Estão abertas as inscrições para a Iniciação Científica 2026 na Uninter

Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação

Estudantes da Uninter e pesquisadores de outras instituições de ensino superior interessados, já podem se inscrever para o Programa da Iniciação Científica (PIC) 2026, até o dia 24 de outubro. O centro universitário dispõe de 122 projetos, vinculados a 45 linhas, em 17 grupos de pesquisa das escolas superiores e dos programas de pós-graduação.  

O programa tem como objetivos “viabilizar a produção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, possibilitando a iniciação do aluno de graduação na pesquisa. Ao mesmo tempo em que aprende a utilizar o método científico, o aluno estará habilitado a empregar as técnicas de pesquisa e a desenvolver uma atitude crítica e reflexiva”, mostra o edital. 

A coordenadora de Pesquisa e Publicação Acadêmicas da Uninter, Desiré Dominschek, destaca o cuidado que os alunos precisam ter em relação à data de inscrição e cronograma das demais etapas, assim como as exigências para cada modalidade, seja voluntário ou bolsista. “Um dado importante aos candidatos é estar em dia com as obrigações financeiras. Ler e reler, salvar o edital e seus anexos em local seguro e marcar os prazos no calendário”, salienta a docente.  

Cada projeto conta com até 15 vagas para estudantes voluntários e duas para bolsistas, uma de 100% e outra de 50% da mensalidade. Para se candidatar ao auxílio financeiro, o estudante deve estar matriculado em um curso de graduação da Uninter, sem inadimplência e sem sanções disciplinares, como advertência e suspensão. 

Além disso, bolsistas precisam dispor de tempo para se dedicar à pesquisa, com 20 horas semanais para bolsa integral e 10 horas semanais para meia bolsa, ter aderência do curso com o tema da pesquisa, não ser beneficiário de outra bolsa ou convênio corporativo que pague a mensalidade do aluno.  

Voluntários podem ser alunos matriculados ou egressos da Uninter, assim como pesquisadores de outras instituições, vinculados a cursos de graduação e pós-graduação. Embora não recebam auxílio financeiro, ganham um certificado de carga horária com 80 horas, desde que cumpram com as atividades propostas pelo orientador, com inclusão do nome na divulgação dos resultados do projeto de pesquisa. 

Estudantes do curso de bacharelado em Administração Pública do centro universitário poderão aproveitar o PIC para fazer estágio supervisionado obrigatório, dentro de projetos que tenham relação com a graduação.  

Coordenadores escolhem os pré-selecionados, que serão divulgados no dia 16 de novembro. O setor financeiro realiza a análise entre os dias 17 e 28 de novembro e o resultado está previsto para 15 de dezembro. As atividades iniciam em fevereiro e a vigência da bolsa-auxílio se dá até dezembro de 2026. 

Os candidatos devem escolher entre os projetos expostos no anexo do edital e preencher o formulário de inscrição. Serão observados a justificativa, o currículo lattes atualizado e a entrevista com os coordenadores. Cada projeto tem o próprio link de inscrição. Para acessar e saber mais, confira o edital completo. 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels/Christina Morillo


1 thought on “Estão abertas as inscrições para a Iniciação Científica 2026 na Uninter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *