Logo Uninter
0800 702 0500

Segunda a sábado, das 8h às 20h

Inscreva-se gratuitamente
background Layer 1

Voltar

Tecnologia em Gerontologia – Cuidado ao Idoso

Tecnólogo - a Distância

Duração: 2 anos

Nota Avaliação MEC:

Grátis Curso de inglês on-line

Para saber o valor da mensalidade preencha os campos abaixo:

Mensalidade

Composição do desconto:

com de desconto especial Valor:

Matrícula:

Oportunidade de desconto:

Inscreva-se gratuitamente

Número de parcelas: parcelas

Valor para:


Saiba mais

Graduação a Distância

Tecnologia em Gerontologia – Cuidado ao Idoso

TRANSFORME A VIDA DAS PESSOAS E SEJA UM GERONTOLOGO DE SUCESSO

O profissional formado em Tecnologia em gerontologia – cuidado ao idoso, faz parte de promissora carreira do futuro, mas que pode começar agora para você!

É considerada uma profissão em construção, as formações já existem há mais de 15 anos no Brasil! A justificativa reside no envelhecimento populacional, que na atualidade, nos países em desenvolvimento, como no caso do Brasil, é uma tônica crescente!

Hoje, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de pessoas com mais de 60 anos no país já é superior ao de crianças com até nove anos de idade. E as projeções de longo prazo, pelo mesmo instituto, indicam que o número de pessoas com 65 anos ou mais praticamente triplique, podendo alcançar cerca de 58,2 milhões em 2060 – o será o equivalente a 25,5% da população.

O mundo e o Brasil irá necessitar de profissionais competentes, preparados para atuar na gestão da atenção do envelhecimento, o gerontólogo será um deles!

 

SOBRE A FACULDADE DE TECNOLOGIA EM GERONTOLOGIA

O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje faz parte da realidade das sociedades, assim é um PROCESSO que envolve mudanças biológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais, e que surgem no ciclo de vida que denominamos ‘velhice’, a última fase do processo de envelhecer humano, do ciclo de vida.
A Gerontologia, segundo a Sociedade Brasileira de geriatria e Gerontologia (SBGG),
“é campo científico e profissional que se ocupa das questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice, tendo por objetivo a descrição e a explicação do processo de envelhecimento nos seus mais variados aspectos.
Assim, os gerontólogos, oriundos das formações superiores de tecnologia e/ ou bacharelado, serão profissionais da área da saúde com vista a garantir um plano de cuidados que privilegie a promoção da saúde e qualidade de vida, bem como, orientações para prevenção de doenças ou redução de seus danos, com a abordagem multi e interdisciplinar juntamente com os demais profissionais das mais variadas áreas de atuação.
Deste modo, o curso está estruturado para garantir que você adquira (e também compartilhe) saberes científicos que colabore na efetivação do envelhecimento saudável e ativo nas pessoas idosas, famílias e população idosa!

 

QUAL O PAPEL DO PROFISSIONAL DE GERONTOLOGIA?

A principal função é realizar a Gestão da Atenção ao envelhecimento, considerando todos os aspectos biológicos, psicológicos e sociais da velhice, que leve em conta a qualidade de vida e a redução dos danos já existentes, em vários cenários que ocorrem o cuidado à saúde!

Importante destacar que neste cenário no campo da Gerontologia, tramita o Projeto de Lei 9003/2017 que trata da regulamentação desta profissão, bem como irá discutir e definir as competências legais e seus limites de atuação.

 

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NA FACULDADE DE TECNOLOGIA EM GERONTOLOGIA?

Com uma grade completa, somando 1.824 horas, o aluno ingressante terá no curso de Tecnologia em Gerontologia – cuidado ao idoso irá se aproximar de temáticas importantes e básicas no cenário da saúde, como as disciplinas de:

– Anatomia humana
– Fisiologia Humana
– Nutrição humana
– Psicologia e Desenvolvimento Humano

Mas também terá uma aproximação intensa com temáticas que envolvem o processo de envelhecimento humano e populacional, por meio de disciplinas como:

– Gestão da atenção em gerontologia
– Introdução a gerontologia
– Processos Patológicos Voltados ao Envelhecimento
– Políticas Sociais da Pessoa Idosa
– Avaliação Gerontológica
– Atividades extensionistas

 

PERFIL DE ALUNO

O curso destina-se à comunidade em geral, podendo o candidato ter qualquer formação, desde que seja minimamente portador de diploma de Ensino Médio, e que deseje atuar no contexto de promoção de saúde e qualidade de vida da pessoa idosa e/ou população idosa.

Para atuar no cenário do processo de envelhecimento humano e populacional, é desejável que o candidato tenha apreço com o acolhimento as pessoas idosas, bem como comunicação adequada, e pratique a escuta ativa como uma das formas para fortalecer o vínculo de qualidade com as pessoas idosas, bem como, esteja disposto a trabalhar em equipe, sendo proativo nas ações de organização e planejamento de ações de cuidado junto a equipe multidisciplinar.

O curso de Tecnologia em Gerontologia – cuidado ao idoso, é perfeito para você que deseja atuar nas expressões do ciclo de vida ‘velhice’, com intuito de criar e participar de cenários de cuidado em saúde para as pessoas idosas.

 

DIFERENCIAIS DA FACULDADE DE TECNOLOGIA EM GERONTOLOGIA NA UNINTER

– Videoaulas online disponíveis no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, deste modo, você estuda como e onde quiser;
– Aulas interativas ao vivo;
– Tutoria online com professores especialistas, mestres e doutores, assim você consegue tirar suas dúvidas rapidamente;
– Acesso à Biblioteca Virtual durante todo o curso, com livros atualizados para você ficar sempre à frente na aquisição de novos conhecimentos;
– Curso de inglês grátis;
– Eventos gratuitos, para aprimorar seus conhecimentos e fazer networking;
– Programa de Monitoria e Iniciação Científica, possibilitando uma aproximação do aluno com o ensino e pesquisa;
– Encontro denominado ‘Bate-papo com a coordenação’ que ocorre de forma mensal na plataforma Univirtus;
– Programa denominado ‘Bate-papo: saúde do idoso’, que ocorre de forma mensal nas redes sociais da Escola Superior de Saúde única (ESSU), com temáticas relevantes no cenário de saúde!
– Atividades extensionistas, que são disciplinas que buscam unir a teoria à prática, com a aplicabilidade real no cenário loco-regional onde o aluno está inserido!
– Redes sociais com conteúdos relacionados a profissão, a formação e temáticas de saúde para estar sempre atualizado!

 

PERSPECTIVAS DO MERCADO DE TRABALHO

O profissional formado em Tecnologia em Gerontologia – cuidado ao idoso poderá atuar em vários segmentos da área da saúde, atualmente os pesquisadores desta área tem sinalizados para as seguintes áreas:
1 – Macrogestão ou gestão pública:
Atua na elaboração e/ou participação do ciclo de políticas públicas e programas de saúde;
2 – Mesogestão ou gestão institucional:
Atua como coordenador de estabelecimentos de saúde no que tange a organização dos processos de gestão;
3 – Microgestão ou gestão clínica:
Atua no gerenciamento e coordenação do atendimento ao idoso, família e população idosa, intervindo com os conhecimentos da área de gerontologia no processo de envelhecimento, ciclo de velhice e ser pessoa idosa;
4 – Educação:
Por meio capacitação profissionais por meio de palestras, cursos, workshops, etc – denominada como Educação Gerontológica ou em atividades educativas devidamente planejadas e direcionadas para a pessoa idosa e/ou população idosa, denominada como Gerontologia Educacional.

Curso Autorizado pela Resolução CPE nº 959/2019 de 01/04/2019

*Consulte o regulamento em uninter.com/regulamentos.

Você escolhe o curso,
nós indicamos caminhos.

Cuidados ao Idoso

Mercado de trabalho

Este profissional trabalhará em hospitais, ONG's, clínicas, casas de apoio e repouso, centros de saúde, na gestão, educação, lazer, orientação em saúde, prevenção de doenças, prestando atendimento domiciliar e também na área de pesquisa.

Diferenciais

O curso é composto por conteúdos voltados às ciências da saúde, humanas, sociais e direito. Em cada Unidade Temática de Aprendizagem o aluno poderá alicerçar a teoria com a prática, por meio de estudo de caso voltado para situações práticas da atuação profissional. O curso contará com o diferencial de conteúdos voltados a gestão de serviços e empreendedorismo.

Perfil Profissional

O CST em Gerontologia forma profissionais capaz de atuar integralmente no cuidado ao idoso em todas as fases do processo do envelhecimento, com enfoque nos sistemas corporais, promoção e proteção da saúde e qualidade de vida.

Como podemos ajudá-lo?

Além de conhecimentos teóricos/práticos sobre cuidado ao idoso, o curso possui flexibilidade para que você possa estudar onde e quando quiser, esclarecer dúvidas com a tutoria do curso. As aulas serão ministradas por especialistas, mestres e doutores atuantes do mercado de trabalho.

Na uninter você aprende mais.

Não vá embora
fechar

grade curricular geral

Versão PDF