Evento reúne 2,3 mil alunos e professores na Serra Gaúcha

 

Denise Becker e Camila Toledo – Estagiárias de Jornalismo

Mais de 2,3 mil estudantes e professores de 82 instituições de ensino superior participaram do Intercom Regional Sul 2017, realizado entre os dias 15 e 17 na cidade serrana de Caxias do Sul (RS). Segundo o diretor regional da Intercom, Márcio Fernandes, 509 artigos científicos foram submetidos, “o maior número da história do Intercom da região Sul”. E para dar conta dessa vastidão de produções científicas, a organização contou com a colaboração voluntária de 300 avaliadores.

Os anfitriões dessa edição foram alunos e professores da cinquentenária Universidade de Caxias do Sul (UCS). A noite oficial de abertura (15) contou com a presença do reitor da universidade, professor Evaldo Antonio Kuiava; o diretor regional da Intercom, Márcio Fernandes; o vice-reitor do Centro Universitário da Fundação Assis Guargacz, Sérgio de Angelis, e a coordenadora nacional da Expocom, Mirna Tonus.

O congresso ocorre todos os anos e ao término de uma edição é anunciada a próxima cidade-sede. Em 2018, O Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz e a cidade de Cascavel já se preparam para receber alunos das universidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para o 19º Intercom Regional Sul.

A Uninter marcou presença mais uma vez no evento, desta vez com 16 trabalhos apresentados por alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Entre os trabalhos e produtos apresentados pelos alunos da instituição, chamou atenção o jornal-laboratório Marco Zero. Pensar jornal impresso em uma era de convergência midiática é desafiador para o aluno de graduação e essa permanece sendo uma das principais formas de ensinar a prática jornalística aos alunos de jornalismo.

O evento chegou ao fim, mas a experiência ficará para a vida toda. Estudante de Publicidade e Propaganda e estagiaria da Grafita – Agência Experimental da Uninter, Danya Polak teve uma preparação corrida para sua apresentação, mas o resultado foi recompensador. Ela elogia a estrutura que a Uninter preparou para os alunos e o apoio dos professores na viagem. Danya apresentou a Grafita  no evento. “Foi a melhor experiência acadêmica que eu já tive”, diz.

Também do curso de PP e estagiária do Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) na Uninter, Gisele Aparecida Nery apresentou artigo no Intercom. Para ela, foi importante participar do evento tanto para a vida acadêmica quanto pessoal. “Agradeço muito o apoio dos professores e dos meus colegas no evento. Foi muito bacana apresentar pela primeira vez com todo o suporte deles”, salienta.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *