Uninter marca presença em congresso internacional com reflexões sobre temas da atualidade
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação Acadêmica
“As religiões frente às crises mundiais contemporâneas: Construindo esperanças”. Esse foi o tema do 37º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter), um dos eventos acadêmicos mais importantes da área que acontece no Brasil. Com o objetivo de discutir o papel das religiões frente às diversas crises da contemporaneidade, o encontro aconteceu entre os dias 8 e 11 de julho, de forma híbrida, na PUC Minas, em Belo Horizonte, e reuniu pesquisadores do país e do exterior.
Na edição deste ano, houve participação significativa de professores da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas da Uninter (ESEHL), todos da área de Humanidades, dos cursos de Bacharelado em Teologia Interconfessional e Bacharelado em Teologia: Doutrina Católica, sob gestão do professor Cícero Manoel Bezerra, que inclusive foi um dos participantes do Congresso tanto na apresentação de trabalho acadêmico como na coordenação do Grupo de Trabalho 3 – Memória, História e Comunicação nas Religiões.
Com o trabalho “A Teoria do Agendamento no ambiente da Pós Verdade”, o professor Cícero abordou as mudanças na indústria da mídia, a regulamentação das atividades midiáticas e os desafios dos assuntos emergentes. Ele destacou que o evento é uma oportunidade para a promoção de debates sobre temas relevantes na teologia e ciências da religião. “Alguns temas fazem parte do catálogo de assuntos debatidos na sociedade contemporânea como tecnologia, mídia, trans humanismo, desigualdade, entre outros”, ressalta.
Quem também participou do Congresso foi a professora Daiane Martins Batista que apresentou um trabalho junto com o professor Adriano Sousa Lima com o tema “Formação religiosa em tempos digitais: desafios e potencialidades da EAD na disseminação do saber religioso”. Para Daiane, a participação em eventos dessa magnitude é muito importante para os professores desse segmento. “É fundamental para a atualização acadêmica, possibilitando a reflexão acerca das temáticas abordadas, além de promover o diálogo com outros profissionais da área”, destaca Daiane.
Já para o professor Adriano, as pesquisas na área da teologia e ciências das religiões vêm ganhando cada vez mais relevância, uma vez que tem tratado de temas fundamentais para a sociedade. “Nesse ano, por exemplo, o evento refletiu sobre o tema das religiões frente às crises do mundo contemporâneo. Essa conexão com os grandes problemas da sociedade é essencial para as pesquisas na área”.
Compondo a comitiva da Uninter, a professora Sandra Morais Ribeiro dos Santos participou do Congresso Internacional da Soter com o trabalho “A Plenitude do Espírito de Yahweh em Isaías 11,1-9: esperança para a sociedade contemporânea”. Ela destacou que todos os trabalhos apresentados pelos professores da Uninter são fruto “de suas pesquisas acadêmicas, e proporcionam não somente o compartilhamento de informações relevantes para o meio teológico, mas a promoção do diálogo e a busca de soluções para problemas que são comuns à todos na contemporaneidade”.
Sandra ressalta que o evento foi excelente e se mostrou um espaço privilegiado para discussões sobre a participação da religião na sociedade. Ela também destacou a troca de saberes que é essencial no âmbito acadêmico e que ajuda na qualificação para atuação dos professores. “Passamos por inúmeras crises: ambientais, sociais, econômicas etc. e a religião impacta a forma como interpretamos e nos posicionamentos diante dos desafios cotidianos. Por isso mesmo, a importância dessa reflexão proporcionada pelo Congresso em seus múltiplos espaços de diálogo”.
Por fim, também participante do Congresso, o professor Márcio Pelinski destacou que o evento proporciona, além da reflexão sobre temas da atualidade, uma troca de experiências entre pesquisadores que enriquece as relações e abre horizontes para parcerias em novas pesquisas. O trabalho apresentado por ele foi “A 1ª Carta de Pedro e as Instruções para a vida fraterna (1Pd 3,8-12)”.
Márcio também ressalta a importância da representatividade relevante dos professores da Uninter no evento por se tratar do maior congresso de Teologia do Brasil. “Como representante dos cursos de graduação em Teologia e Ciências da Religião, entendo que nós professores levamos o nome da instituição para este importante e referencial local de discussão teológica brasileira”, finaliza.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação AcadêmicaEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Banco de imagens do Pexels
