Pós-Graduação Paisagismo: do Projeto Inovador à Implantação Sustentável
Pós-Graduação Especialização Lato Sensu - a Distância
Duração: 360h - 9 meses
Diplomação: Certificação intermediária a cada módulo concluído (Aperfeiçoamento - LDBEN 9394/96)
Previsão de início: Clique aqui para ver no edital
Grátis Curso de inglês on-line

Pós-Graduação Paisagismo: do Projeto Inovador à Implantação Sustentável
O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem na interface entre a paisagem, o ambiente construído e natural de modo a privilegiar a relação entre a proteção e conservação dos recursos paisagísticos e ambientais e produção social. De modo que, a urbanização, a aceleração de ocupação desordenada das cidades, o aumento das redes de transporte, a demanda energética, as práticas agrícolas, a desertificação, as mudanças climáticas e as ações múltiplas do homem, são algumas das alterações que impactam no planeta e no habitat humano, impondo tomadas de decisões em consideração à arquitetura da paisagem e suas relações com a natureza e o espaço projetado.
Este curso de pós-graduação, portanto, pretende estabelecer, de modo multidisciplinar o espaço paisagístico, o qual corresponde à realidade física, formada pelos elementos naturais e minerais – relevo, solo, clima, água, biodiversidade, e os elementos que resultam da intervenção do homem – ambiente construído, planejamento urbano e paisagístico, produção, agricultura, energia, infraestrutura, circulação de pessoas, informação, comunicação, iluminação entre outros.
De forma específica, com base nos estudos técnicos, teóricos e estudos de caso, o estudante será estimulado a:
- Desenvolver a competência de analisar de modo sistêmico os projetos e obras paisagísticas em espaços livres, coletivos, públicos, residenciais, comerciais e culturais;
- Contribuir no processo de ensino-aprendizagem do estudante sobre aplicação de estratégias sustentáveis em projetos e obras paisagísticas;
- Capacitar profissionais para analisarem as tendências nacionais e globais que influenciam a paisagem o ambiente natural e construído;
- Favorecer a oportunidade de conhecer as áreas multidisciplinares que se integram com o estudo da arquitetura da paisagem, como iluminação, arquitetura bioclimática, acessibilidade e ergonomia, tecnologias, gestão de riscos, aspectos jurídicos e percepção sensorial baseada em emoção, aprendizado e memória;
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – opcional
Classificação no E-MEC: Engenharia, Produção e Construção
RESOLUÇÃO Nº 1404/2021– CEPE de 04 de fevereiro de 2021
COORDENADORA: ANDRESSA SOUZA MUNOZ
TUTORA: ANDRESSA SOUZA MUNOZ
Você escolhe o curso,
nós indicamos caminhos.
Público-alvo
O curso tem conexão com profissionais que estejam interessados em se conectar com conhecimentos ambientais, técnicos, funcionais e artísticos em arquitetura paisagística e tenham como foco privilegiar a relação entre a proteção e conservação dos recursos paisagísticos e a produção do espaço projetado.
Profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo, design, engenharias, artes, biologia, gestão, turismo, geografia e todos que estejam interessados em melhorar ou desenvolver habilidades e estratégias em paisagismo, desde o projeto até a etapa de implantação.
Obs. Para profissionais que não têm habilitações específicas na sua formação, o curso de especialização não habilita profissionais para elaboração ou execução de projetos de arquitetura, de arquitetura de interiores, arquitetura paisagística, acessibilidade, iluminação e ergonomia em edificações e no espaço urbano.
Mercado de trabalho
O campo de atuação dos profissionais da paisagem envolve as questões ambientais, geográficas e sociais para redefinir as relações entre as demandas sociais da qualidade de vida, o trabalho de concepção do planejamento espacial e a avaliação do território urbano.
Possibilita engajar-se em empreendimentos nas áreas de paisagismo sustentável, por meio de energias renováveis, irrigações com sistemas reaproveitáveis, mobiliários e muitos outros.
Além disso, considerando que um projeto paisagístico valoriza um empreendimento imobiliário em torno de 20% a 30%, há uma expansão no mercado para profissionais na área paisagística em edifícios, shoppings, hotéis, espaços de lazer, entretenimento, residenciais, comerciais… No âmbito do paisagismo urbano, que consiste em espaços livres, coletivos e públicos, ocorre um impacto social positivo, traduzindo também na vaorização do mercado imobiliário. Dessa forma, o mercado de trabalho oportuniza profissionais da área pública e privada para atuarem com paisagismo de modo consciente e sustentável.