Uninter celebra marco de e-commerce próprio com showroom para colaboradores
Autor: Yasmin Guedes - Estagiária de Jornalismo
O Grupo Uninter celebrou a trajetória de sucesso da Loja Uninter, e-commerce oficial da instituição, na Sede das Araucárias, em Curitiba (PR), nos dias 30 e 31 de outubro. O showroom, dividido em três apresentações para diretoria, conselho de administração e colaboradores, marcou a conclusão das fases iniciais do projeto, lançado no final de 2023, que já conta com mais de 400 anúncios e entrega para todo o Brasil.
Para o gerente de Logística e E-commerce, Felipe Zanin, coordenador do projeto, o evento representou um marco histórico: “Foi um momento de ver toda essa caminhada, olhar para trás e ver que foi feito um trabalho muito sério e competente, e que hoje temos uma loja de qualidade”, afirmou. Ele destacou que a Uninter se consolidou como a instituição de ensino com o maior portifólio de produtos em e-commerce próprio do segmento.
Zanin lembrou que, há menos de dois anos, a Loja Uninter era apenas uma ideia em um PowerPoint, sem empresa, produtos ou site constituídos. O evento de apresentação foi crucial para mostrar pessoalmente a qualidade dos itens aos colaboradores, que até então só os conheciam pelas telas dos computadores.
A estratégia por trás da iniciativa foi reforçada por Moacir Gomes da Silva, diretor administrativo do Grupo Uninter, que colaborou ativamente com a organização do evento. Para ele, a celebração representou a materialização de um ciclo de conquistas: “A proposta do evento era demonstrar para os nossos colaboradores um projeto que já iniciou há três anos e mostrar o caminhar. Agradecer a todas as áreas, a todos os colaboradores envolvidos nesse projeto e para que cada um deles que tivesse então a possibilidade de conseguir visualizar, de fato, todos esses produtos que são ofertados hoje no nosso site”.
A criação da loja está vinculada a uma mudança na metodologia de ensino, com a adoção dos kits de laboratório portáteis para a realização de atividades práticas nos polos. Dessa forma, a Loja Uninter surgiu para garantir que os alunos possam adquirir também os materiais que desejarem para uso pessoal.
“A principal motivação foi pensando no aluno. Nós queríamos criar uma plataforma onde ele pudesse entrar e concluir a sua trajetória acadêmica”, explica Zanin. O projeto foi estruturado em três fases: a primeira, dedicada a insumos e equipamentos para atividades práticas; a segunda, a vestuário de uso obrigatório, como jalecos; e a terceira, a uma linha diversificada de papelaria e brindes.
Como destacou o analista de E-commerce Gabriel Spacki durante o showroom: “Agora a gente está com essa linha de mochilas, necessaires, copos, garrafas térmicas e também presentes de aniversários, como, por exemplo, brinde do churrasco”.
O desenvolvimento, iniciado em 2023, foi descrito como “desafiador” e “resiliente”, exigindo a criação de tudo a partir do zero. De um portifólio inicial de 150 anúncios, a loja chegou aos atuais mais de 400 produtos, que representam mais de 600 itens, considerando as variações.
Zanin enfatizou que o sucesso foi construído por muitas mãos, sendo o evento também uma forma de agradecer a todas as áreas que contribuíram, como marketing, TI, setor acadêmico e a Central de Notícias Uninter (CNU), que auxiliou nas fotos do site.
A plataforma está disponível para todo o Brasil pelo site www.lojauninter.com. Para os alunos, o acesso é ainda mais fácil por meio de um ícone direto no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Univirtus da Uninter.
Apesar de ter o aluno como foco central, o público-alvo da loja se expandiu para incluir a rede de polos, colaboradores da instituição e familiares dos estudantes. “O grande diferencial é que na Loja Uninter nós comercializamos produtos oficiais da marca Uninter”, reforça o gerente de E-commerce.
A personalização é uma das estratégias principais para conectar-se com o cotidiano do aluno. Zanin destacou que muitos estudantes buscam camisetas que, além da marca Uninter, fazem referência ao seu curso de atuação. Somado ao aspecto acadêmico, a loja cumpre um papel estratégico de marketing, difundindo a marca por todo o país, com itens como jalecos e agasalhos portando brasões e logos padronizados que fortalecem a identidade visual.
O projeto continua em expansão, com previsão de novos lançamentos até o final de 2025, incluindo uma linha específica para o curso de Educação Física e a comercialização de livros.
Para Zanin, a liderança do projeto representou um grande desafio pessoal e profissional. Ele descreveu a experiência como muito gratificante, embora tenha exigido resiliência. O profissional detalhou como precisou se desenvolver em áreas diversas, desde desenvolvimento de produto e questões fiscais, até TI e fotografia, em um processo de aprendizado contínuo.
“Para mim é muito gratificante. E você vê que dois anos atrás nós não tínhamos nada. Hoje, dois anos depois, nós temos um site, temos mais de 400 anúncios”. E, como ele mesmo define, embora a jornada tenha sido longa, ainda há muito pela frente. “Se a gente pegasse uma escadaria, a gente ainda tá no começo dos degraus, mas já avançamos muito”, conclui.
Autor: Yasmin Guedes - Estagiária de JornalismoRevisão Textual: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Yasmin Guedes

















