Redação para Enem e teste vocacional mobilizam estudantes do Ensino Médio em Joinville

Autor: Igor Carvalho Horbach – Estagiário de Jornalismo CNU

O projeto Redação Nota 1000 desembarcou em Joinville neste mês de maio, por meio do polo da Uninter. A proposta é inovadora: unir um super aulão de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a um teste vocacional gratuito, ambos voltados para estudantes do Ensino Médio.  

A ação, que percorreu cinco escolas e impactou centenas de jovens, tem como missão descomplicar a prova mais temida do exame nacional e ainda ajudar na escolha profissional de quem está prestes a concluir uma etapa importante dos estudos.  

Segundo a gestora do Polo, Adrinéia Puzi, foi uma longa construção de relação com as escolas até que o projeto saísse do papel de fato. “Desde 2022, visito as escolas com o intuito de incentivar ao nosso Pré-enem gratuito […]. Com esta experiência, e já criando um relacionamento com os coordenadores e direção escolar, pude entender um pouco mais a necessidade deles e tive a ideia de fazer o teste vocacional em sala.”, conta. 

O professor Marlus Geronasso confirmou presença e se deslocou até a cidade para os aulões de redação do pré-enem. “Foi uma experiência mágica e única. Foram realizados 10 aulões de Redação em cinco escolas diferentes de Joinville”. 

Entre os inúmeros desafios e aprendizados, Adrinéia destacou também a confecção do próprio material de apoio exigido pelas escolas antes mesmo do aulão acontecer. “Cada turma é diferente da outra e o professor Marlus, com sua experiência, ensinou há como deve ser a conduta nas situações.” 

Nos próximos meses, o polo deve continuar o trabalho com os aulões de pré-enem. “No decorrer deste ano, vamos dar sequência a este trabalho maravilhoso para fortalecer ainda mais o Pré-enem”. A gestora, orgulhosa, reforça o papel fundamental de ações como essa para o bem-estar social e de futuros acadêmicos. “Podemos ajudar a realizar os sonhos dos estudantes e de seus pais”. 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Carvalho Horbach – Estagiário de Jornalismo CNU
Edição: Larissa Drabeski
Revisão Textual: Natália Jucoski
Créditos do Fotógrafo: Divulgação polo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *