Atenção com os perigos no trajeto casa-trabalho

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

O Brasil registra a cada ano mais de 600 mil acidentes de trabalho apenas entre os trabalhadores com registro em carteira, sem contar os autônomos. Só em 2015, por exemplo, o Anuário Estatístico da Previdência Social contabilizou 612,6 mil acidentes de trabalho, 21% deles ocorridos no trajeto de casa para o trabalho ou do trabalho para casa.

Os cuidados nos deslocamentos é um dos temas tratados na campanha de prevenção a acidentes desenvolvida pela equipe de segurança do trabalho da Uninter. A instituição realiza constantes atividades com os seus colaboradores voltadas à proteção, bem-estar e prevenção de acidentes. Afinal, os imprevistos causam problema tanto para o funcionário, que sofre com as sequelas do acidente, quanto para a empresa, que perde em relação à sua produtividade.

A prevenção deve ser um prática constante e diária, como enfatizado durante a Semana de Prevenção de Acidentes (SIPAT) da Uninter, em maio. Foram realizadas palestras, teatros e outras atrações para manter os colaboradores ligados quanto à importância de se cuidar durante as realizações de suas funções no trabalho, e também nos deslocamentos.

‘’Os treinamento são importantes para o funcionário entenderem a que risco está exposto e como se prevenir para que não aconteça nenhum acidente. Neste momento a consciência em relação à segurança no trabalho se amplia, pois o funcionário detém o conhecimento e percebe que é responsável pelas suas atitudes e comportamento’’, diz a engenheira de segurança do trabalho da Uninter, Bianca Catarina da Silva Cereser dos Santos.

A campanha deste ano da instituição se chama “Deixe deu anjo da guarda tranquilo”. Veja cinco dicas da campanha no momento dos deslocamentos.

1 – Atenção quando andar ao usar fones de ouvido na rua. Redobre sua atenção;

2 – Pedestre, ande sempre na calçada e atravesse a rua na faixa de pedestre;

3 – Atenção nas escadas. Olhe para o chão e segure no corrimão;

4 – Cuidado no ônibus. Se segure e tenha cuidado no embarque e desembarque. Só atravesse a rua após o ônibus seguir viagem;

5 – Anjo da guarda não faz milagre: cuidado para não se distrair quando estiver andando.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *