Novas Aquisições (clique na capa para abrir o acervo)

Educação:

 

Este livro é fruto do diálogo profícuo entre estudiosos sobre o tema das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação. Os organizadores trazem diversos autores convidados do Brasil e de Portugal que, ao longo dos últimos 25 anos, trabalham intensamente com o tema, envolvendo-se com a investigação, a formação de professores, a gestão e a avaliação de projetos e políticas públicos de integração e dinamização da utilização educacional das tecnologias de informação e comunicação nos cenários de aprendizagem. O eixo articulador desta obra são as perspectivas de inovação em educação com o uso das TIC. Ela está organizada em dez capítulos, sendo seis de autores do Brasil e quatro de Portugal, ao longo dos quais é desenvolvida a temática da inovação em educação a partir da reflexão sobre os conceitos, os modelos e as práticas de mudança e inovação nos cenários emergentes da educação na sociedade digital.

 

 

 

 


 

Clayton Christensen, o pai da da teoria da inovação diruptiva, e seu colega Henry J. Eyring, mostram em A Universidade Inovadora como e por que as universidades devem mudar. A história e as transformações pelas quais passaram duas instituições muito diferentes – Harvard e BYU-Idaho –, aqui retratadas, contribuem para desenhar caminhos inovadores e mais baratos para desempenhos que garantam relevância e permanência.

 

 

 

 

 

 


 

Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia da Educação é um livro feito por professores para professores. Resultado das reflexões dos participantes do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido desenvolvido pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann, este livro apresenta aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula, como maior engajamento dos alunos no aprendizado e melhor aproveitamento do tempo do professor para momentos de personalização do ensino por meio de intervenções efetivas.

Esta obra é uma parceria da Penso Editora, Instituto Península e da Fundação Lemann.

 

 

 

 


Engenharia da Computação:

Sumário: Parte I – Inteligência artificial: suas raízes e seu escopo; Capítulo: 1. IA: história e aplicações; Parte II – Inteligência artificial como representação e busca; Capítulos: 2. O cálculo de predicados; 3. Estruturas e estratégias para busca em espaço de estados; 4. Busca heurística; 5. Métodos estocásticos; 6. Controle e implementação de busca em espaço de estados; Parte III – Capturando inteligência: o desafio da IA; Capítulos: 7. Representação do conhecimento; 8. Método forte de solução de problemas; 9. Raciocinando em situações incertas; Parte IV – Aprendizado de máquina; Capítulos: 10. Aprendizado de máquina: simbólico; 11. Aprendizado de máquina: conexionista; 12. Aprendizado de máquina: genético e emergente; 13. Aprendizado de máquina: probabilístico; Parte V – Tópicos avançados para a solução de problemas por IA; Capítulos: 14. Raciocínio automático; 15. Compreensão de linguagem natural; Parte VI – Epílogo; Capítulo: 16. Inteligência artificial como investigação empírica; Índice.
ISBN13: 9788581435503
Autor: George Luger
Edição: 6º edição
Ano de publicação: 2014
Tipo de capa: Capa Mole / Brochura
Idioma: Português
País: BR
Material: Impresso


Esta terceira edição vem complementar as anteriores, mantendo uma linguagem didática e tratando de temas fundamentais para a formação de um bom programador. Reestruturada, com o acréscimo de assuntos como recursividade e acesso à base de dados, trabalha de forma objetiva com a linguagem de programação Java, visando a uma aplicação prática.O intuito desta obra é oferecer uma orientação teórico-prática para estudantes e profissionais das áreas de ciência da computação e sistemas de informação e a todos que, de alguma maneira, têm interesse no tema.
ISBN13: 9788543019147
Autor: SANDRA PUGA E GERSON RISSETTI
Edição: 3º edição
Ano de publicação: 2016
Tipo de capa: Brochura
Páginas: 320
Idioma: Português
País: Brasil

 


Engenharia da Produção

Além de apresentar modelo de PCP com as funções revistas e atualizadas de planejamento estratégico da produção (longo prazo), planejamento-mestre da produção (médio prazo) e programação e acompanhamento da produção (curto prazo), esta obra demonstra a estratégia da manufatura enxuta (lean) e une os atuais conceitos dessa estratégia com os de PCP. Inclui ainda jogos computacionais como ferramenta de apoio didático para o ensino das funções do PCP. Com o auxílio desse recurso, praticamente todos os conceitos aqui apresentados, e seus exemplos ilustrativos, podem ser praticados em uma série de jogos (LSSP_PCP) desenvolvida em banco de dados Access com programação em Visual Basic que fornecem uma visão “horizontal” de passagem do tempo com a simulação de 12 períodos. Um novo exercício em Excel que aprofunda “verticalmente” o tema em estudo, entrando no detalhe de cada heurística do ERP ligada às funções do PCP, também é proposto nesta terceira edição. Espera-se, assim, facilitar o ensino e o aprendizado do PCP, tornando uma tarefa simples e agradável tanto para o professor como para o aluno. Livro-texto para as disciplinas Administração da Produção e Planejamento e Controle de Produção dos cursos de Engenharia de Produção e Administração de Empresas. Leitura para atualização de profissionais da área de produção.
I.S.B.N.: 9788597013054
NÚMERO DE PÁGINAS: 304
NÚMERO DA EDIÇÃO: 3a
ANO DA EDIÇÃO: 2017
PAÍS DE ORIGEM: Brasil


Engenharia Elétrica

Energia Elétrica – Geração, Transmissão e Sistemas Interligados adota uma abordagem holística, não apenas do desenvolvimento do modelo energético brasileiro – considerando aspectos históricos, sociais e políticos, além das questões especificamente técnicas da teoria e da prática – como também do próprio processo de aprendizagem. O livro tem como objetivo oferecer uma proposta altamente didática, buscando proporcionar ao estudante de engenharia todos os recursos e ferramentas necessários para seu pleno desenvolvimento. Coerente com essa perspectiva, seu conteúdo se estrutura de maneira interdisciplinar, combinando fatores relativos aos fundamentos de engenharia a procedimentos operacionais, segurança, dados comerciais e aspectos legais do sistema elétrico brasileiro. Sendo assim, o caráter acessível e inovador de Energia Elétrica – Geração, Transmissão e Sistemas Interligados faz desta obra uma leitura fundamental para a formação dos futuros profissionais – em um setor de crucial importância para a vida contemporânea.
MARCA: LTC
I.S.B.N.: 9788521624158
NÚMERO DE PÁGINAS: 162
IDIOMA: Português
ACABAMENTO: Brochura
NÚMERO DA EDIÇÃO: 1a
ANO DA EDIÇÃO: 2013

 


A 3ª edição desta obra, referência na área, incorpora novas facetas e avançosdo cenário da geração de energia elétrica, resultando em um dos títulos mais completos sobre o assunto.
A obra mantém – mas atualiza – as características básicas de suas edições anteriores: enfoque abrangente da geração elétrica no contexto da sustentabilidade, enfoque específico e aprofundado das tecnologias de geração e enfoque sistêmico de técnicas de planejamento e gestão.
Desenvolve temas densos e importantes (dos conceitos básicos e características fundamentais das principais formas de geração de eletricidade à sua inserção no contexto global do desenvolvimento humano e sua integração aos sistemas elétricos de potência) de maneira simples, clara e acessível.
Conta com problemas típicos de cursos de geração elétrica, com soluções lógicas e comentadas, além de questões para reflexão e debates, bibliografia específica e material complementar disponível on-line, orientando assim aprofundamentos e ilustrando a aplicação de conceitos e fórmulas.
Foi escrito por um dos autores mais experientes na área, cujas vivências didática e profissional o conduzem a um enfoque não fragmentado da questão da energia, visto como uma das bases do modelo de desenvolvimento humano direcionado à equidade e à harmonia ambiental.