Central de Carreiras lança iniciativa para decolar profissões

Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo

Os obstáculos presentes no mercado de trabalho atual fazem com que diversos profissionais tenham que se desdobrar e ir além de suas próprias formações. Muitas pessoas acabam percebendo que entraram em áreas diferentes do que realmente gostariam de trabalhar ou que precisam se reinventar dentro de suas carreiras. A Central de Carreiras Uninter, juntamente com os cursos de Recursos Humanos e Coaching da instituição, desenvolveu um projeto de monitoria e mentoria em cima de um método específico para que os alunos possam se descobrir, inventarem e reinventarem suas carreiras.

O projeto iniciou no ano passado, quando os professores responsáveis pelo projeto, Fernando Mesadri e Carla Patrícia da Silva, organizaram uma seleção para escolherem os monitores voluntários. Dentro de um curto período de tempo, foram feitas as inscrições, nas quais houve diversos processos seletivos e encontros para capacitação. Nas 48 inscrições obtidas, as alunas Daniela Macri e Jucilene Pereira foram as escolhidas para trabalhar e fazer a mentoria dos alunos sob supervisão do professor Fernando.

Elas contaram suas experiências com o método e com as ferramentas de mentoria e monitoria. Segundo Jucilene, a ferramenta a ajudou a gerar e distribuir valores na vida profissional, conseguindo se conhecer melhor e ter foco para seus objetivos profissionais. Já Daniela fez o seguinte relato: “Até o meio do caminho, você fica ali ‘será que vai fazer sentido, será que estou fazendo isso e vai valer a pena?’ E vale muito a pena porque é realmente um método de autorreflexão, de autoconhecimento, de autorresponsabilidade. Enfim, tudo você chama para você e percebe naquele momento que não é o professor que está ali, que é responsável pelo seu êxito, e isso é muito importante faz você se autovalorizar”.

O método utilizado no projeto se chama BMY (Business Model You), traduzido como Negócio de Modelo Pessoal, que já foi aplicado em 43 países e comprovado cientificamente. O método foi criado por um educador e empreendedor, o norte-americano chamado Tim Clark. Dentro desses métodos, vamos contar com seis ferramentas:

  1. O modelo de negócio pessoal, que é um planejamento;
  2. A roda da vida, uma ferramenta muito utilizada pelos coaches e que faz um retrato do momento que você tá vivendo;
  3. Múltiplos papéis, que vai avaliar quantos papéis você desenvolve em um dia;
  4. A linha da vida é outro instrumento, que vai fazer uma retrospectiva, como se fosse uma história pregressa da nossa vida em que vai avaliar seus pontos altos e baixos até o momento presente. Ela vai se desdobrar até chegar na tabela de capacidades e habilidades, que vai avaliar algumas características pessoais;
  5. Agenda do tempo serve para encaixar coisas no seu dia, no seu cotidiano;
  6. Plano de ação é onde o aluno vai poder obter sua resposta final.

“O plano de ação é o plano de voo, onde a sua carreira vai decolar e que você seja muito feliz com aquilo e com as suas escolhas, porque isso que é importante: saber fazer uma boa escolha, que é definitiva e implica no seu bem-estar e no bem-estar da sua área de classe, de seus colegas e do seu país também”, explicou Fernando.

Como vai funcionar e como posso participar?

O projeto vai disponibilizar 20 vagas, divididas entre dez sob mentoria de Daniela e a outra metade com Jucilene. Todos estarão sob supervisão do professor Fernando. O curso vai funcionar por turmas, alternando vagas para que cada vez mais alunos possam participar e experimentar esse método.

Para mais informações sobre horários e turmas, basta entrar no site da Central de Carreiras. O projeto foi exibido no programa Momento de Carreira, transmitido em 15 de fevereiro de 2023 e disponível na Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Anne Shvets/Pexels e reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *