Gestão da Manutenção Industrial
Pós-Graduação Especialização Lato Sensu - a Distância
Duração: 360h - 9 meses
Diplomação: Certificação intermediária a cada módulo concluído (Aperfeiçoamento - LDBEN 9394/96)
MBE Especialização Lato Sensu - a Distância
Duração: 480h - 12 meses
Diplomação: Certificação intermediária a cada módulo concluído (Aperfeiçoamento - LDBEN 9394/96)
Previsão de início: Clique aqui para ver no edital
Grátis Curso de inglês on-line

Gestão da Manutenção Industrial
O Curso de Especialização em GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL é direcionado para o estudo da gestão da depreciação dos componentes em uma indústria em suas diversas partes: instalações, máquinas, elétrica, TI, entre outras. As disciplinas abordam separadamente cada uma das áreas de manutenção buscando o seu detalhamento de princípio de aplicação, gestão e fundamentos tecnológicos. Há, também, disciplinas que abordam as interligações entre essas áreas, além de disciplinas eletivas que enriquecem o curso pela opção direta do aluno na sua área de atuação.
O curso de especialização em GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL tem como principal objetivo capacitar profissionais para atuarem com o projeto, implantação e gestão de sistemas e programas de manutenção industrial. Esse conjunto de interesse se caracteriza por estruturas interdisciplinares representados por sistemas elétricos, mecânicos, informatizados de elevada complexidade no sistema produtivo industrial. Visa, ainda, especializar profissionais para fazer a gestão da implantação de filosofias da manutenção que podem estar em indústrias dos mais variados ramos da produção. O curso também leva os alunos a uma visão sistêmica da área e desenvolvimentos para a gestão de equipes de manutenção.
O curso de pós-graduação lato sensu em GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL se justifica pela alta complexidade, pelo nível e estado da arte da manutenção nas indústrias brasileiras e a correspondente necessidade de formação de profissionais para atender a esse mercado. Atualmente a manutenção é um fator de integração não só da produção industrial como, também, das áreas de estudo que a envolvem, entre elas, a eletroeletrônica, a mecânica, a computação e a automação. O processo tradicional de formação nos cursos superiores de engenharia elétrica, mecânica e computação, entre outros, mesmo considerando os cursos de boa qualidade, dificilmente se aprofunda em aspectos de manutenção que integram as grandes áreas. Então, um curso de especialização em sintonia com esta lacuna na formação dos engenheiros, tecnólogos, administradores, entre outros, traz uma resposta aos anseios sociais nesse nicho de mercado.
DIFERENCIAIS:
O Curso de Especialização em GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL buscou professores atuantes nesse novo nicho de mercado e, além de discutir a tecnologia e a gestão envolvidas nesses trabalhos, integrou diversos aspectos de negociação e contratos que podem ser acessados nas disciplinas eletivas do curso. Com uma carga horária concisa e foco nas quatro principais áreas de manutenção industrial, o curso agrupa profissionais de diversas áreas no seu corpo docente e discente o que eleva o nível das discussões sobre o assunto.
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – opcional
Classificação no E-MEC: ENGENHARIA, PRODUÇÃO E CONSTRUÇÃO
RESOLUÇÃO Nº 924/2019 – CEPE de 21 de janeiro de 2019
MBA RESOLUÇÃO Nº 935/2019 – CEPE de 01 de março de 2019
COORDENADOR: MARCELO PARANHOS
TUTOR: GABRIEL VERGARA
Você escolhe o curso,
nós indicamos caminhos.
A manutenção, nas suas diversas áreas, e o seu estudo de gerenciamento representam um interessante campo de atuação para profissionais de diversas áreas. A demanda de profissionais especializados para a manutenção tende a aumentar na medida em que as tecnologias de produção se tornam cada dia mais populares. Grandes empresas têm investido no desenvolvimento de programas de manutenção esse investimento atinge os profissionais que dominam os conceitos envolvidos nesses sistemas.
PERFIL DO ALUNO:
O aluno do curso de especialização deve estar interessado em estudar a gestão e os procedimentos de manutenção para instalações industriais. O aluno deve ser proativo e focado em disseminar novos conceitos dentro dos locais de trabalho ou nas comunidades em que atua. Tendo espírito empreendedor o aluno poderá escolher algumas disciplinas de gestão e, se do seu interesse, estruturar a própria empresa. Público -alvo: Engenheiros, tecnólogos, administradores, empresários, diretores industriais, gerentes, supervisores de produção, profissionais das áreas de manufatura, logística, qualidade e demais profissionais graduados que desejem se especializar na área de estudo e gestão da manutenção.
MERCADO DE TRABALHO:
A manutenção de instalações, máquinas ou produtos representa um interessante campo de atuação profissional. A demanda de profissionais especializados nessa área tende a aumentar na medida em que as empresas, shoppings e condomínios, entre outros se conscientizam que a manutenção representa economia de ativos em médio e longo prazos. Assim, há uma expectativa de aumento do mercado de trabalho na área de manutenção principalmente quando pensamos essa área com uma formato mais técnico e profissional.