Meio ambiente e sua influência no envelhecimento saudável

Autor: Mauricio Geronasso - Estagiário de Jornalismo

Hoje temos a consciência de que o meio ambiente é um elemento fundamental para a qualidade de vida, especialmente quando se chega à terceira idade. Nada mais justo do que gozar os anos finais da vida num ambiente agradável e acolhedor, quando se colhe os frutos de uma longa jornada de trabalho.

O aumento da expectativa de vida e a queda das taxas de natalidade apontam para uma inversão da nossa pirâmide populacional. Segundo projeções do IBGE, em 2039 o número de pessoas com mais de 65 anos superará o de crianças de 0 a 14 anos no país, e até 2060, um em cada 4 brasileiros será idoso.

Na Roma antiga, a expectativa de vida era de apenas 17 anos. Já nos dias atuais, em alguns países, como o Japão, a expectativa já chega aos 85 anos. No Brasil, atualmente está em 76,6 anos. Essa mudança demográfica também impacta o meio ambiente.

A busca de um equilíbrio entre o bem-estar e a sustentabilidade é um debate urgente, necessário para a construção de uma sociedade sustentável. “As pessoas vivem cada vez mais. Isso é ser longevo, as pessoas estão passando mais anos sendo idosos. A longevidade e o tratamento de idosos é tratado como política pública no Brasil”, diz a professora Fabiana Prestes, tutora dos cursos de Tecnologia em Gerontologia, Agente Comunitário de Saúde e Endemias, Paramedicina e Instrumentação Cirúrgica, da Uninter.

“As características das pessoas e a interação com o meio ambiente ao longo do tempo produzem o desenvolvimento humano e as constantes mudanças na qualidade de vida”, explica o professor Cristiano Caveião, coordenador do curso  de Tecnologia em Gerontologia – Cuidado ao Idoso da Uninter.

Os recursos naturais do nosso planeta estão cada vez mais escassos, resultado da exploração e da alteração das condições climáticas, o que torna necessária uma modificação de atitudes e de comportamentos das pessoas para que se possa garantir uma vida saudável nas próximas décadas. A qualidade de vida dos idosos engloba diversos fatores, como biológicos, psicológicos, culturais, políticos e sociais, que são afetados por questões ambientais.

“O envelhecer está associado ao aparecimento de doenças e, para isso, devemos atuar diretamente na prevenção”, destaca Caveião, lembrando que a degradação ambiental é também um fator causador de doenças.

Os novos desafios nessa área estão ligados diretamente à educação ambiental voltada para um futuro mais sustentável. Se não cuidarmos do planeta, não teremos condições ambientais favoráveis para viver nosso envelhecimento com alegria.

Cristiano Caveião e Fabiana Prestes falaram sobre a influência do meio ambiente na qualidade do envelhecimento durante a 2ª Maratona ECOS do Brasil, realizada pela Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter. O evento contou com um total de 12 horas de palestras e debates relacionados a meio ambiente, humanidades e saúde.

Você pode acompanhar a gravação completa por meio da página do Facebook ou do Canal do YouTube da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Mauricio Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Magda Ehlers/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *