Formas de ingresso

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e regulamentação do MEC, o curso de nível médio que habilita para o exercício profissional poderá ocorrer de forma: SUBSEQUENTE, para aqueles alunos que já concluíram o Ensino Médio e CONCOMITANTE, para aqueles alunos que concluíram o ensino fundamental e estão regularmente matriculados no Ensino Médio.

FORMAS DE INGRESSO

INGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS NÍVEL MÉDIO

SUBSEQUENTE
O ingresso ao curso técnico de nível médio SUBSEQUENTE é destinado aos portadores de certificado de conclusão de Ensino Médio e
poderá ser feito por meio de:
I. O candidato precisa obrigatoriamente ter concluído o Ensino Médio ou equivalente (técnico, magistério, EJA, exames supletivos, ENCCEJA e outros), conforme Art. 39, da Lei nº 9.394/1996;

II. Os critérios para as formas de acesso ao curso atendem ao Regulamento dos Cursos Técnicos da Educação Profissional de Nível Médio Técnico;

III. O candidato quando menor de 18 anos, deverá realizar sua matrícula acompanhado por um representante legal;

IV. As vagas serão preenchidas, na medida da efetivação da matrícula, até o seu esgotamento;

V. Para matrícula os candidatos deverão apresentar os documentos indicados abaixo:
a) (Frente e verso) do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma do Ensino Médio ou documento equivalente, emitido por órgão oficial, que comprove a conclusão do ensino médio, (EJA, ENCCEJA, ENEM, Técnico Integrado ao Médio);
b) CPF.

CONCOMITANTE
O ingresso ao curso técnico de nível médio CONCOMITANTE é destinado aos alunos que concluíram o ensino fundamental e estão regularmente matriculados no Ensino Médio, e poderá ser feito por meio de:
I. O candidato precisa estar regularmente matriculado em qualquer das séries do Ensino Médio, com comprovação mediante declaração da instituição de Ensino a qual possui vínculo;

II. Os critérios para as formas de acesso ao curso atendem ao Regulamento dos Cursos Técnicos da Educação Profissional de Nível Médio Técnico;

III. O candidato quando menor de 18 anos, deverá realizar sua matrícula acompanhado por um representante legal;

IV. As vagas serão preenchidas, na medida da efetivação da matrícula, até o seu esgotamento;

VI. Para matrícula os candidatos deverão apresentar os documentos indicados abaixo:
a) Declaração de matrícula atestando o vínculo em curso de ensino médio e/ou Histórico Escolar parcial expedido por Instituições credenciadas para ofertar o ensino médio;
b) CPF.

Os candidatos poderão consultar o edital de ingresso para maiores informações sobre vagas, oferta dos cursos e documentos obrigatórios.
Caso o número de matriculados em um dos CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES ou CONCOMITANTES atinja o limite disponível de vagas, o candidato poderá optar por um dos demais cursos que ainda esteja com vagas disponíveis.
O candidato que se matricular na opção de curso CONCOMITANTE não poderá realizar a alteração para a opção de curso SUBSEQUENTE.

INGRESSOS DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL (QP)

São cursos livres, com matrículas abertas sem exigência obrigatória de escolaridade anterior, desde que o candidato tenha condições de aproveitamento da formação. O ingresso ao curso QP (Qualificação Profissional), é destinado aos candidatos com idade mínima de 14 anos.

I. Os critérios para as formas de acesso ao curso atendem ao Regulamento dos Cursos de Qualificação Profissional do Centro Universitário Internacional UNINTER.

II. Para matrícula os candidatos deverão apresentar o documento indicado abaixo:
a) CPF.

A prova é obrigatória para todos os inscritos que se candidatarem à opção de ingresso Vestibular on-line. Escolhendo esta opção de ingresso, o inscrito poderá realizar o vestibular 100% on-line no conforto de sua casa de maneira prática e segura, em qualquer horário, acessando nosso Ambiente Virtual. A prova será on-line e terá duração total de 1h (uma hora). A prova será dividida em duas partes, conforme quadro abaixo:

DIVISÃO DA PROVA
TIPOPROVANº QUESTÕES MÍNIMONOTA MÁXIMA
OBJETIVA INTERPRETAÇÃO [**]Língua Portuguesa4400
OBJETIVA INTERPRETAÇÃO [**]Conhecimentos gerais2 400
OBJETIVA CÁLCULO[*]Matemática4400
ou
OBJETIVA ESPECÍFICA[*]Específica da área4400
Nota mínima para aprovação – 200 pontos.
[*] O candidato fará uma prova contendo questões objetivas de cálculo ou objetivas específica, de acordo com a opção de curso.
[**] As questões Objetivas Interpretação de Língua Portuguesa e Conhecimentos gerais são comuns em todos os cursos de todas as Escolas. Para completar a composição da Prova, terão questões de Objetivas de cálculo ou Objetivas Específica, conforme curso.
Composição da prova para Escola Jurídica: Língua Portuguesa; Conhecimentos gerais e Específica da área.
Demais Escolas: Língua Portuguesa; Conhecimentos gerais e Matemática.

Resultado da prova on-line: O candidato receberá o Resultado da prova por e-mail, e poderá consultá-lo pelo site, Polo EaD ou CRC (Central de Relacionamento com o Cliente). É de responsabilidade do candidato verificar sua aprovação e realizar os procedimentos de matrícula dentro dos prazos previstos no edital. Matrículas que não atenderem aos requisitos exigidos serão canceladas, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Edital de ingresso.

Para os estudantes que participaram de qualquer edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, o Centro Universitário Internacional UNINTER considera a nota obtida na redação como critério de classificação no processo seletivo. Para concorrer, o candidato deve realizar a inscrição e, obrigatoriamente, informar o número de registro do ENEM no momento da inscrição.

Serão considerados os resultados obtidos na redação do ENEM realizados em anos anteriores ao processo seletivo vigente, a partir de 2010. O candidato poderá optar pela nota obtida em qualquer um dos anos válidos, conforme sua preferência.

Ao escolher esta opção de ingresso, o candidato fica dispensado de realizar a prova do vestibular. Para utilizar a nota da redação do ENEM é necessário ter obtido, no mínimo 200 pontos, conforme estabelecido no Edital. A opção pelo ingresso via ENEM não garante vaga no curso, pois a nota será utilizada para fins de classificação, juntamente com os demais candidatos que participarem do processo seletivo. 

Resultado: O candidato poderá consultar o resultado da prova por meio do site, Polo EaD ou CRC (Central de Relacionamento com o Cliente). É de responsabilidade do candidato verificar sua aprovação e realizar os procedimentos de matrícula dentro dos prazos estabelecidos e conforme as orientações do Edital. Matrículas que não atenderem aos requisitos exigidos serão canceladas, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Edital de ingresso.

Esta opção de ingresso destina-se exclusivamente a candidatos que já concluíram um curso superior e são portadores de diploma emitido pela UNINTER. Tem como objetivo oferecer uma nova formação acadêmica com benefícios exclusivos para o público específico de “ex-alunos” UNINTER.

O candidato que optar por esta opção de ingresso estará dispensado da realização da prova de vestibular. Para isso, é imprescindível que tenha concluído um curso de graduação na UNINTER, com status de FORMADO devidamente registrado no sistema acadêmico da instituição.

É de responsabilidade do candidato realizar os procedimentos de matrícula dentro dos prazos estabelecidos e conforme as orientações do Edital. Matrículas que não atenderem aos requisitos exigidos serão canceladas, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Edital de ingresso.

Esta opção de ingresso é destinada a alunos regularmente matriculados em curso de graduação em outras Instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação – estando em situação de matrícula ativa ou trancada.

Por meio dessa opção, o aluno pode solicitar a transferência de vínculo para a UNINTER, com a possibilidade de dar continuidade ao curso de origem ou optar por outro curso, com ou sem aproveitamento das disciplinas já cursadas.

O candidato que escolher por essa opção de ingresso estará dispensado da realização da prova de vestibular. No entanto, é obrigatória a apresentação, no ato da matrícula, do Histórico Escolar da graduação, que comprove o vínculo com a instituição de origem, além da regularidade junto ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

É de responsabilidade do candidato realizar os procedimentos de matrícula dentro dos prazos estabelecidos e conforme as orientações do Edital. Matrículas que não atenderem aos requisitos exigidos serão canceladas, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Edital de ingresso.

Esta opção de ingresso é destinada a candidatos que já concluíram um curso superior e são portadores de diploma e que desejam cursar uma 2ª Graduação.

O candidato que optar por esta opção de ingresso estará dispensado da realização da prova de vestibular. Para isso, é imprescindível que tenha concluído e seja portador de Diploma de curso superior de graduação, o qual deverá apresentar, obrigatoriamente no ato da matrícula, uma cópia frente e verso do diploma da graduação.

2ª Licenciatura para Licenciados

Esta opção de ingresso é voltada para candidatos que já possuem diploma de curso de graduação em Primeira Licenciatura. Serão disponibilizadas duas matrizes curriculares personalizadas, conforme a compatibilidade com a formação acadêmica anterior do candidato. A comprovação dessa formação poderá implicar ajustes na duração do curso e no respectivo plano financeiro.

Cada curso de Segunda Licenciatura possui duas matrizes curriculares e duas cargas horárias distintas, que variam conforme a formação inicial do candidato. Por isso, é essencial que o interessado informe sua formação anterior no momento da inscrição, pois essa informação determinará a carga horária aplicável.

 

Esta opção de ingresso é destinada aos portadores de diploma de curso de graduação formados como bacharéis e tecnólogos, que não sejam licenciados.

É obrigatório que o candidato possua uma formação anterior compatível com o curso pretendido, uma vez que a matrícula estará condicionada à comprovação dessa compatibilidade. A verificação da formação será realizada durante o processo de inscrição.

O curso tem como objetivo preparar os profissionais para atuar na docência como professores nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no sistema educacional das redes públicas e privadas.

Formação Pedagógica para Egresso UNINTER

Esta opção de ingresso destina-se exclusivamente a candidatos que já concluíram um curso superior e são portadores de diploma emitido pela UNINTER. Tem como objetivo oferecer uma nova formação acadêmica com benefícios exclusivos para o público específico de “ex-alunos” UNINTER.

O candidato que optar por esta opção de ingresso estará dispensado da realização da prova de vestibular. Para isso, é imprescindível que tenha concluído um curso de graduação de Bacharelado ou de Tecnologia na UNINTER, com status de FORMADO devidamente registrado no sistema acadêmico da instituição.

O candidato que optar por esta opção de ingresso estará dispensado da realização da prova de vestibular. Para isso, é imprescindível que tenha concluído e seja portador de Diploma de curso superior de graduação, o qual deverá apresentar, obrigatoriamente no ato da matrícula, uma cópia frente e verso do diploma da graduação.

Esta opção de ingresso é destinada aos candidatos formados portadores de diploma em uma 1ª Licenciatura, que possuem interesse em realizar uma nova Licenciatura com matriz curricular personalizada, que serão disponibilizadas de acordo com a aderência e ao curso de formação anterior do candidato. A alteração na duração do curso e no respectivo plano financeiro podem alterar de acordo com a aderência da grade curricular.

O Curso é destinado ao público graduado em 1ª Licenciatura e possui aproveitamento das disciplinas cursadas, desde que comprovado por meio dos documentos de matrícula especificado no edital de ingresso.

O inscrito que se candidatar a essa opção de ingresso deverá, obrigatoriamente, ser portador de diploma de curso superior de graduação em Primeira Licenciatura, e deverá apresentar, no ato da matrícula, uma Cópia (frente e verso) do Diploma de Graduação em Licenciatura.

Durante o processo de inscrição, é indispensável que o candidato informe sua formação acadêmica anterior, uma vez que essa informação será utilizada para a definição da estrutura curricular e a carga horária correspondente do curso pretendido.

O candidato que optar por uma dessas opções de ingresso estará dispensado da realização da prova de vestibular.

É de responsabilidade do candidato realizar os procedimentos de matrícula dentro dos prazos estabelecidos e conforme as orientações do Edital. Matrículas que não atenderem aos requisitos exigidos serão canceladas, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Edital de ingresso

Forma de Ingresso: Novo aluno

Os cursos de PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO estão abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores, ou seja, para candidatos que já tenham concluído curso superior, inclusive com colação de grau, em Instituição reconhecida pelo MEC, com data anterior ao início das aulas, em conformidade com o Art. 44 III da Lei nº 9.394/1996 e Art. 1º § 1º da Resolução nº 01/2018 – CNE/SE.

Para requerer a matrícula, o CANDIDATO deverá realizar a postagem dos documentos obrigatórios descriminados abaixo:

a. Diploma de Graduação reconhecido e registrado pelo Ministério da Educação – MEC ou Certidão de Conclusão de curso contendo data da colação de grau anterior ao início das aulas, conforme estabelecido no Art. 44 – III da Lei nº 9.394/1996.
b. Cadastro de Pessoa Física – CPF.

Forma de Ingresso: Egresso

Os Cursos de Pós-Graduação EGRESSO UNINTER são ofertados para todos os candidatos portadores de diploma dos Cursos Superiores emitidos pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, e/ou para candidatos certificados nos cursos de Pós-Graduação emitidos pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. A data da colação de grau deve ser anterior ao início das aulas do curso de pós-graduação, em conformidade com o Art. 44 III da Lei nº 9.394/1996 e Art. 1º § 1º da Resolução nº 01/2018 – CNE/SE.

Para requerer a matrícula, o CANDIDATO deverá realizar a postagem dos documentos obrigatórios descriminados abaixo:

a. Diploma de Graduação reconhecido e registrado pelo Ministério da Educação – MEC ou Certidão de Conclusão de curso contendo data da colação de grau anterior ao início das aulas, conforme estabelecido no Art. 44 – III da Lei nº 9.394/1996.
b. Diploma de curso Superior e do Histórico de Conclusão de curso Superior de Graduação para egressos de graduação; ou do Certificado de Conclusão de curso de Pós-Graduação e do Histórico de Conclusão para egressos de curso de Pós-Graduação; desde que todos sejam emitidos pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, de acordo com a exigência do curso de ingresso.
c. Cadastro de Pessoa Física – CPF.