Uninter patrocina seminário de educação especial em São José do Cedro

Cerca de 500 pessoas participaram no último dia 23 de agosto do 1º Seminário de Educação Especial do Extremo Oeste, realizado em São José do Cedro (SC). O evento contou com o patrocínio do polo de apoio presencial da Uninter no município.

“Foi um evento muito importante para a formação profissional dos educadores de São José do Cedro e região”, pontua a gestora do polo, Andréia Luiza Demossi Perin. O encontro teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre a prevenção e a promoção do desenvolvimento infantil e sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Andréia conta que a ideia de realizar o seminário surgiu a partir da necessidade de oferecer formação de qualidade para profissionais que atuam com pessoas com deficiência nas diferentes áreas. “Bem como empoderá-las em seu papel de cuidar, proteger e estimular para favorecer o desenvolvimento integral de crianças e jovens com deficiência”, diz.

Foram realizadas duas palestras. A primeira, com o tema “Desenvolvimento Infantil”, teve como palestrante a psicóloga clínica Sabrina Bongiovanni, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Ela também é especializada em terapia do esquema, um modelo de psicoterapia cognitiva, além de ter formação em terapia cognitivo comportamental na infância e adolescência pelo Instituto da Família de Porto Alegre (Infapa).

A outra palestra foi realizada pelo neuropediatra Ricardo de Moraes Ribeiro, com o tema “Um contexto atual do Transtorno do Espectro Autista”. Ribeiro é membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, da Liga Brasileira de Epilepsia e da International Child Neurology Association (Associação Internacional de Neurologia Infantil). Também é membro da International Alliance of Academies of Childhood Disabilities (Aliança Internacional de Academias de Deficiência da Infância).

Incorporar HTML não disponível.
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP São José do Cedro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *