8 lições de marketing que podemos tirar com a série sul-coreana Round 6

Autor: Achiles Junior*

Estamos no de 2021, o mês outubro. Basta uma conversa com amigos, seja presencialmente ou virtualmente, e naturalmente aparecerá um pedido de indicação de séries, já percebeu isso? Funciona para puxar conversa, para manter conversa, para criar laços ou mesmo para satisfazer uma necessidade momentânea, de ter uma boa dica de série para começar a maratonar no próximo final de semana.

E entre todas indicações e comentários, a série sul-coreana “Round 6” está sempre em pauta. Trata-se de um daqueles casos em que um tema envolve a internet por alguns dias ou semanas. Lembram-se de quando o “Gambito da Rainha” influenciou vários setores do mercado? Neste novo mundo, as séries estão cada vez mais inseridas em nossas vidas e influenciam inclusive o marketing.

Um país significativamente importante no contexto mundial, a Coreia do Sul é faz parte dos tigres asiáticos (lembrou da aula de geografia?). E é responsável pela fabricação de carros, celulares, TVs, computadores e vários outros itens que possivelmente você tenha em casa. Por isso, a sua importância mercadológica e de marketing.

Mas afinal de contas o que essa série tem de especial que está fazendo “bombar” a internet, chegando aos trends topics das redes sociais mundiais? E qual a relação dela com o marketing? Podemos tirar alguma lição dessa experiência de entretenimento que caiu no gosto popular nas últimas semanas?

Vamos lá: trata-se de uma série sul-coreana que aborda algumas narrativas de nosso dia a dia, tais como: injustiças, finanças pessoais, ganhos fáceis, jogos, vícios, cotidiano, valores familiares, cobiça, ganância, sexualidade e violência (muita violência). Mas que com certeza nos ensina sobre marketing. Sim, eu vejo marketing em tudo, e você?

Saiba quais são as oito lições de marketing identificadas após assistir a série:

1 – Aproveite as boas práticas para incentivar as produções culturais

A partir da década de 90, a Coreia do Sul passou a apoiar a indústria cultural, ajudando na questão estrutural e nos apoios necessários para o surgindo de talentos e bons trabalhos na área. Está lembrado(a) do filme vencedor do Oscar de 2019 (Parasita)? Então sul coreano também.

2 – Use temas conhecidos dos públicos com criatividade

Mesmo que o tema da série seja batido e aqui a intenção não é dar spoiler, mas o roteiro não foge muito de algo que já vimos em filmes e séries, e até mesmo aqui no Brasil a temática é muito conhecida, lembram do Silvio Santos? Lembram do Programa “Topa tudo por Dinheiro”? A mesma fórmula, mas sem a violência da série.

3 – Tenha representatividade social

Seguindo o raciocínio, a série tem conotações universais, além de personagens imigrantes, personificação de segmentos de mercado como os idosos e sua sapiência, mulheres e a igualdade social. Você havia identificado isso?

4 – Utilize a Internet como divulgação

Nada mais natural do que usar a internet para divulgar um produto de streaming, porém a forma como a série se beneficia principalmente da “Geração Z ou Mileniuns” é muito relevante. O marketing está presente no processo de divulgação da série.

5 – Saiba qual ações estratégicas para cada desafio

A série apresenta momentos nos quais fica evidente a necessidade de estratégias, onde muitas vezes não é o mais forte que ganha, e sim o que detém a estratégia, preparo, experiência e trabalho em equipe.

6 – Faça alianças e parcerias

Em alguns momentos seus concorrentes deixam de ser um oponente no mercado e passam a ser aliados, onde parcerias são estratégicas e alianças são fundamentais. O fato é que saber identificar esses momentos e qual ação tomar é fundamental.

7 – Conte uma boa história

Sobre o enredo, como já disse, mesmo sendo batido, explora um bom storytelling, criando assim laços com personagens para gerar um impacto emotivo.

8 – Descubra o que te motiva

Qual sua motivação para seguir em frente? Quais são as motivações dos seus colaboradores? O que te faz você seguir adiante, mesmo como os desafios diários? Na série, cada personagem parece ter uma motivação além do “permanecer vivo” para estar ali.

E para fechar destacaria que outro fato que chama atenção, e não foi elencado acima pois esse tem como objetivo gerar uma reflexão: “Até que ponto devemos seguir para conseguir audiência?” Afinal, mesmo que bizarro, ilegal, antiético e perverso na série, infelizmente se prova que existem nichos para todos os produtos e segmentos, afinal existe uma parte da sociedade que financia as ações sangrentas e se diverte com isso.

Logicamente que se trata de uma analogia para sua reflexão pois é uma ficção e o objetivo aqui é identificar elementos de marketing dentro da série e não apoiamos de forma alguma a violência.

Você consegue identificar mais temas pontuais e aprendizados de marketing na série? Nos conte: Instagram: @achilesjunior

* Achiles Junior é coordenador dos cursos de MarketingMarketing Digital e Gestão de Mídias Sociais da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Achiles Junior*
Créditos do Fotógrafo: Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *