Uninter promove integração com a comunidade na Marcha para Jesus
Autor: Yasmin Guedes – Assistente de Comunicação
A Uninter participou, no dia 16 de maio, da 31ª edição da Marcha para Jesus, em Curitiba. A instituição montou um stand institucional na região central da cidade, com o objetivo de divulgar seus cursos da área de Humanidades e estreitar laços com a comunidade. O evento, organizado pelo Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná (COMEP), reuniu 60 mil fiéis nas ruas do centro da capital.
Segundo a professora Sandra Morais Ribeiro dos Santos, dos cursos de Teologia Interconfessional, Doutrina Católica, Ciências da Religião e Filosofia, o espaço foi planejado para ser dinâmico e acessível. “A proposta é aproximar a comunidade do universo da educação superior, especialmente nas áreas de Humanidades, Teologia e Ciências da Religião, além de apresentar oportunidades de formação para diferentes perfis de público”, explicou.
O stand do Centro Universitário ofereceu materiais informativos, como panfletos e livros, e também realizou o cadastro de interessados para sorteios. A professora Daiane Martins Batista, do Bacharelado em Teologia Bíblica Interconfessional, destacou a boa receptividade dos participantes. “O que mais me marcou foi a receptividade das pessoas e a oportunidade de estar presente em um evento tão significativo”, afirmou. Segundo ela, a iniciativa contribui para que a universidade se torne mais próxima da sociedade.
A equipe foi composta por quatro professores da área de Humanidades, além de coordenadores e colaboradores institucionais. A participação envolveu principalmente os cursos de Bacharelado em Teologia (interconfessional) e Ciências da Religião, mas também contemplou áreas correlatas, como Pedagogia e cursos técnicos, reforçando o caráter interdisciplinar da instituição.
O professor José Carlos Moraes, do Bacharelado em Teologia Católica, avaliou o evento como positivo e destacou a organização logística. “Não podemos esquecer jamais dos bastidores. Aqui, muita cooperação da gestão administrativa que se multiplica para que tudo saia a contento”, comentou. Ele também mencionou um fator que, segundo ele, contribuiu para o sucesso da edição: a previsão de chuva que não se concretizou. “A previsão do tempo era de chuva, e não era pouca chuva. Mas, eu acredito que a fé das pessoas promoveu a abertura do tempo, o que contribuiu mais uma vez para o sucesso do evento”, disse.
A Marcha para Jesus 2026 teve como tema “Eis que venho, virei outra vez e vos levarei”. A concentração ocorreu na Praça 19 de Dezembro, no Centro, de onde os participantes seguiram em caminhada pelas ruas centrais de Curitiba. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o evento é uma das maiores manifestações religiosas da cidade e acontece anualmente desde 1995.
Para Sandra Morais, a participação da Uninter na marcha reforça o compromisso da instituição com o diálogo entre fé, cultura e educação. “Estar presente em um evento dessa magnitude nos permite reafirmar nosso compromisso com a formação integral, que considera não apenas o aspecto acadêmico, mas também as dimensões ética, cultural e espiritual do ser humano”, declarou. Ela acrescentou que a expectativa é ampliar a presença da universidade em eventos similares nos próximos anos.
A ação também está alinhada com a política institucional de democratização do acesso ao ensino superior e de reconhecimento da religião como fenômeno social e cultural. Para a Uninter, a inserção em espaços públicos de grande alcance, como a Marcha para Jesus, fortalece e amplia seu impacto social.
Autor: Yasmin Guedes – Assistente de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Professores - Sandra Morais e José Carlos Moraes




