LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA
Veja grade curricularSOBRE A LICENCIATURA EM LETRAS SEMIPRESENCIAL
No curso de Licenciatura em Letras Semipresencial da Uninter, o estudante é convidado a desenvolver competências reflexivas, investigativas e críticas, fundamentais para o exercício pleno da docência e da cidadania. O currículo, alinhado às diretrizes atuais da Educação Superior, assegura o domínio de abordagens didático-pedagógicas inovadoras, conteúdos específicos e fundamentos teórico-metodológicos de Linguística e Literatura.
Ao concluir a formação, o profissional estará preparado para atuar de forma ética, colaborativa e propositiva no trabalho com a linguagem, sempre em consonância com as demandas da sociedade contemporânea.
COMO FUNCIONA A PRÁTICA DO CURSO
O formato semipresencial da Uninter contempla uma estrutura equilibrada, com 50% de atividades presenciais obrigatórias e 50% de atividades a distância. Nessa jornada, você conta com o apoio de profissionais que acompanham de perto seu desenvolvimento e une a flexibilidade do estudo online a experiências reais, que fortalecem sua preparação para o mercado de trabalho.
A proposta metodológica inclui:
- Momentos presenciais no Polo de Apoio Presencial;
- Práticas de ensino e aprendizagem a distância, com suporte pedagógico e recursos digitais;
- Estágio Curricular Supervisionado, dividido em quatro etapas sequenciais: aspectos teóricos e observação, participação, projeto escolar e regência;
- Atividades de Extensão, como Global Meeting e Escola Cidadã, Inovadora e Sustentável;
- Atividades Práticas Presenciais Locorregionais (APPL), voltadas à intervenção em problemas concretos das comunidades locais;
- Projetos Interdisciplinares, distribuídos em quatro disciplinas ao longo do curso, para aprofundamento da formação docente e dos conteúdos específicos do curso;
- Trabalho de Conclusão de Curso, para a consolidação das habilidades investigativas, críticas e científicas.
O QUE FAZ UM PROFISSIONAL COM LICENCIATURA EM LETRAS SEMIPRESENCIAL
O licenciado em Letras pode atuar em instituições públicas e privadas de ensino formal, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como em contextos digitais de ensino e em cursos livres.
Está habilitado para ministrar aulas de língua portuguesa, literatura, produção textual e português para estrangeiros. Além disso, pode atuar em projetos literários e editoriais diversos.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS SEMIPRESENCIAL
No curso de Licenciatura em Letras semipresencial, o estudante desenvolverá diferentes habilidades em docência, escrita, revisão textual, literatura e pesquisa. No âmbito da licenciatura, especificamente, você desenvolverá competências essenciais para:
- Facilitar a construção ativa do conhecimento pelos alunos.
- Incentivar o pensamento crítico e a resolução de problemas por meio de atividades que promovam a exploração e a descoberta.
- Comunicar conceitos linguísticos e literários de maneira eficaz.
- Desenvolver estratégias de ensino adaptativas, que respeitem a diversidade de aprendizado dos alunos.
- Integrar tecnologia no processo de aprendizagem, oferecendo ferramentas que auxiliem os alunos na construção do conhecimento.
- Selecionar e utilizar recursos didáticos e tecnológicos que estimulem a investigação e a reflexão, promovendo uma aprendizagem ativa.
- Abordar conceitos linguísticos e literários de forma transdisciplinar, conectando-os a outras áreas do conhecimento e à vida cotidiana dos alunos.
- Promover a inclusão e a equidade no ambiente educacional, criando oportunidades para que todos os alunos participem ativamente da construção do conhecimento.
- Estimular a criatividade e o pensamento inovador ao propor desafios que inspirem os alunos a explorar novas ideias e soluções.
- Avaliar continuamente o progresso dos alunos por meio de estratégias formativas que os ajudem a refletir sobre seu próprio aprendizado e a identificar novos desafios.
CONFIRA AS PRINCIPAIS DISCIPLINAS DO CURSO
- Fundamentos Teóricos, Metodológicos e Sociais da Linguística;
- Laboratório Textual: introdução a curadoria, edição, produção e tradução de obras e recursos educacionais;
- Fundamentos Teóricos da Literatura;
- Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa;
- Metodologia do Ensino da Literatura;
- Produção do Conhecimento Científico e Tecnológico em Letras.
DIFERENCIAIS DA LICENCIATURA EM LETRAS SEMIPRESENCIAL
PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO: CRIAÇÃO DE PORTFÓLIO INDIVIDUAL
No curso de Letras – Língua Portuguesa, a preparação para o mercado de trabalho é levada a sério — e começa com a construção de um portfólio individual, que reúne experiências, projetos e produções desenvolvidas ao longo da formação. Essa estratégia permite que o estudante evidencie suas competências, criatividade e capacidade de atuação em diferentes contextos profissionais.
Os Projetos Interdisciplinares e as Unidades Curriculares de Laboratório são fundamentais nesse processo, pois oferecem vivências práticas, desafios reais e oportunidades de criação autoral. O resultado? Um portfólio sólido, que valoriza a trajetória acadêmica e posiciona o futuro profissional da linguagem com destaque no mercado.
PROJETOS INTERDISCIPLINARES
As disciplinas de Projeto Interdisciplinar promovem uma experiência acadêmica integrada e transformadora. Por meio de atividades práticas, pesquisas e intervenções, os estudantes desenvolvem competências essenciais para o mundo profissional — como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e comunicação entre áreas. Os alunos são incentivados a criar projetos que dialogam com a realidade, geram impacto social e consolidam um compromisso ético com a educação, a ciência e a sociedade.
LABORATÓRIO DE LINGUÍSTICA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) E EDITORAÇÃO: INTRODUÇÃO TÉCNICA
Esta Unidade Curricular prepara o futuro profissional de Letras para os desafios contemporâneos da pesquisa e da produção de conhecimento. Disciplinas como Fundamentos Teóricos, Metodológicos e Sociais da Linguística e Introdução à Inteligência Artificial: letramentos às linguagens e mídias em português promovem uma formação crítica e tecnológica, conectada às novas mídias e linguagens digitais. Já a disciplina de Laboratório Textual oferece uma imersão prática em curadoria, edição, produção e tradução de obras e recursos educacionais, ampliando as possibilidades de atuação profissional em ambientes acadêmicos, editoriais e culturais.
LABORÁTÓRIO DE INVESTIGAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Esta Unidade Curricular alia teoria e prática com foco na atuação docente contemporânea. Com disciplinas como Prática de Pesquisa e Formação Docente, Linguística aplicada e a Eletiva I — na qual o estudante escolhe uma disciplina prática de seu interesse — o laboratório estimula o uso de metodologias ativas, recursos digitais e abordagens interdisciplinares.
LABORÁTÓRIO DE PRODUÇÃO EM LETRAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Esta Unidade Curricular é um espaço formativo que une excelência acadêmica e compromisso social. Com disciplinas como Atendimento Educacional Especializado nos Diferentes Níveis e Modalidades de Ensino, Produção do Conhecimento Científico e Tecnológico em Letras e a Eletiva III — que permite ao estudante escolher uma disciplina prática — o laboratório promove uma formação plural, crítica e inclusiva. Os alunos são incentivados a explorar linguagens acessíveis, produzir conteúdos audiovisuais e desenvolver projetos que ampliam o alcance do conhecimento linguístico e literário, valorizando a diversidade e fortalecendo práticas educacionais comprometidas com a equidade.
PROGRAMAS TEMÁTICOS
O curso de Licenciatura em Letras está alinhado às tendências das mídias digitais e aposta em formatos inovadores para ampliar o alcance do conhecimento. Na área de Línguas e Sociedade, oferecemos uma programação diversificada e instigante, transmitida no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e/ou pelos canais institucionais no YouTube, TV Profissão e TV Uninter:
HumanasPod
Um talk show acadêmico que reúne professores e especialistas para debater temas de grande relevância científica, social e midiática. Cada episódio é uma imersão crítica e atualizada nos assuntos que movimentam a sociedade.
Descobrindo Relíquias
Uma jornada investigativa onde os estudantes recebem pistas teóricas e práticas sobre períodos históricos, movimentos literários, autores ou obras. O desafio é decifrar o enigma proposto pelo professor, estimulando o raciocínio e desenvolvimento de habilidades investigativas e argumentativas.
Debate, Embate ou Combate?
Neste programa, dois pensadores entram em um tribunal ficcional, e os estudantes assumem o papel de mediadores. A missão? Confrontar teorias, analisar argumentos e promover o pensamento crítico em alto nível.
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - LÍNGUAS E SOCIEDADE EM CAMPO
O projeto de extensão Línguas e Sociedade em Campo promove uma ponte viva entre universidade e comunidade, valorizando a diversidade linguística, histórica e cultural. Como base para as pesquisas dos estudantes, o projeto conta com documentários cinematográficos produzidos periodicamente pelos professores do curso e especialistas convidados, que exploram e registram fenômenos locais com profundidade e sensibilidade.
PROGRAMA DE MONITORIA
O Programa de Monitoria é uma iniciativa opcional que permite aos estudantes atuarem como monitores no curso. A participação ocorre por meio de processo seletivo, podendo ser voluntária ou com bolsa. Essa experiência contribui para o fortalecimento do ensino, o desenvolvimento acadêmico e a integração entre alunos e professores.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC)
O Programa de Iniciação Científica (PIC) é uma iniciativa opcional que promove o desenvolvimento acadêmico e científico dos estudantes por meio da participação em projetos de pesquisa. Os alunos podem atuar como bolsistas ou voluntários, conforme edital. Além disso, são convidados a integrar o Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPq, voltado à área de Línguas e Sociedade, com linhas temáticas como “Intersecções: língua, cultura, história e tecnologias” e “Transdisciplinaridade e Práticas Sociais”.
PUBLICAÇÃO DE PESQUISAS CIENTIFICAS E EVENTOS CIENTÍFICOS
Os estudantes do curso têm acesso a diversas oportunidades de publicação acadêmica, não obrigatória, que fortalecem sua formação como pesquisadores, incluindo a participação na revista científica Caderno Intersaberes, voltada à divulgação de pesquisas nas áreas de Educação e Ensino, em coautoria com professores orientadores. Além disso, podem contribuir em coletâneas de artigos, resumos e papers organizados pela área de Línguas e Sociedade, seguindo critérios de qualidade e normas editoriais.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Os estudantes têm acesso opcional a processos seletivos com bolsas de estudo para cursos de idiomas no exterior, promovidos pelo setor de internacionalização em parceria com instituições internacionais. Além da mobilidade acadêmica, a internacionalização inclui participação em palestras e grupos de pesquisa com professores de universidades de outros países, promovendo o intercâmbio de saberes e fortalecendo a formação intercultural.
CURSO DE INGLÊS GRATUITO
Os estudantes têm acesso gratuito, não obrigatório, ao curso de Língua Inglesa New Ubest, disponível durante toda a vigência da matrícula ativa. Estruturado em níveis básico, intermediário e avançado, o programa visa oferecer uma formação linguística sólida, alinhada às exigências do mercado global. O acesso é feito pelo AVA Univirtus, e o curso inclui certificação por nível. Além disso, oferece atividades complementares como Clube Temático, promovendo uma experiência dinâmica e conectada com o mundo contemporâneo.
PORTARIAS E AUTORIZAÇÕES
Alteração do nome do curso pela Resolução Cepe nº 25 de julho de 2023.
Conforme o Decreto nº 12.456, de 19 de maio de 2025, publicado no DOU em 20 de maio de 2025, as Instituições de Ensino Superior possuem o prazo de até 2 (dois) anos para implementar as adequações exigidas pelo novo marco regulatório. Tal medida visa garantir conformidade legal, qualidade acadêmica e transparência para os candidatos.
Curso Autorizado pela Portaria nº 608 de 11/09/2025. Conceito do curso originário CPC3.
Processo Seletivo
Descubra como ingressar nos cursos da Uninter. O processo seletivo é simples e acessível, permitindo que você inicie sua jornada acadêmica. Para mais informações, acesse a página.
Assuntos Relacionados
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Eletiva II | 45 | ||
| Práticas entre Escola, Família, Comunidade e Movimentos Sociais | Andressa Ignacio da Silva | Mestrado | 45 |
| Psicolinguística | Crisbelli Djamilli Domingos | Mestrado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Eletiva I | 45 | ||
| Prática de Pesquisa e Formação Docente | Desire Luciane Dominschek Lima | Doutorado | 45 |
| Linguística Aplicada | Thays Carvalho Cesar | Especialização | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Eletiva III | 45 | ||
| Atendimento Educacional Especializado nos Diferentes Níveis e Modalidades de Ensino | Monica Caetano Vieira | Mestrado | 45 |
| Produção do Conhecimento Científico e Tecnológico em Letras | Hugo Eliecer Dorado Mendez | Mestrado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Psicologia da Educação | Genoveva Ribas Claro | Doutorado | 45 |
| Teoria e Prática Pedagógica na Educação Básica | Simone Zampier da Silva | Mestrado | 45 |
| Neurociência das Emoções | Lisandra Babireski Barcia da Silva | Mestrado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Projeto Interdisciplinar I - Formação Geral Docente | Monica Caetano Vieira | Mestrado | 80 |
| Projeto Interdisciplinar II - Aprendizagem e Aprofundamento dos Conteúdos Específicos | Monica Caetano Vieira | Mestrado | 50 |
| Projeto Interdisciplinar III - Formação Geral Docente | Monica Caetano Vieira | Mestrado | 80 |
| Projeto Interdisciplinar IV - Aprendizagem e Aprofundamento dos Conteúdos Específicos | Monica Caetano Vieira | Mestrado | 50 |
| Estágio Curricular Supervisionado na Educação Básica: Projeto Escolar | Kellin Cristina Melchior Inocencio | Doutorado | 100 |
| Estágio Curricular Supervisionado na Educação Básica: Regência | Kellin Cristina Melchior Inocencio | Doutorado | 100 |
| Atividades Extensionistas I - Global Meeting | Cristiane de Fatima Ramos Lieuthier | Mestrado | 160 |
| Estágio Curricular Supervisionado na Educação Básica: Aspectos Teóricos e Observação | Deisily de Quadros | Doutorado | 100 |
| Estágio Curricular Supervisionado na Educação Básica: Observação e Participação | Deisily de Quadros | Doutorado | 100 |
| Metodologia da Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso | Mariana Bonat Trevisan | Doutorado | 30 |
| Atividades Extensionistas II - Escola Cidadã, Inovadora e Sustentável | Camila Casteliano Pereira dos Santos | Mestrado | 160 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Históricos da Educação | Waldirene Sawozuk Bellardo | Doutorado | 45 |
| Sistemas de Ensino, Legislação e Gestão Democrática | Katia Cristina Dambiski Soares | Doutorado | 45 |
| Pensamento Computacional na Educação | Flavia Sucheck | Doutorado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Literatura Clássica | Eugenio Vinci de Moraes | Doutorado | 45 |
| Linguística Textual | Edna Marta Oliveira da Silva | Mestrado | 45 |
| Teoria e Crítica Literária | Cleber Araujo Cabral | Doutorado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Fundamentos Teóricos da Literatura | Eugenio Vinci de Moraes | Doutorado | 45 |
| Língua Portuguesa: Morfologia | Danielle Fracaro da Cruz | Mestrado | 45 |
| História da Literatura | Hugo Eliecer Dorado Mendez | Mestrado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Literatura Brasileira | Eugenio Vinci de Moraes | Doutorado | 45 |
| Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa | Maristela dos Reis Sathler Gripp | Doutorado | 45 |
| Currículo | Dinamara Pereira Machado | Doutorado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Gamificação e o Ensino da Língua Portuguesa | Edna Marta Oliveira da Silva | Mestrado | 45 |
| Comunicação Digital: Práticas e Técnicas de Escritas | Cleber Araujo Cabral | Doutorado | 45 |
| Multiletramentos, Identidades e Diversidade Cultural | Fernanda Cristina Lopes | Mestrado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa | Edna Marta Oliveira da Silva | Mestrado | 45 |
| Metodolodia do Ensino da Literatura | Cleber Araujo Cabral | Doutorado | 45 |
| Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros | Michelle Roberta Cruvinel Buzani | Especialização | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa | Edna Marta Oliveira da Silva | Mestrado | 45 |
| Sociolinguística | Maristela dos Reis Sathler Gripp | Doutorado | 45 |
| Análise e Desenvolvimento de Material Didático em Língua Portuguesa | Michelle Roberta Cruvinel Buzani | Especialização | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Meio Ambiente e Sustentabilidade | Renata Adriana Garbossa Silva | Doutorado | 45 |
| Libras | Rafaela Piekarski Hoebel Lopes dos Santos | Mestrado | 45 |
| Relações Étnico-raciais: Africana, Afro-brasileira e Indígena | Andressa Ignacio da Silva | Mestrado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Análise do Discurso | Maristela dos Reis Sathler Gripp | Doutorado | 45 |
| Literatura Infantojuvenil | Danielle Fracaro da Cruz | Mestrado | 45 |
| Análise de Textos Literários | Hugo Eliecer Dorado Mendez | Mestrado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Formação Inicial em Educação a Distância | Dinamara Pereira Machado | Doutorado | 15 |
| Matemática Elementar | Guilherme Augusto Pianezzer | Doutorado | 15 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Didática | Sonia de Fatima Radvanskei | Doutorado | 45 |
| Avaliação | Rita de Cassia Turmann Tuchinski | Mestrado | 45 |
| Educação Especial e Inclusiva | Debora Gomes de Oliveira Klassen | Especialização | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Língua Portuguesa: Sintaxe | Danielle Fracaro da Cruz | Mestrado | 45 |
| Semântica e Teorias da Enunciação | Crisbelli Djamilli Domingos | Mestrado | 45 |
| Pragmática | Crisbelli Djamilli Domingos | Mestrado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Introdução à Inteligência Artificial: Letramentos às Linguagens e Mídias em Língua Portuguesa | Danielle Fracaro da Cruz | Mestrado | 45 |
| Fundamentos Teóricos, Metodológicos e Sociais da Linguística | Thays Carvalho Cesar | Especialização | 45 |
| Laboratório Textual: Introdução a Curadoria, Edição, Produção e Tradução de Obras e Recursos Educacionais | Cleber Araujo Cabral | Doutorado | 45 |