Gestão da Manutenção Industrial

Duração 9 meses *
Modalidade A distância
Titulação Pós Lato Sensu
Matrícula
49,90
+ 17 parcelas de R$ R$280,83
valor para:
Pós Lato Sensu
*Duração mínima

O CURSO

Curso Flex:

  • Pós-Graduação Especialização Lato Sensu (360 h)

O Curso de Especialização em GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL é direcionado para o estudo da gestão da depreciação dos componentes em uma indústria em suas diversas partes: instalações, máquinas, elétrica, TI, entre outras. As disciplinas abordam separadamente cada uma das áreas de manutenção buscando o seu detalhamento de princípio de aplicação, gestão e fundamentos tecnológicos. Há, também, disciplinas que abordam as interligações entre essas áreas, além de disciplinas eletivas que enriquecem o curso pela opção direta do aluno na sua área de atuação.

O curso de especialização em GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL tem como principal objetivo capacitar profissionais para atuarem com o projeto, implantação e gestão de sistemas e programas de manutenção industrial. Esse conjunto de interesse se caracteriza por estruturas interdisciplinares representados por sistemas elétricos, mecânicos, informatizados de elevada complexidade no sistema produtivo industrial. Visa, ainda, especializar profissionais para fazem a gestão da implantação de filosofias da manutenção que podem estar em indústrias dos mais variados ramos da produção. O curso também leva os alunos a uma visão sistêmica da área e desenvolvimentos para a gestão de equipes de manutenção.

O curso de pós-graduação lato sensu em GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL se justifica pela alta complexidade, pelo nível e estado da arte da manutenção nas indústrias brasileiras e a correspondente necessidade de formação de profissionais para atender a esse mercado. Atualmente a manutenção é um fator de integração não só da produção industrial como, também, das áreas de estudo que a envolvem, entre elas, a eletroeletrônica, a mecânica, a computação e a automação. O processo tradicional de formação nos cursos superiores de engenharia elétrica, mecânica e computação, entre outros, mesmo considerando os cursos de boa qualidade, dificilmente se aprofunda em aspectos de manutenção que integram as grandes áreas. Então, um curso de especialização em sintonia com esta lacuna na formação dos engenheiros, tecnólogos, administradores, entre outros, traz uma resposta aos anseios sociais nesse nicho de mercado.

DIFERENCIAIS:

O Curso de Especialização em GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL buscou professores atuantes nesse novo nicho de mercado e, além de discutir a tecnologia e a gestão envolvidas nesses trabalhos, integrou diversos aspectos de negociação e contratos que podem ser acessados nas disciplinas eletivas do curso. Com uma carga horária concisa e foco nas quatro principais áreas de manutenção industrial, o curso agrupa profissionais de diversas áreas no seu corpo docente e discente o que eleva o nível das discussões sobre o assunto.

SUA CARREIRA

A manutenção, nas suas diversas áreas, e o seu estudo de gerenciamento representam um interessante campo de atuação para profissionais de diversas áreas. A demanda de profissionais especializados para a manutenção tende a aumentar na medida em que as tecnologias de produção se tornam cada dia mais populares. Grandes empresas têm investido no desenvolvimento de programas de manutenção esse investimento atinge os profissionais que dominam os conceitos envolvidos nesses sistemas.

PERFIL DO ALUNO:

O aluno do curso de especialização deve estar interessado em estudar a gestão e os procedimentos de manutenção para instalações industriais. O aluno deve ser proativo e focado em disseminar novos conceitos dentro dos locais de trabalho ou nas comunidades em que atua. Tendo espírito empreendedor o aluno poderá escolher algumas disciplinas de gestão e, se do seu interesse, estruturar a própria empresa. Público -alvo: Engenheiros, tecnólogos, administradores, empresários, diretores industriais, gerentes, supervisores de produção, profissionais das áreas de manufatura, logística, qualidade e demais profissionais graduados que desejem se especializar na área de estudo e gestão da manutenção.

MERCADO DE TRABALHO:

A manutenção de instalações, máquinas ou produtos representa um interessante campo de atuação profissional. A demanda de profissionais especializados nessa área tende a aumentar na medida em que as empresas, shoppings e condomínios, entre outros se conscientizam que a manutenção representa economia de ativos em médio e longo prazos. Assim, há uma expectativa de aumento do mercado de trabalho na área de manutenção principalmente quando pensamos essa área com uma formato mais técnico e profissional.

PROCESSO SELETIVO

GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Gestão da Manutenção de Instalações Industriais 30h
Eletiva 1 30h
Formação e Gestão de Equipes de Manutenção 30h
Eletiva 2 30h
Gestão da Manutenção de Máquinas 30h
Eletiva 3 30h
Indústria 4.0 30h
Eletiva 4 30h
Gestão da Manutenção da Tecnologia da Informação Industrial 30h
Eletiva 5 30h
Logística Empresarial e Cadeia de Suprimentos 30h
Eletiva 6 30h
DISCIPLINAS ELETIVAS
Elaboração e Implantação de Projetos. -
Sistemas Ambientais. -
Análise de Custos. -
Gestão da Tecnologia da Informação. -
Sensores Industriais. -
Desenvolvimento e Instrumentos de Gestão de Pessoas. -
Sistemas Supervisórios -
Gestão Estratégica da Qualidade. -
Integração de Sistemas de Geração. -
Energia Solar. -
Energia Eólica. -
Bioenergia. -
Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho. -
Gestão de Projetos. -
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h