Logo Uninter
0800 702 0500

Segunda a sábado, das 8h às 20h

Inscreva-se gratuitamente
background Layer 1

Voltar

Cidades 4.0: Planejamento Urbano e Tecnologias

Pós-Graduação Especialização Lato Sensu - a Distância

Duração: 360h - 9 meses

Previsão de início: Clique aqui para ver no edital

Grátis Curso de inglês on-line

Para saber o valor da mensalidade preencha os campos abaixo:

Mensalidade

Composição do desconto:

com de desconto especial Valor:

Matrícula:

Oportunidade de desconto:

Inscreva-se gratuitamente

Número de parcelas: parcelas

Valor para:


Saiba mais

Pós-graduação a Distância

Cidades 4.0: Planejamento Urbano e Tecnologias

Curso Flex: O aluno tem a possibilidade de personalizar seu curso escolhendo as disciplinas eletivas para compor sua matriz curricular.

As cidades e as pessoas estão cada vez mais conectadas. Tais conexões são facilitadas pela busca constante de inteligências e meios sustentáveis para que as cidades ofereçam espaços e serviços públicos com qualidade, contribuindo para a vitalidade dos cidadãos e do meio ambiente.

Entende-se que o planejamento e desenho urbano inteligentes são abordagens que impulsionam os estudos teóricos e práticos para responder às necessidades e desafios da urbanização. Da mesma forma, pode-se entender estas abordagens como esforços inovadores ou que usam tecnologia, em especial as TICs (tecnologias da informação e comunicação), para melhorar a eficiência de sistemas urbanos, aumentar a qualidade e efetividade das prestações de serviços, empoderar os cidadãos, enfrentar os desafios ambientais e os riscos de desastres.

O curso de especialização em CIDADES 4.0 PLANEJAMENTO URBANO E TECNOLOGIAS, tem como principal objetivo capacitar profissionais para atuarem na interface do planejamento urbano inteligente de modo a aplicar estudos que envolvam as tecnologias da informação e comunicação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a eficiência dos serviços urbanos e minimizar os impactos ambientais.

São caracterizados como objetivos específicos:

  • Compreender os valores dos cidadãos nos projetos urbanos, relacionados com coletividade, colaboração, inovação e baseados nas transformações urbanas, espaciais e sociais do mundo contemporâneo;
  • Capacitar profissionais para analisarem as tendências tecnológicas nacionais e internacionais que influenciam os espaços virtuais e construídos sob a ótica das cidades e assentamentos humanos;
  • Entender as abordagens teóricas e práticas das tecnologias aplicadas nas cidades como esforços inovadores, em especial as tecnologias de informação e comunicação.

O curso de especialização foi concebido em uma base humanística, com o intuito de compreender as mudanças do comportamento humano, e suas transformações sociais, culturais, históricas e tecnológicas. Associado ao conjunto de tecnologias da indústria 4.0, permite a integração de produtos inteligentes em processos digitais e físicos, como IOT – internet das coisas, Urban Big Data, Analytcs, computação em nuvem, realidade virtual, realidade aumentada, dispositivos sensoriais, manufatura aditiva (impressão 3D), IA – inteligência artificial, robôs e máquinas automatizadas, entre outros.

E assim, o programa de disciplinas compõem imersões nos seguintes contextos:

  • Estudos estratégicos e conceitos que incorporam tecnologias digitais 4.0;
  • Estudos de cenários, tendências e impactos na área de espaços urbanos;
  • Análises de referências de projetos e planejamento urbanísticos nacionais e internacionais que envolvem tecnologias 4.0;
  • Estudo de sistemas aplicados como Urban Data Analytics, Urban Big Data e IOT (internet das coisas), realidade virtual, mobile, cloud, dispositivos sensoriais, entre outros.
  • Estudos de estratégias bioclimáticas 4.0 no meio ambiente urbano;
  • Possibilidade de explorar os conteúdos sobre economia verde e criativa, direito à cidade – estratégias, ações e novas práticas no contexto das cidades inovadoras, startups – transformando cidades tradicionais em cidades inteligentes, inovação aberta e redes colaborativas para inovação na gestão pública, análise de impacto ambiental, gestão da informação em BIM (Building Information Modeling).

Você escolhe o curso,
nós indicamos caminhos.

Público alvo

Pessoas que querem fazer a sua parte para que as cidades sejam melhores.Profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo, engenharias, gestores públicos e áreas correlatas que buscam elevar seus conhecimentos por meio de estudos relacionados ao planejamento urbano cada vez mais humano, inteligente e sustentável.

Obs. Para profissionais que não têm habilitações específicas na formação, o curso de especialização não habilita profissionais para elaboração ou execução de projetos de arquitetura, de arquitetura de interiores, arquitetura paisagística, acessibilidade, iluminação e ergonomia em edificações e no espaço urbano.

Mercado de trabalho

O curso contribui para oportunidades de atuação profissional no setor privado, público, social e/ou, coletivo no intuito de melhorar a qualidade das cidades e dos assentamentos humanos. Instituições de grande, médio ou pequeno porte, startups que apliquem a essência e a prática de pesquisa aplicada, estudos e planejamento para serviços públicos e privados que de alguma forma atendem os cidadãos, contribuindo para a sua vitalidade e a do meio ambiente.

Na uninter você aprende mais.

fechar

grade curricular geral

Versão PDF