Governança e Planejamento Estratégico

Duração 9 meses*
Modalidade A distância
Titulação Pós Lato Sensu
Matrícula
49,90
+ 17 parcelas de R$ R$218,36
valor para:
Pós Lato Sensu
*Duração mínima

O CURSO

Curso Tradicional:

  • Pós-Graduação Especialização Lato Sensu - 360h;

Planejamento governamental e gestão pública constituem, duas dimensões cruciais e inseparáveis da atuação dos Estados contemporâneos. No Brasil durante grande parte do século XX, predominou o planejamento sem gestão e a busca de objetivos estratégicos sem a devida constituição de aparato administrativo para tal. A partir da década de 1990, o planejamento estratégico e a eficiência se tornaram princípios da gestão pública brasileira. As dimensões do planejamento e da gestão das políticas públicas para o desenvolvimento se tornaram o centro do debate nacional e dos circuitos de decisões governamentais e constitui ponto de partida fundamental para a construção do futuro.
A administração pública gerencia o planejamento como uma atividade que permite vincular os meios e os fins, projetar regras organizacionais, distribuir funções, mas principalmente buscando atender as necessidades da sociedade com eficiência. Desta forma, a abordagem governamental é orientada para a elaboração de planos, estabelecendo objetivos e selecionando alternativas para que seus resultados impactem na sociedade, através da determinação de prioridades de acordo com as exigências e demandas dos vários atores e grupos sociais que interagem na comunidade. Neste caso, o planejamento será democrático através da participação dos diversos setores sociais. Reunirá as aspirações e demandas da sociedade para incorporá-las no plano nacional de desenvolvimento e nos programas correspondentes.

DIFERENCIAIS:

  • Aulas on-line 24 h;
  • Livros digitais disponibilizados via UNIVIRTUS;
  • Tutoria on-line;
  • Professores especialistas, mestres e doutores que atuam com destaque na área garantem o seu aprendizado;
  • Biblioteca Virtual com mais de 3000 títulos disponíveis.

SUA CARREIRA

O curso "Governança e Planejamento Estratégico" da UNINTER visa disponibilizar e contribuir para o desenvolvimento e capacitação de profissionais, por meio do aperfeiçoamento teórico-prático, atendendo à necessidade de preparar quadros qualificados, que promovam mudanças significativas no trabalho e na melhoria do desempenho da administração. Profissionais especialistas em Governança e Planejamento Estratégico são altamente demandados não só pelo setor público, mas também privado, para preencher cargos de responsabilidade gerencial e de pesquisa.
O aluno do curso poderá gerenciar, coordenar, planejar e executar programas e projetos em órgãos dos três poderes. Além de atuar em gestão das organizações públicas e qualidade, planejamento estratégico do setor público, orçamento e finanças públicas e responsabilidade fiscal, elaboração, gestão e avaliação de políticas públicas, elaboração de projetos governamentais, desenvolvimento gerencial, planejamento estratégico na gestão pública municipal, gestão de pessoas, empreendedorismo e capacidade inovadora no setor público, controle na administração pública, gestão de compliance, entre outras. É uma ótima oportunidade para aperfeiçoar e adquirir novas aptidões e alcançar o sucesso profissional e de atender aos desafios de uma gestão pública eficiente com foco na melhoria da qualidade de vida do cidadão. Nós convidamos você a fazer parte da mudança.

Saiba mais sobre seu curso


O curso se divide em 3 eixos: gestão e planejamento, transformação organizacional e controle da administração Pública. Estes eixos visam propiciar o desenvolvimento de habilidades e potencialidades para que você possa atuar com destaque na administração Pública. Serão desenvolvidas capacidades técnicas ligadas à gestão das atividades e à gestão das instituições, a partir do referencial teórico-prático, para que você possa atuar em órgãos públicos, nos mais elevados cargos da administração. O curso tem também como objetivo ampliar e qualificar a capacidade dos tomadores de decisão e formadores de opinião, tanto nos setores público quanto privado, para promover, planejar, implementar, monitorar a governança e o planejamento estratégico em favor do interesse público e dos direitos dos cidadãos. Venha para a Uninter!
OBJETIVOS:
No final do programa, o participante estará em condições de:
> Administrar, promover, planejar, implementar e liderar as transformações necessárias na gestão pública em favor do interesse público e dos direitos dos cidadãos.
> Desenvolver habilidades para a análise e tomada de decisões nas organizações.
> Elaborar, administrar e avaliar projetos e políticas públicas.
> Planejar estratégias e ações para a prestação de serviços públicos eficientes.
> Além das esferas Estaduais e da União, planejar estratégias para a gestão pública municipal.
> Promover o desenvolvimento gerencial e a transformação organizacional.
> Conhecer os modelos de gestão e de projetos.
> Administrar as organizações públicas com foco em qualidade e eficiência.
> Projetar e implementar estratégias e projetos de inovação no setor público.
> Promover a transformação organizacional.
> Aprofundar os conhecimentos sobre orçamento, finanças públicas e responsabilidade fiscal.
> Controlar, mensurar e avaliar o desempenho dos serviços públicos.
> Administrar políticas de anticorrupção e de compliance.

PROCESSO SELETIVO

GRADE CURRICULAR
Disciplinas
Gestão das Organizações públicas e qualidade 30h
Planejamento Estratégico do Setor Público 30h
Elaboração de Projetos Governamentais 30h
Orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal 30h
Desenvolvimento Gerencial 30h
Gestão de Pessoas - Transformação Organizacional 30h
Empreendedorismo e Capacidade Inovadora no Setor Público 30h
Controle na administração pública: mensuração e avaliação de desempenho 30h
Elaboração, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas 30h
Gestão de Compliance 30h
Governança e Compliance 30h
Planejamento Estratégico na Gestão Pública Municipal 30h
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h

Observações: * Os planos pedagógicos e acadêmicos poderão sofrer alterações a critério da instituição, sem prejuízo da carga horária total de duração.