Documentário mostra em congresso os bastidores da imprensa na Lava Jato

 

Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo

Três alunos do curso de Jornalismo da Uninter tiveram um trabalho selecionado para apresentação na 12ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que será realizado entre os dias 29 de junho e 1° de julho em São Paulo. Principal evento do gênero no país, o congresso é realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

O documentário “Jornalistas na Operação Lava Jato”, produzido por Denise Becker, Kevin Copabianco e Mariana Becker mostra os bastidores das notícias de um dos maiores escândalos da política no Brasil. O trabalho foi selecionado junto com outras oito reportagens de alunos e jornalistas. A sessão “Mostre e conte: 1 reportagem, 10 minutos” vai ocorrer no dia 1° de julho a partir das 9 horas.

Foram mais de quatro meses de produção sobre a rotina dos jornalistas que fizeram a cobertura da Operação Lava Jato. A produção do documentário teve apoio do professor Regis Rieger. “A intenção foi mostrar a rotina dos jornalistas por trás desta operação. Para nós, como estudantes, é de extrema importância porque não temos noção de como é o trabalho de um jornalista à frente de uma cobertura como esta. É uma maratona”, diz Denise.

O documentário mostra como é o dia-a-dia dos jornalistas que fizeram a cobertura da Operação Lava Jato, iniciada em março de 2014 pela Polícia Federal e que resultou na prisão de políticos e empresários. Foram entrevistados jornalistas de TV, rádio, jornal impresso e revista. Para Kevin, o congresso vai alavancar ainda mais sua vida de estudante. “Fiquei muito contente em saber que nosso trabalho foi aprovado. Isso significa que nossa produção foi ótima. Isso estimula ainda mais a vontade de produzir novos conteúdos”, diz.

No decorrer dos três dias, o evento exibirá mais de 60 painéis e oficinas com temas que aborda cobertura política, corrupção, diversidade nas redações, jornalismo de dados, acesso à informação e bastidores de reportagens. Terá também palestras com jornalistas como Claudia Belfort (Carta Capital), Eduardo Scolese e Sabine Righetti (Folha de S.Paulo), Paula Miraglia (Nexo) e Ricardo Braginski (Clarín).

Quer saber da programação completa do evento? Então acesse o site do Congresso Abraji clicando aqui.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *