8 dicas para quem quer ingressar na carreira em marketing digital

Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo

Guilherme Pereira da Silva tem 22 anos e uma longa trajetória profissional. Começou a trabalhar aos 14 anos em diversas áreas do varejo que vão desde lojas de departamento, vestuário, móveis, supermercados até revenda de produtos. A vida de vendedor acabou levando-o para o mundo do Marketing Digital. “Comecei a me questionar o que cada emprego que eu tive tinha em comum um com o outro, cheguei a uma resposta: vendas, comportamento do cliente e estudo de mercado, basicamente o que envolve o marketing”, comenta.

Em setembro de 2018, ele começou a cursar Administração na modalidade presencial. O curso da Uninter foi a porta de entrada para a nova carreira. “O marketing apareceu em forma de um bloco de matérias dentro do curso de Administração. Assim que comecei a estudar mais sobre essa área, a certeza de que era por esse caminho que eu deveria seguir tomou conta de mim. Agora em setembro, troco de curso, vou para Marketing Digital, seguirei com esse curso mais específico. Mesmo trocando, termino em 2022”, explica Guilherme.

O aluno, que é bolsista Prouni, conheceu a Uninter pela internet. “Escolhi a Uninter para estudar pela excelente avaliação que a instituição tem no MEC e pela construção dos blocos de matérias dos cursos”. E está satisfeito com a formação. “Está sendo o máximo! Desde que comecei o curso, lá em 2018, minha vida mudou radicalmente. Minha percepção de mundo, profissão e negócios mudou e me vejo hoje muito mais estrategista quando o assunto é a minha carreira. A UTA de Marketing foi o divisor de águas para mim, tanto a respeito do curso quanto a respeito do que quero para minha vida profissional”, pontua.

Atualmente, Guilherme trabalha como assistente de marketing na empresa Sulformas, a distribuidora oficial no Brasil da Ecopack, uma das maiores indústrias de formas de papel forneáveis e embalagens sustentáveis do mundo. “Devido ao fato de a empresa estar vivendo um crescimento exponencial digno de uma startup unicórnio, eu faço de tudo um pouco: do marketing de produto ao Marketing Digital, do relacionamento com influenciadores digitais ao planejamento estratégico e tático de campanhas de marketing. Hoje minha principal responsabilidade é nossa primeira campanha de branding a nível nacional, direcionada para o consumidor final do nosso produto”.

Oito dicas para ingressar no mercado de trabalho de Marketing Digital

A experiência adquirida por Guilherme garantiu sua colocação no mercado. A partir do que aprendeu em sua caminhada, ele compartilha algumas dicas valiosas:

1 – Atenção aos trabalhos e atividades na graduação

“Não subestime o poder dos trabalhos da faculdade e sempre enxergue como uma oportunidade de colocar em prática aquilo que você estudou na teoria”.

2 – Networking não é tudo, mas ajuda muito no começo

“Crie um relacionamento muito honesto e próximo com seus colegas de faculdade, professores e coordenadores. Foi assim que eu fui apresentado à vaga de trabalho que ocupo hoje, por indicação dos meus professores”.

3 – Siga sua intuição

“Opiniões alheias, fatos do mercado de trabalho e até mesmo o salário podem te impedir de trilhar uma carreira incrível. Ouça o seu instinto”.

4 – Crie suas oportunidades

“Nem sempre você vai achar o anúncio para a vaga de trabalho que você gostaria de ocupar, então, crie essas oportunidades. Se precisar, trabalhe como voluntário – e não é só em ONGs, em pequenas empresas também”.

5 – Leia, assista e escute de tudo

“Você nunca sabe de onde a big idea vai surgir, pode ser de uma série na Netflix ou de um livro do Kotler. Quanto mais conhecimento diverso você tiver, melhor vai ser para o seu desenvolvimento”.

6 – Aproveite a faculdade para errar

“Erre muito enquanto estiver na faculdade. Erre melhor: que seus erros não sejam o comum, mas, sim, sobre aquilo que a maioria das pessoas nem conhecem. Lembra daquela frase do Einstein? Quem nunca errou, nunca experimentou nada”.

7 – Tenha humildade

“Seja humilde para reconhecer que você é iniciante e tenha plena consciência que você não é obrigado a saber de tudo e de todas as coisas. Apenas siga no seu ritmo, rumo ao seu objetivo, sendo claro sobre isso com quem procura pelo seu serviço”.

8 – Seja você mesmo

“Foi a melhor dica que um professor poderia ter me dado até hoje. Confie em você, no seu conhecimento e na sua capacidade. Ninguém vai fazer isso por você”.

Os professores têm um espaço especial na vida profissional de Guilherme. Ele comenta que foi por meio deles que conseguiu chegar onde chegou. “Gostaria de agradecer a Deus, minha família, meus amigos e, claro, meus professores. Eu não cheguei aqui sozinho ou somente por conta do meu próprio esforço. Cada um teve algum tipo de participação no pequeno sucesso que tenho vivido profissionalmente, e pessoalmente também. Além da minha dedicação pessoal, as orientações, as dicas, os puxões de orelha e as indicações de trabalho freela e do meu emprego CLT vieram dos meus professores (não vou citar nomes porque corro o risco de esquecer alguém, mas eles sabem quem são). Eles me ensinam muito, todos os dias, dentro ou fora da sala de aula, e eu amo isso”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay/StartupStockPhotos


1 thought on “8 dicas para quem quer ingressar na carreira em marketing digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *