Estudantes de Ciência Política apresentam trabalho em seminário na Alep

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) abriu oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação apresentarem os resultados de suas pesquisas acadêmicas durante o seu 2º seminário para tratar do tema “Poder Legislativo e Democracia Contemporânea”, no dia 10 de agosto. O evento foi organizado junto com o programa de pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Oito trabalhos acadêmicos foram selecionados para apresentação no seminário, dois deles de alunos e egressos da Uninter. Participaram os estudantes do curso de Ciência Política Maiane Bittencourt, Jussara Cardoso de Souza Melo, Geissa Franco (egressa e mestranda), o formando Diogo Ferreira Tavares de Miranda e Luiz Fernando Moraes (egresso).

As alunas apresentaram o trabalho “Mulher e Poder: a atuação política das vereadoras na Câmara Municipal de Curitiba (2013-2016)”, orientado pela professora do curso de Ciência Política e coordenadora do NuPP-CiPol (Núcleo de Pesquisa), Audren Azoilin. Diogo apresentou o trabalho fruto da pesquisa de conclusão de curso, também orientado por Audren, “O Parlamento estadual enquanto ator político: breve análise da relação Executivo-Legislativo na 17ª legislatura  da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná”.

Para Maiane, aluna do quinto período, a experiência foi enriquecedora. “Provavelmente eu era a pessoa mais jovem apresentando um trabalho no seminário e aprendi muito. Desde o modo como devo apresentar um trabalho até a aprender com os outros trabalhos apresentados”, diz. Ela ressalta que participar de um evento como esse é importante para quem faz parte da iniciação científica.

“Sou bolsista 100% do Núcleo de Pesquisa e Prática e procuro ter um bom embasamento acadêmico, seja para ser uma boa profissional no mercado de trabalho ou seguir carreira acadêmica. Assim, quando apresento um trabalho em algum seminário desse porte, posso demonstrar qual o trabalho que desempenho na iniciação científica e trocar experiências com pessoas que já pesquisam temas na ciência política há muito tempo”, explica Maiane.

O seminário teve como objetivo os temas sobre a política contemporânea, tais como instituições políticas, processo legislativo, novos modelos, formatos e plataformas de comunicação (mídias digitais, redes sociais e formas de comunicação política), esfera pública, comportamento político, elites políticas e econômicas, relações governamentais, entre outros.

Egressa da Uninter e mestranda de ciência política na UFPR, Geissa Franco também esteve presente. “Poder mostrar os dados das pesquisas para o público interno que trabalha na Assembléia, assim como para outros colegas de profissão, é uma experiência única”, diz. “Me senti muito realizada em ter o trabalho aprovado no evento, pois além de podermos mostrar nossa pesquisa, a mesma também sairá na Revista da Escola do Legislativo. O Núcleo de Práticas e Pesquisas em Ciência Política foi essencial nesse processo de aprendermos como fazer um artigo e como coletar dados”, conclui Geissa.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *