SOMBRIO

“Café com ideias” alimenta muitos debates

E se todos os meses você tivesse um encontro para tomar um café e discutir assuntos variados, como educação, administração e saúde emocional no trabalho? Foi para isso que o polo de apoio presencial da Uninter em Sombrio (SC) criou em 2016 o “Café com Ideias”. Os eventos podem ser abertos ao público, dependendo do espaço disponível e da aderência de alunos e funcionários, ou restrito a alunos da instituição.

“Criamos este projeto com o objetivo de trazer todo mês uma novidade, seja uma palestra, uma exposição, entrevistas, aquilo que fosse agregar mais conhecimento aos nossos alunos, e a nós mesmos, que estamos sempre em busca do conhecimento e do saber”, explica a coordenadora do polo, Valdete Homem.

Mês do administrador

Em comemoração ao “Mês do Administrador”, em setembro, o tema do Café foi “Uninter: Profissionais de Negócios”. Os palestrantes foram Alexandre Henrique Capistrano, administrador do CRASC (Conselho Regional de Administração de Santa Catarina), Rúbia Albers Magalhães, vice-presidente de Administração e Finança do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) de Santa Catarina, e empresários da região.

“Foi uma experiência muito bacana participar das noites de palestras, sem dúvida uma bagagem que vai contribuir muito para nossa formação profissional”, relata o aluno Guilherme Antônio Silveira Da Silva. Além das palestras, foram arrecadados alimentos para a casa de repouso Lar do Idoso São José, em Sombrio. A arrecadação continua ao longo dos meses de novembro e dezembro.

Mês do professor

Em outubro, quando acontece o Dia do Professor, o polo direcionou suas palestras aos educadores com o tema “O professor do século XXI”. O evento foi organizado por Valdete e pelas tutoras dos cursos de licenciatura, as professoras Josiane Dos Santos de Medeiros e Sabrina Vieira Gomes.

Várias participantes usaram rosa para apoiar o movimento mundial do “Outubro Rosa”. Rosi Gonçalves, diretora de ensino do município de Sombrio, foi a primeira palestrante e trouxe o tema “De bem comigo”, abordando o autoconhecimento e como lidar com as situações adversas no ambiente de trabalho.

A educação especial não ficou de fora. A professora do AEE/Cegos do IFC, Luana Tillmann, palestrou com o tema “Dialogando sobre a educação especial na perspectiva da educação inclusiva: transposição de barreiras e transmutação de paradigmas”. A presença do cão guia Mambo foi uma atração à parte.

Outra palestrante, Ana Dirce, falou a respeito da “Gestão na sala de aula: o olhar do professor no contexto atual”, abordando as expectativas que a sociedade atual tem em relação aos educadores, a necessidade da inovação e do relacionamento saudável com os alunos. “O professor há de se reinventar, num processo de compreensão, reflexão sobre a teoria e inovação em suas aulas a partir de novos conceitos aprendidos”, conclui Valdete.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Sombrio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *