Metodologia do Ensino de Artes

Duração 9 meses
Titulação Pós-Graduação Especialização Lato Sensu
Modalidade Semipresencial
18 parcelas de
R$ 315,00
valor para: Pós Lato Sensu

O CURSO

Curso Flex:

  • Pós-Graduação Especialização Lato Sensu - 360 h

Seja um especialista na arte de ensinar.

O curso de pós-graduação amplia o conhecimento teórico sobre a natureza, o valor e o significado de Arte na Educação, sensibilizando e apurando o gosto estético. Além disso qualifica você para atuar nas diferentes linguagens – artes visuais, música, teatro e dança – integrando métodos e técnicas. Você sai pronto para vencer e se destacar em sua carreira profissional. Venha para a Uninter.

DIFERENCIAIS:

    • Biblioteca digital disponibilizada via UNIVIRTUS
    • Chats, fóruns e materiais de apoio gratuitos
    • Tutoria on-line.
    • Especialistas, mestres e doutores que atuam com destaque na área garantem o seu aprendizado.

 

SUA CARREIRA

A UNINTER FEZ O CURSO QUE VOCÊ QUER E O MERCADO PRECISA

Por oferecer condições para compreensão do que ocorre no plano da expressão e do significado ao interagir com as artes como objeto de conhecimento para ampliação da sensibilidade, percepção, reflexão e imaginação, você sai preparado para atuar em escolas públicas ou privadas com total domínio. Aprenda com os melhores e destaque-se. Faça mais por você e sua carreira, faça Uninter.

SAIBA MAIS SOBRE O SEU CURSO

O Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Artes exige um compromisso para além da mera informação e organização de disciplinas, visto que, como outras áreas das ciências humanas, promoverá a formação continuada de profissionais cuja atuação incidirá sobre o processo intelectual, político, social e moral de diferentes grupos sociais.

A formação continuada dos estudantes de pós-graduação do Centro Universitário UNINTER, mediado pelas relações e experiências vivenciadas durante o curso, visa contribuir para a constituição de uma sociedade democrática, norteada por princípios histórico-humanos de liberdade.

A Arte constitui-se como área de conhecimento relativamente jovem nos currículos escolares de nosso país. Especialmente após a promulgação da lei 13.278/2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro como componentes curriculares obrigatórios na disciplina de Arte dos diversos níveis da educação básica, é imprescindível que os professores atuantes na área busquem um complemento à sua formação, de modo a se apropriarem dos saberes que fundamentam cada uma dessas linguagens.

A especialização permitirá um maior aprimoramento do nível teórico-prático dos profissionais que atuam ou que desejam atuar nesta área de conhecimento.  Trabalhando cada uma das quatro linguagens artísticas - Artes Visuais, Música, Dança e Teatro, o curso amplia o conhecimento teórico sobre a natureza, o valor e o significado da Arte na educação, num contexto em que a escola se traduz em um ambiente transformador e produtor de novos conhecimentos, para ampliação da sensibilidade, percepção, reflexão e imaginação.

O curso é dirigido a portadores de diploma de Ensino Superior que atuam na Educação Básica, Educação Superior, educadores, professores, pedagogos e demais profissionais que desejam se dedicar às questões que envolvem atividades na área de ensino de Artes.

O campo de atuação do especialista em Metodologia do Ensino de Artes é amplo, pois o curso busca qualificar os profissionais para atuação nas diferentes linguagens: artes visuais, música, teatro e dança, integrando métodos e técnicas para inovação da prática pedagógica no Ensino das Artes.

Matricule-se já!

PROCESSO SELETIVO

9 meses de duração (360h)
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Teorias da Aprendizagem 30h
Educação Inclusiva 30h
Metodologia do Ensino 30h
Eletiva 1 30h
Arte na Educação Escolar 30h
Tópicos Especiais em História da Arte 30h
Linguagem da Música 30h
Eletiva 2 30h
Linguagem das Artes Visuais 30h
Linguagem da Dança 30h
Linguagem do Teatro 30h
Eletiva 3 30h
DISCIPLINAS ELETIVAS
Psicomotricidade e a Aprendizagem -
Currículo na Escola Inclusiva: Inovações Tecnológicas em Educação Especial -
Comunicação e Semiótica -
Filosofia da Arte -
Deficiência Visual -
Deficiência Intelectual e Física -
Dificuldades de Aprendizagem -
Relação Professor – Aluno – Conhecimento -
Transtornos de Comportamento e Desenvolvimento -
Avaliação da Aprendizagem Escolar -
Ética e Relações Interpessoais -
Interdisciplinaridade -
Altas Habilidades/Superdotação -
Neuropsicologia -
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h

Observações: Atendendo a nova resolução do CNE, publicado em 06/04/2018, os cursos de Pós-graduação não possuem mais a obrigatoriedade de apresentação e defesa do TCC. Entendendo que alguns alunos, mesmo assim, optam por escrever um artigo, a UNINTER continuará ofertando as disciplinas de metodologia e TCC em módulo facultativo.