BACHARELADO EM HISTÓRIA
Veja grade curricularSOBRE O BACHARELADOEM HISTÓRIA EAD
O Bacharelado em História EaD convida o estudante a refletir sobre questões como: de que forma o mundo chegou ao que é hoje? Quais processos históricos delinearam as sociedades, as culturas e as ideias que nos cercam? Quais aspectos históricos, políticos, sociais, culturais e econômicos são essenciais para compreender as trajetórias humanas?
No curso de História, você será convidado a investigar os caminhos da humanidade a partir de métodos próprios do historiador. Ao longo da jornada, aprenderá a analisar fontes, interpretar processos históricos e desenvolver um olhar crítico e sensível sobre as transformações sociais, políticas e culturais.
Com esse repertório, sua compreensão do mundo atual se tornará mais aguçada e reflexiva, permitindo que você não apenas conheça o passado, mas também se posicione de forma crítica diante dos desafios do presente e do futuro.
COMO FUNCIONA A PRÁTICA DO CURSO
O Bacharelado em História é estruturado a partir de uma carga horária preponderantemente EaD, com 80% de atividades a distância e 20% de atividades presenciais, em conformidade com o Decreto nº 12.456/2025, que regulamenta a oferta da Educação a Distância, e a Resolução nº 04 de 29 de maio de 2024.
A proposta metodológica é inovadora e cuidadosamente planejada para integrar:
- Práticas de ensino e aprendizagem a distância, com suporte pedagógico e recursos digitais;
- Estágio Curricular Supervisionado, com acompanhamento contínuo;
- Atividades de Extensão, realizadas no território do estudante;
- Projetos Interdisciplinares, que oportunizam aprofundamento de conteúdos específicos do curso em diálogo com outros saberes;
- Trabalho de Conclusão de Curso, para a consolidação das habilidades investigativas, críticas e científicas.
O QUE FAZ UM PROFISSIONAL COM BACHARELADO EM HISTÓRIA SEMIPRESENCIAL
O bacharel em História pode desempenhar a função de técnico em pesquisa, trabalhando com a preservação de arquivos históricos em museus, órgãos governamentais, organizações culturais diversas e arquivos públicos.
No âmbito da escrita, a partir de seus conhecimentos em História, o estudante poderá desenvolver pesquisas para escrever livros e roteiros de documentários, bem como atuar em projetos de preservação patrimonial e memorialística.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER NO BACHARELADO EM HISTÓRIA SEMIPRESENCIAL
No curso de Bacharelado em História Semipresencial, você desenvolverá diferentes habilidades em escrita, revisão técnica e pesquisa, além de se preparar para atuar como influenciador da opinião pública, com capacidade de ler e interpretar cenários sociais, culturais e políticos.
A estrutura curricular promove o desenvolvimento da capacidade reflexiva e investigativa, indispensável ao trabalho do historiador. O curso assegura o domínio de fundamentos teórico-metodológicos da História, conteúdos específicos e abordagens inovadoras, preparando o futuro historiador para atuar com flexibilidade e consciência em distintas esferas.
CONFIRA AS PRINCIPAIS DISCIPLINAS DO CURSO
- Introdução aos Estudos Históricos;
- Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos;
- História e Memória;
- História, Política e Economia do Século XX;
- Carreiras e Práticas Profissionais do Historiador no Século XXI.
DIFERENCIAIS DO BACHARELADO EM HISTÓRIA SEMIPRESENCIAL
PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO: CRIAÇÃO DE PORTFÓLIO INDIVIDUAL
No curso de Bacharelado em História, a preparação para o mercado de trabalho é levada a sério — e começa com a construção de um portfólio individual, que reúne experiências, projetos e produções desenvolvidas ao longo da formação. Essa estratégia permite que o estudante evidencie suas competências, criatividade e capacidade de atuação em diferentes contextos profissionais.
Os Projetos Interdisciplinares e as Unidades Curriculares de Laboratório são fundamentais nesse processo, pois oferecem vivências práticas, desafios reais e oportunidades de criação autoral. O resultado? Um portfólio sólido, que valoriza a trajetória acadêmica e posiciona o futuro historiador com destaque no mercado.
PROJETOS INTERDISCIPLINARES
As disciplinas de Projeto Interdisciplinar promovem uma experiência acadêmica integrada e transformadora. Por meio de atividades práticas, pesquisas e intervenções, os estudantes desenvolvem competências essenciais para o mundo profissional – como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e comunicação entre áreas. Os alunos são incentivados a criar projetos que dialogam com a realidade, geram impacto social e consolidam um compromisso ético com a educação, a ciência e a sociedade.
LABORATÓRIO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) E EDITORAÇÃO: INTRODUÇÃO TÉCNICA À HISTÓRIA
Esta Unidade Curricular prepara o futuro historiador para os desafios contemporâneos da pesquisa e da produção de conhecimento. Com disciplinas como Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos e Introdução à Inteligência Artificial: letramentos às linguagens e mídias em História, o laboratório promove uma formação crítica e tecnológica, conectando o pensamento histórico às novas mídias e linguagens digitais. Já a disciplina de Laboratório Textual oferece uma imersão prática em curadoria, edição, produção e tradução de obras e recursos educacionais, ampliando as possibilidades de atuação profissional em ambientes acadêmicos, editoriais e culturais. Trata-se de uma experiência formativa que une tradição e inovação, fortalecendo o protagonismo do historiador no século XXI.
LABORÁTÓRIO DE MUSEOLOGIA, MÍDIAS E MEMÓRIA
Esta Unidade Curricular alia teoria e prática com foco na atuação do historiador. Com disciplinas como Museologia, Recursos Audiovisuais em História e a Eletiva I – na qual o estudante escolhe uma disciplina prática de seu interesse – o laboratório estimula o uso de recursos digitais e abordagens interdisciplinares.
LABORÁTÓRIO DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM HISTÓRIA
Esta Unidade Curricular é um espaço formativo que une excelência acadêmica e compromisso social. Com disciplinas como Carreiras e Práticas Profissionais do Historiador no Século XXI, Elaboração de Materiais Didáticos em História e a Eletiva III – que permite ao estudante escolher uma disciplina prática – o laboratório promove uma formação plural, crítica e inclusiva. Os alunos são incentivados a desenvolver projetos que ampliam o alcance do conhecimento historiográfico.
PROGRAMAS TEMÁTICOS
O curso de Bacharelado em História está alinhado às tendências das mídias digitais e aposta em formatos inovadores para ampliar o alcance do conhecimento. Na área de Línguas e Sociedade, oferecemos uma programação diversificada e instigante, transmitida pelos canais institucionais no YouTube, TV Profissão e TV Uninter:
HumanasPod
Um talk show acadêmico que reúne professores e especialistas para debater temas de grande relevância científica, social e midiática. Cada episódio é uma imersão crítica e atualizada nos assuntos que movimentam a sociedade.
Descobrindo Relíquias
Uma jornada investigativa onde os estudantes recebem pistas teóricas e práticas sobre períodos históricos, movimentos literários, autores ou obras. O desafio é decifrar o enigma proposto pelo professor, estimulando o raciocínio e desenvolvimento de habilidades investigativas e argumentativas.
Debate, Embate ou Combate?
Neste programa, dois pensadores entram em um tribunal ficcional, e os estudantes assumem o papel de mediadores. A missão? Confrontar teorias, analisar argumentos e promover o pensamento crítico em alto nível.
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - LÍNGUAS E SOCIEDADE EM CAMPO
O projeto de extensão Línguas e Sociedade em Campo promove uma ponte viva entre universidade e comunidade, valorizando a diversidade linguística, histórica e cultural. Como base para as pesquisas dos estudantes, o projeto conta com documentários cinematográficos produzidos periodicamente pelos professores, que exploram e registram fenômenos locais com profundidade e sensibilidade.
PROGRAMA DE MONITORIA
O Programa de Monitoria é uma iniciativa opcional que permite aos estudantes atuarem como monitores no curso. A participação ocorre por meio de processo seletivo, podendo ser voluntária ou com bolsa. Essa experiência contribui para o fortalecimento do ensino, o desenvolvimento acadêmico e a integração entre alunos e professores.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC)
O Programa de Iniciação Científica (PIC) é uma iniciativa opcional que promove o desenvolvimento acadêmico e científico dos estudantes por meio da participação em projetos de pesquisa. Os alunos podem atuar como bolsistas ou voluntários, conforme edital. Além disso, são convidados a integrar o Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPq, voltado à área de Línguas e Sociedade, com linhas temáticas como “Intersecções: língua, cultura, história e tecnologias” e “Transdisciplinaridade e Práticas Sociais”.
PUBLICAÇÃO DE PESQUISAS CIENTIFICAS E EVENTOS CIENTÍFICOS
Os estudantes do curso têm acesso a diversas oportunidades de publicação acadêmica, não obrigatória, que fortalecem sua formação como pesquisadores, incluindo a participação na revista científica Caderno Intersaberes, voltada à divulgação de pesquisas nas áreas de Educação e Ensino, em coautoria com professores orientadores. Além disso, podem contribuir em coletâneas de artigos, resumos e papers organizados pela área de Línguas e Sociedade, seguindo critérios de qualidade e normas editoriais.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Os estudantes têm acesso opcional a processos seletivos com bolsas de estudo para cursos de idiomas no exterior, promovidos pelo setor de internacionalização em parceria com instituições internacionais. Além da mobilidade acadêmica, a internacionalização inclui participação em palestras e grupos de pesquisa com professores de universidades de outros países, promovendo o intercâmbio de saberes e fortalecendo a formação intercultural.
CURSO DE INGLÊS GRATUITO
Os estudantes têm acesso gratuito, não obrigatório, ao curso de Língua Inglesa New Ubest, disponível durante toda a vigência da matrícula ativa. Estruturado em níveis básico, intermediário e avançado, o programa visa oferecer uma formação linguística sólida, alinhada às exigências do mercado global. O acesso é feito pelo AVA Univirtus, e o curso inclui certificação por nível. Além disso, oferece atividades complementares como Clube Temático, promovendo uma experiência dinâmica e conectada com o mundo contemporâneo.
PORTARIAS E AUTORIZAÇÕES
Reconhecido pela Portaria nº 902/2022 de 03/10/2022 com Conceito 5.
Processo Seletivo
Descubra como ingressar nos cursos da Uninter. O processo seletivo é simples e acessível, permitindo que você inicie sua jornada acadêmica. Para mais informações, acesse a página.
Assuntos Relacionados
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Eletiva I | 45 | ||
| Museologia | Andre Luiz Pinto dos Santos | Mestrado | 45 |
| Recursos Audiovisuais em História | Alysson Siqueira | Mestrado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Eletiva II | 45 | ||
| História Econômica e Organizacional: Teoria e Prática | Rodolfo dos Santos Silva | Doutorado | 45 |
| Tópicos de Arquitetura e Patrimônio Histórico | Jomar Villanova | Especialização | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Atividades Complementares | 110 | ||
| Projeto Interdisciplinar I | Monica Caetano Vieira | Mestrado | 140 |
| Projeto Interdisciplinar III | Waldirene Sawozuk Bellardo | Doutorado | 150 |
| Estágio Supervisionado | Kellin Cristina Melchior Inocencio | Doutorado | 100 |
| Atividades Extensionistas I - Global Meeting | Cristiane de Fatima Ramos Lieuthier | Mestrado | 130 |
| Projeto Interdisciplinar II | Sonia de Fatima Radvanskei | Doutorado | 140 |
| Metodologia da Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso | Mariana Bonat Trevisan | Doutorado | 50 |
| Atividades Extensionistas II - Línguas e Sociedade em Campo | Fernanda Cristina Lopes | Mestrado | 130 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Eletiva III | 45 | ||
| Elaboração de Materiais Didáticos em História | Gisele do Rocio Cordeiro | Doutorado | 45 |
| Carreiras e Práticas Profissionais do Historiador no Século XXI | Katiuscia Mello Figueroa | Doutorado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Formação Cidadã Contemporânea | Elton Ivan Schneider | Doutorado | 45 |
| Produção Textual | Maristela dos Reis Sathler Gripp | Doutorado | 45 |
| Introdução aos Estudos Históricos | Fernando Marcel Kowalski | Especialização | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| História Contemporânea | Andre Peixoto de Souza | Doutorado | 45 |
| História e Historiografia da América Contemporânea | Larissa Priscila Bredow Hilgemberg | Especialização | 45 |
| História e Historiografia da Ásia | Deisily de Quadros | Doutorado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| História, Política e Economia do Século XX | Eugenio Vinci de Moraes | Doutorado | 45 |
| História e Historiografia da África | Mauricio Fonseca da Paz | Mestrado | 45 |
| Questão Indígena no Brasil: Uma Perspectiva Histórica | Karina da Costa Santos | Especialização | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Meio Ambiente e Sustentabilidade | Renata Adriana Garbossa Silva | Doutorado | 45 |
| Libras | Rafaela Piekarski Hoebel Lopes dos Santos | Mestrado | 45 |
| Relações Étnico-raciais: Africana, Afro-brasileira e Indígena | Andressa Ignacio da Silva | Mestrado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Introdução a Ciência da Religião | Cicero Manoel Bezerra | Pós-Doutorado | 45 |
| História Medieval | Mariana Bonat Trevisan | Doutorado | 45 |
| História Moderna | Crisbelli Djamilli Domingos | Mestrado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Formação Inicial em Educação a Distância | Dinamara Pereira Machado | Doutorado | 15 |
| Matemática Elementar | Guilherme Augusto Pianezzer | Doutorado | 15 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| História Regional | Larissa Warnavin | Doutorado | 45 |
| Tópicos Especiais em Arquivos e Acervos Históricos | Regiane Moreira da Silva | Mestrado | 45 |
| História e Historiografia do Brasil República | Karolina Mattos Roeder | Doutorado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Arqueologia | Luiz Alexandre Solano Rossi | Pós-Doutorado | 45 |
| História e Memória | Thiana Maria Becker | Mestrado | 45 |
| História Antiga | Liliane Cristina Coelho | Doutorado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| História e Historiografia da América Colonial | Thays Carvalho Cesar | Especialização | 45 |
| História e Historiografia do Brasil Colonial | Rogerio Pereira da Cunha | Mestrado | 45 |
| História e Historiografia do Brasil Império | Luiz Gabriel da Silva | Mestrado | 45 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Laboratório Textual: Introdução a Curadoria, Edição, Produção e Tradução de Obras e Recursos Educacionais | Cleber Araujo Cabral | Doutorado | 45 |
| Inteligência Artificial: Letramentos às Linguagens e Mídias em História | Rogerio Pereira da Cunha | Mestrado | 45 |
| Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos | Fernando Marcel Kowalski | Especialização | 45 |