em Logística em uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba”.

Aprender por meio de problemas. A definição vem do inglês “problem-based learning”. É um método de aprendizado que permite ao aluno ser pró-ativo, visando ao desenvolvimento pessoal, por meio de divisão em grupos para a realização de estudos de caso interdisciplinar.

Michalowski analisou a ambientação curricular de um curso de tecnólogo de logística, por meio da interação entre disciplinas. Formar profissionais adequados ao mercado atual e que esteja atendendo à legislação do Ministério da Educação (MEC). “A proposta foi realizar uma inovação na matriz curricular: ambientar-se a uma nova realidade, inovadora e de sustentabilidade”, afirma o mestrando.

Os alunos tiveram contato com problemas locais e globais, de maneira com que eles apresentassem soluções práticas e alternativas viáveis para organizações. Ao todo, 10 empresas compareceram e validaram as diretrizes curriculares do curso. “No mundo globalizado, as organizações pensam em como traduzir os seus produtos em sustentabilidade, social e econômica”, explica Michalowski.

Ele realizou três oficinas durante sua pesquisa. Desde uma oficina de gestão, até mesmo uma feira. “Ele se preocupou com uma metodologia ativa de aprendizado”, diz Siderly Almeida, professora do Mestrado Profissional Em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo
Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *