SEGUNDA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA LICENCIADOS
Veja grade curricularO curso de Licenciatura em Educação Especial, ofertado no formato semipresencial pelo Centro Universitário Internacional Uninter, foi desenvolvido com base nas diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Seu principal objetivo é formar docentes especializados para atuar com estudantes da Educação Especial, em escolas regulares e instituições especializadas.
Além da docência, o curso também prepara o profissional para atuar em serviços e programas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), abrangendo atividades como:
- ensino adaptado e inclusivo;
- consultoria educacional em ambientes escolares e comunitários;
- apoio pedagógico e técnico a equipes multidisciplinares.
Este curso é destinado a quem já possui uma licenciatura. A carga horária e duração variam conforme a área de formação anterior, com base na classificação Cine (Classificação Internacional Normalizada da Educação).
O Curso semipresencial de Segunda Graduação para Licenciados em Educação Especial é um curso de licenciatura com aproveitamento de disciplinas, por meio de uma matriz curricular personalizada, de acordo com a área de formação anterior do candidato.
Tem duas opções de duração: 2 anos e meio (30 meses) para estudantes com formação de origem em área não aderente ao curso; e 1 ano e meio (18 meses), para estudantes com formação de origem na mesma área do curso ou em áreas aderentes.
Quando o candidato já for licenciado na mesma área de conhecimento da Licenciatura em Educação Especial, ou em áreas aderentes, sua matriz curricular terá carga horária de 1.200 horas, com duração mínima de 1 ano e meio.
Mesma área do conhecimento: Ciencias Humanas (1200h). Cursos: Licenciaturas em Ciências da Religião, Educação Especial, Psicopedagogia, Filosofia, Goegrafia, História. Demais Licenciaturas 1800h
Quando o candidato for licenciado em outra área de conhecimento, sua matriz curricular terá carga horária de 1.800 horas, com duração mínima de 2 anos e meio.
· Áreas do conhecimento diferentes: cursos das Ciências da Saúde e Ciências Exatas."
A oferta da opção de ingresso Segunda Graduação para Licenciados se faz a partir do aproveitamento de curso de licenciatura anterior, destinado exclusivamente para graduados licenciados.
*TRATA-SE DE UM CURSO DE LICENCIATURA*
COMO FUNCIONA A PRÁTICA DO CURSO?
No formato semipresencial da Uninter, você acessa os conteúdos teóricos em uma plataforma digital intuitiva e tem a oportunidade de integrar a teoria à prática nos polos, em laboratórios de última geração, em empresas parceiras e em estágios supervisionados. Nessa jornada, você conta com o apoio de profissionais que acompanham de perto seu desenvolvimento e une a flexibilidade do estudo online a experiências reais, que fortalecem sua preparação para o mercado de trabalho.
PORTARIAS E AUTORIZAÇÕES
Reconhecido pela Portaria nº 166, de 23 de abril de 2024, publicada no DOU de 24 de abril de 2024.
Conforme o Decreto nº 12.456, de 19 de maio de 2025, publicado no DOU em 20 de maio de 2025, as Instituições de Ensino Superior possuem o prazo de até 2 (dois) anos para implementar as adequações exigidas pelo novo marco regulatório. Tal medida visa garantir conformidade legal, qualidade acadêmica e transparência para os candidatos.
PERFIL DO ALUNO
O profissional da Educação Especial é aquele que deve: atuar com ética e compromisso, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária; compreender, estimular e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões física, psicológica, intelectual, social, entre outras; fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do ensino fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria; trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo; reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos, nas suas relações tanto individuais quanto coletivas.
SUA FUTURA CARREIRA
O profissional da Educação Especial é formado para atuar com alunos que apresentam deficiências físicas, intelectuais e sensoriais, e transtornos globais do desenvolvimento. A formação contempla:
- conhecimentos teóricos e práticos sobre inclusão, neurodiversidade e metodologias adaptadas;
- competências para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), incluindo o uso de tecnologias assistivas e comunicação alternativa;
- capacidade de atuação interdisciplinar para a colaboração com professores, famílias e equipes multiprofissionais.
MERCADO DE TRABALHO
A atuação profissional requer uma formação específica, que garanta ao profissional da Educação Especial a aquisição qualificada de conhecimentos da área e permita a construção das seguintes habilidades e competências:
- articular de forma interdisciplinar as interfaces existentes nas diferentes áreas das Ciências Humanas, da Educação Especial e de outros campos do saber, promovendo a integração teórico-prática;
- atuar em consonância com os princípios éticos, considerando as questões contemporâneas sobre temas ligados aos direitos humanos, ao meio ambiente, à educação étnico-racial, à educação indígena e à sustentabilidade;
- produzir conhecimento com o objetivo de estudo do processo de ensino-aprendizagem, que abrange a compreensão e intervenção nos programas e serviços educacionais especializados, no Atendimento Educacional Especializado, na estimulação precoce e nos problemas de aprendizagem.
- O curso tem caráter interdisciplinar e conta com a contribuição de outras áreas do conhecimento.