Selo de responsabilidade social universitária certifica boas práticas das escolas superiores

Autor: Izadora Alves Lopes - estagiária de jornalismo

O Selo de Responsabilidade Social Universitária promovido pelo Instituto IBGPEX, em parceria com a Uninter, reconhece iniciativas em prol da sociedade realizadas pelas escolas superiores da instituição. No dia 27 de junho de 2022, as escolas que se destacaram na promoção de ações humanitárias para pessoas em situação de vulnerabilidade receberem o reconhecimento no campus Garcez, em Curitiba (PR).

No processo de avaliação do selo são consideradas ações específicas, divididas em quatro eixos sociais, que trabalham temas como meio ambiente e educação ambiental, memória cultural, diversidade, defesa e promoção dos diretos humanos. Foram inscritas 468 ações humanitárias pelas escolas superiores. As ações relacionadas ao meio ambiente e à educação ambiental foram as que tiveram maior incidência entre as ações desenvolvidas na instituição.

Cada uma das ações realizadas foi avaliada a partir dos registros de evidências, aos quais foi estabelecida uma pontuação, a fim de estabelecer as escolas que se destacaram em ações sociais.

Atendendo às exigências e expectativas necessárias, a Escola Superior de Educação (ESE) ocupou o primeiro lugar no pódio. A diretora Dinamara Machado compartilhou sua satisfação com do trabalho humanitário feito para e com a sociedade. De acordo com a diretora, este é o resultado do trabalho coletivo realizado pelos colaboradores da escola. “Enquanto diretora, meu papel está em manter nossa cultura organizacional”, afirma.

Em segundo lugar, foi a Escola Superior Politécnica (ESP), que focou principalmente no desenvolvimento econômico, na responsabilidade e na inclusão social. O diretor da Escola Politécnica, Antonio Conte, destacou também a atuação de coordenadores de cursos e professores, que se dedicaram para melhorar as propostas de ações. “Ficamos muito felizes com a participação neste projeto, que em sua primeira vez, já conquistou o segundo lugar entre as escolas”.

A Escola Superior de Saúde Única (ESSU) garantiu o terceiro lugar, com a presença do diretor Cristiano Caveião, que contemplou e recebeu a certificação das ações realizadas. “Para a Escola Superior de Saúde Única, a responsabilidade social é uma atividade que proporciona ao cidadão socioeconomicamente menos favorecido uma oportunidade e, aos alunos de graduação, a aplicação dos conceitos teóricos na parte prática, proporcionando maiores oportunidades dentro da sociedade”, avalia o diretor, garante o desejo de ampliar a atuação focada em responsabilidade social, para reforçar os compromisso com a sociedade.

Os representantes das escolas premiadas receberam uma placa comemorativa e um certificado como reconhecimento pela atuação que transforma vidas por meio da educação. O evento teve a presença do reitor da Uninter, Benhur Gaio, e do pró-reitor de pós-graduação, Nelson Castanheira, além de diretores das escolas, coordenadores dos cursos e convidados.

Reconhecimento às ações sociais

O reconhecimento do Selo de Responsabilidade Social é o resultado do esforço compartilhado de todas as equipes, que acreditam na missão da Uninter em transformar a vida das pessoas por meio da educação, com o compromisso constante de buscar as melhores iniciativas, promovendo o desenvolvimento de pessoas que serão capazes de transformar o mundo. “No mundo pós-pandemia, a colaboração e o apoio oferecidos por ações cidadãs continuarão sendo representativas da reconstrução econômica, criando soluções viáveis ​​e inovadoras, especialmente em comunidades com condições socioeconômicas desfavorecidas”, afirma o reitor Benhur.

Nesse sentido, o reconhecimento do papel das instituições de ensino superior na transformação da sociedade por meio da educação também motiva as ações do centro universitário, tanto nas escolas superiores, quanto na Pós-graduação e nos Polos de Apoio Presencial.  “A Uninter compreende o papel em ser do setor educação, promover a inclusão social, a mudança de vida, pois as instituições de ensino superior são responsáveis ​​pela formação de cerca de 70% dos professores em todos os cantos do Brasil, promovendo o crescimento das qualificações dos mesmos, reduzindo a presença dos docentes leigos na realidade das escolas mais isoladas”, complementa o Reitor.

A gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Domingues Suzuki, demonstra satisfação com a dimensão das ações realizadas pelas escolas superiores. “Isso nos mostra o engajamento cívico que faz parte da cultura da instituição. Diante desse resultado, sabemos que a maior beneficiada foi a sociedade impactada pelos projetos, e em breve abriremos novas inscrições para 2022”, afirma.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Izadora Alves Lopes - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *