Aprendizado via internet para você conciliar sua rotina com os estudos.

Perguntas frequentes

1. Quais são as principais mudanças na PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA UNINTER?

Os cursos de PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA UNINTER passam a ser ofertados de forma 100% e-learning (exclusivamente via internet). Esta mudança oferece maior flexibilidade e praticidade para estudar. Todos os cursos têm nova duração e novas condições de pagamento.

2. As novidades começam a vigorar a partir de quando?

A partir da oferta 2014/03 (turmas com início em 03/03/2014), com inscrições abertas a partir de 27/01/2014.

3. Quais são as novas condições de pagamento dos cursos?

Foram alteradas as condições de pagamento e o valor total dos cursos. Clique aqui e consulte as informações curso a curso.

4. Efetuei minha matrícula na PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA UNINTER pouco antes das mudanças. É possível migrar para a NOVA PÓS?

Sim. Os alunos matriculados nas turmas 2014/01 (entre 05/11/2013 e 21/01/2014) podem optar pela mudança para a turma 2014/03. No período de 27/01/2014 a 20/02/2014, devem solicitar via Portal Único o serviço de TRANSFERÊNCIA DE TURMA – PÓS-GRADUAÇÃO EAD – 2014 – sem custo.

A solicitação será atendida pela Secretaria a partir do dia 21/02/2014, para início das aulas em 03/03/2014. É importante que o aluno requerente dê o aceite eletrônico no Termo Aditivo de Contrato. A não aceitação eletrônica deste Termo cancela automaticamente o pedido.

5. Perdi o prazo para a mudança (não fiz a solicitação entre 27/01 e 20/02). Ainda consigo migrar? Como faço agora?

Após encerramento do prazo para requerimento do serviço de TRANSFERÊNCIA DE TURMA – PÓS-GRADUAÇÃO EAD – 2014, os interessados deverão requerer a Transferência Interna de Curso nos períodos definidos através do Calendário Acadêmico 2014 (disponível para visualização e impressão através da tela inicial do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA).

6. Apenas me inscrevi na turma 2014/01, porém não efetivei minha matrícula. Preciso efetuar nova inscrição para a turma 2014/03 e assim usufruir das novas condições?

Sim, neste caso é necessário efetuar uma nova inscrição.

7. Já efetuei pagamentos (inscrição e mensalidades). E agora?

Os débitos já lançados serão cancelados e os valores pagos serão compensados nas mensalidades posteriores (exceto inscrição e 1ª mensalidade – que é a matrícula).

8. Para os alunos que realizarem a transferência de turma para 2014/03, qual será a data de vencimento da 2ª mensalidade (após a matrícula, que é a 1ª mensalidade)?

A segunda mensalidade passa a ter vencimento em 10 de março de 2014, mediante aceite eletrônico do Termo Aditivo de Contrato.

9. Com as novas regras, como fica o crédito estudantil PRAVALER?

As eventuais diferenças contratadas para o período/semestre serão apuradas e abatidas em parcelas vincendas mesmo que não contempladas no contrato semestral com o PRAVALER, portanto, revertidas em créditos nas mensalidades da Pós-Graduação.

10. Como irá funcionar o e-learning em cidades com problemas de acesso a internet?

O Polo de Apoio Presencial irá avaliar a necessidade de envio das aulas em DVD para os alunos com dificuldade de acesso à internet.

11. Quais disciplinas serão cursadas via e-learning?

Todas as disciplinas do curso.

12. As grades dos cursos foram alteradas?

Sim, todos os cursos tiveram ajustes de carga horária. Em alguns houve inclusão da disciplina de Metodologia Científica. Clique aqui e acesse a tabela com a grade completa de cada curso.

13. Por que foi incluída uma disciplina específica de metodologia científica em diversos cursos?

Para apoio e suporte ao aluno na elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ensinando-o como realizar um trabalho científico.

14. Qual o novo prazo para entrega do TCC?

O período de realização do TCC iniciará junto com a última oferta do curso, com mais três meses de prazo para conclusão.

15. Eu preciso ir ao Polo de Apoio Presencial em quais momentos?

Você poderá ir ao Polo de Apoio Presencial a qualquer momento que precisar. Deverá comparecer para realizar a prova presencial obrigatória ao final do curso e para a defesa de banca.

16. Como serão realizadas as provas?

As provas de cada disciplina serão realizadas durante a respectiva oferta, podendo serem feitas em qualquer local, sem necessidade de deslocamento ao Polo de Apoio Presencial. A única avaliação que deverá ser realizada no Polo é a prova final obrigatória.

17. Como posso obter maiores informações sobre a NOVA PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA UNINTER?

Diretamente no Polo de Apoio Presencial mais próximo de você, ou através do número 0800 702 0500.

18. Como funciona a Educação a Distância – EAD?

O aluno de pós-graduação assiste às aulas por meio da metodologia e-learning, que é a aprendizagem via internet.  É uma metodologia que permite ao aluno estudar, realizar as atividades de aprendizagem e interagir com professores e colegas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. A principal vantagem do e-learning é a possibilidade do aluno aprender em seu próprio ritmo, horário e local. Nesta modalidade o aluno deverá comparecer ao Polo de Apoio Presencial apenas para fazer a Prova Presencial Obrigatória.

19. Quem poderá fazer um curso superior de pós-graduação a distância?

Em cumprimento às normas da Instituição e de acordo com a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, artigos 44 e 48 e a Resolução nº 1, de 08 de junho de 2007 CNE/CSE, parágrafo 3º do Art. 1º, os cursos de pós-graduação em nível de especialização estão abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores, ou seja, para candidatos que já tenham concluído (colado grau) em curso superior em Instituição reconhecida pelo MEC.

No ato da matrícula é necessário entregar, junto com a cópia de demais documentos pessoais, cópia autenticada do diploma (frente e verso) ou, na falta deste, cópia autenticada do histórico escolar da graduação com data de colação de grau.

20. Estou no último ano da graduação. Posso iniciar a Especialização?

Não. Para iniciar nos cursos de Especialização é necessário comprovação da conclusão do curso de Graduação, por meio do diploma ou declaração de conclusão.

21. O curso de especialização dá direito à habilitação no ensino fundamental e médio e registro nos conselhos regionais e federais?

Não. O curso de pós-graduação apenas qualifica o profissional, uma vez que a habilitação deve ser obtida em curso de graduação.

22. Quem possui a licenciatura curta pode fazer curso de pós?

Sim. A pós-graduação pode ser frequentada por qualquer pessoa graduada, independente da duração do seu curso de graduação. É necessário, entretanto, que o curso de graduação tenha sido reconhecido pelo MEC.

23. Quais os locais onde são ofertados os cursos da instituição?

Para saber em quais cidades a instituição possui Polos de Apoio Presencial – PAP,
(clique aqui http://www.uninter.com/posead/mapa/) Escolhendo o município do seu interesse, serão informados o endereço, telefone e e-mail de contato. É nesse endereço que se encontra o PAP onde você fará a sua matrícula deverá realizar as avaliações presenciais.

24. O que é o Polo de Apoio Presencial – PAP?

O PAP é o parceiro que oferece os cursos desenvolvidos pelo Centro Universitário UNINTER na sua região. Os PAP (rede de telessalas que integram o Consórcio EDSAT – Rede Brasileira de Educação Via Satélite), na sua maioria, estão localizados em instituições de ensino, escolas de educação fundamental e média.

25. Como são organizados os cursos na modalidade à distância?

Os cursos são organizados por módulos, em que cada unidade curricular é desenvolvida por um professor qualificado que é responsável em ministrar as aulas no estúdio.

As tutorias à distância são oferecidas como apoio pedagógico aos alunos, incentivando-os e motivando-os para o autoestudo e no esclarecimento das dúvidas de conteúdo através de atendimento realizado pelos canais de interação: fórum, e-mail e telefone gratuito.

A tutoria presencial é realizada diretamente no Polo de Apoio Presencial – PAP pelo tutor presencial, que é responsável pelo atendimento direto aos alunos.

26. Como é a distribuição das vagas para cada curso de pós-graduação?

As vagas são ofertadas de acordo com a capacidade de cada Polo de Apoio Presencial – PAP, limitada ao número máximo de alunos por sala.

27. Onde poderá ser feita a inscrição?

Pelo site www.poseaduninter.com.br, no teleatendimento 0800 702 0500 ou diretamente no Polo de Apoio Presencial – PAP mais próximo.

28. Onde pagar a taxa de inscrição?

Nas redes bancárias e lotéricas.

29. Após ter feito a inscrição, posso solicitar alteração para outro curso?

Sim. Para o candidato inscrito no evento a solicitação de mudança de curso é realizada pelo e-mail posead@grupouninter.com.br, informe o seu nome completo e número da inscrição ou CPF, a solicitação deve respeitar a data de vigência do evento.

Para os candidatos que já efetivaram a matricula a solicitação de mudança de curso é realizada pelo e-mail secretaria.ead@grupouninter.com.br, informando o seu nome completo e número da inscrição ou CPF e podem ser solicitadas no prazo máximo de 15 (quinze) dias após o início das aulas.

30. Qual a formação do quadro docente?

O Centro Universitário UNINTER conta com um quadro de professores especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, sendo profissionais que atuam no mercado de trabalho, com vivência prática nos ensinamentos que estão transmitindo.

31. Haverá tutoria presencial?

No PAP o aluno conta com o tutor presencial que é o responsável em fazer a mediação entre o aluno e a instituição. Além dele, o aluno conta com professores qualificados na tutoria à distância, que oferecem apoio pedagógico aos alunos, incentivando-os e motivando-os para o autoestudo e no esclarecimento das dúvidas de conteúdo através do atendimento realizado pelos canais de interação: fórum, e-mail e telefone gratuito.

32. Onde assistir às aulas?

As aulas podem ser assistidas de qualquer local em que o aluno possua acesso à internet, pois os cursos de pós-graduação EaD são e-learning. O aluno deve acessar o seu Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e acompanhar o conteúdo disponibilizado, conforme sua organização de tempo, desde que dentro do período da oferta, discriminado no cronograma de aula de cada curso.

33. O que é a metodologia E-Learning?

E-learning é a “aprendizagem via internet”. É uma metodologia que permite ao aluno estudar, realizar as atividades de aprendizagem e interagir com professores e colegas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. A principal vantagem do e-learning é a possibilidade do aluno aprender em seu próprio ritmo, horário e local, interagindo com os professores e colegas e qualquer momento via internet. Amplamente utilizado em cursos acadêmicos e treinamentos corporativos, o e-learning utiliza as mesmas tecnologias familiares encontradas nas redes sociais e websites, como a exibição de vídeos e textos via internet, a comunicação entre grupos em fóruns de discussão, a realização de testes online, tudo isto integrado em um único sistema – chamado de Ambiente Virtual de Aprendizagem.

34. Quem escreve os materiais didáticos?

Docentes da própria instituição, com titulação de especialista, mestre ou doutor, com experência em educação superior na área específica da disciplina. São materiais preparados especificamente para a educação a distância.

35. Existe custo para o material didático?

Não. No Centro Universitário UNINTER o material didático (livros/mídia digital) necessário para cada oferta é gratuito.

36 . Em que consiste o material de estudos?

Os professores disponibilizam o material de apoio ao estudo na forma impressa ou digital, slides, artigos e textos para aprofundamento, vídeos, sugestões de sites e livros para pesquisa. No Portal ÚNICO (site para alunos) existe um link que dá acesso à Biblioteca Virtual, o qual permite ao aluno acessar uma infinidade de fontes bibliográficas para consulta e/ou pesquisa.

37. Como tirar as dúvidas de conteúdo?
A participação do aluno chega até o coordenador e ao tutor do curso por meio de uma equipe especializada, disponível pelo teleatendimento.


As são respondidos pelos professores, via e-mail e fórum. O fórum, disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA contêm discussões públicas, em que uma resposta pode esclarecer dúvidas de diversos alunos. Caso o aluno não encontre a resposta, basta abrir uma nova pergunta.

38. Como os alunos utilizam o ambiente da Internet?

Os alunos do Grupo UNINTER têm à sua disposição dois sistemas acadêmicos: o Portal ÚNICO e o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

  • PORTAL ÚNICO (unico.grupouninter.com.br)Disponibiliza informações e serviços acadêmicos, acesso à Biblioteca Virtual, onde o aluno poderá pesquisar obras em formato digital. É necessário login, que é o número do Registro ÚNICO (RU) do aluno e uma senha.
  • AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA (ava.grupouninter.com.br)Principal recurso didático utilizado pelos professores, tutores presenciais e a distância e alunos.

Disponibiliza todo o conteúdo do curso: aulas, rotas de aprendizagem, materiais didáticos complementares, exercícios, avisos, slides de aula, fóruns e chats, além de diversos canais de avaliação e interação.

39. Qual a frequência obrigatória nas aulas?

Para os cursos de pós-graduação a presença no Polo de Apoio Presencial – PAP é obrigatória para a realização das avaliações presenciais e apresentação do TCC ao final do curso.

40. Os cursos são reconhecidos?

Reconhecimento é dado apenas para cursos de graduação. Não existe para pós-graduação. Os cursos de pós-graduação lato sensu podem ser ofertados por instituições de educação superior, desde que possuam credenciamento para educação a distância. No caso o Centro Universitário Internacional UNINTER – D.O.U Nº 688, de 28 de Maio de 2012 é credenciado pelo MEC e possui autonomia para ofertar cursos de Pós-Graduação. (Fonte: portal.mec.gov.br no link: Pós-Graduação).

41. Qual a duração mínima dos cursos?

Os cursos de pós-graduação lato sensu do Centro Universitário UNINTER têm duração mínima de 360 horas-aula.

42. Os cursos de Pós-graduação EAD possuem estágio supervisionado?

Não. O único curso que possui estágio supervisionado é o de Psicopedagogia Clínica e Institucional.

43. Já possuo uma pós-graduação lato sensu. Posso fazer equivalência de disciplina?

Sim, com exceção da disciplina de Metodologia Científica.

44. Qual o procedimento para solicitar dispensa de disciplina?

O candidato deve fazer a sua inscrição na pós-graduação e, após, solicitar a dispensa de disciplina.

O aproveitamento de estudos será decidido após exame de cada caso pela coordenação do curso, respeitada as disposições legais, observado o conteúdo programático, a metodologia das disciplinas envolvidas e a carga horária.

Documentos necessários para solicitar dispensa de disciplina:

  • Requerimento Geral (disponível no Polo de Apoio Presencial – PAP);
  • Histórico Escolar;
  • Conteúdo Programático das disciplinas aprovadas.
45. Qual será a titulação após conclusão do curso?

O aluno receberá o Certificado com a Titulação de ESPECIALISTA na área do curso concluído. Conforme Resolução nº 1, de 08/06/2007 CNE/CSE, os certificados de conclusão devem mencionar a área de conhecimento do curso e serem acompanhados do respectivo histórico escolar, do qual deve constar, obrigatoriamente:

I – relação das disciplinas, carga horária, nota ou conceito obtido pelo aluno e nome e qualificação dos professores por elas responsáveis;

II – período e local em que o curso foi realizado e a sua duração total, em horas de efetivo trabalho acadêmico;

III – título da monografia ou do trabalho de conclusão do curso e nota ou conceito obtido;

IV – declaração da instituição de que o curso cumpriu todas as disposições da presente Resolução; e

V – indicação do ato legal de credenciamento da instituição, tanto no caso de cursos ministrados a distância como nos presenciais.

46. Qual instituição emite os certificados dos cursos de Pós Graduação EAD?

Os certificados de Pós-Graduação são emitidos e certificados pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, instituição devidamente credenciada pelo MEC.

47. O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é exigido para todos os cursos?

Sim. Para todos os cursos de pós-graduação na modalidade à distância, a entrega e apresentação do TCC é obrigatória por determinação do MEC.

48. Como será feita a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC?

Após aprovação em todas as disciplinas do curso e no TCC escrito, será autorizada a sua apresentação perante a Banca Avaliadora, que poderá ser realizada de duas formas: presencial ou via webcam.

49. Como são feitos os pagamentos das mensalidades?

O aluno recebe os boletos em sua casa ou pode imprimir do Portal ÚNICO. Para isso é importante que o aluno mantenha seu cadastro atualizado. O pagamento é efetuado junto à rede bancária. Qualquer dúvida, o aluno pode entrar em contato com o setor de cobrança CECOB 0800 704 0501.

50. Por que fazer um curso na modalidade à distância?

Um curso de especialização realizado na modalidade a distância facilita, otimiza o tempo de estudo de pessoas que, pelas mais diversas razões, profissionais e pessoais (exemplo: residem em locais sem acesso a centros educacionais), não podem frequentar os ambientes acadêmicos presenciais, permitindo conjugar os estudos com as atividades profissionais e/ou sociais.

51. Como fazer a melhor escolha?
  • Assegurar-se de que a instituição central tenha um serviço que atenda às necessidades de comunicação, para esclarecimento de dúvidas e quaisquer outros questionamentos relativos à vida acadêmica.
  • Que este atendimento seja feito de forma ágil, personalizada, respeitando os horários em que o estudante pode dispor de tempo para desenvolver essas atividades.
  • Cursos que desenvolvam pesquisas, possibilidade de frequência a seminários presenciais, workshops, oficinas de trabalho, práticas complementares, que facilitam a compreensão dos conteúdos e esclarecimento das dúvidas do estudante.
  • Corpo docente competente, que proporcione um ensino e atendimento de qualidade.
  • Materiais de estudo de qualidade e interativos e que sejam ofertados em meios adequados à modalidade a distância.
  • Estrutura tecnológica adequada, que facilite o acesso aos ambientes virtuais de aprendizagem.
52. Como estudar na modalidade à distância?

Desenvolver ou aprimorar algumas habilidades e características e estabelecer uma rotina para aprender sem a presença constante de um professor.

  • Buscar em si mesmo a motivação necessária para a realização do curso;
  • Estabelecer objetivos e buscar a realização dos mesmos;
  • Escolher quando, onde e como estudar;
  • Organizar o tempo, estabelecendo horários e rotinas de estudo;
  • Escolher adequadamente o material de estudo e os recursos que possam contribuir para a sua aprendizagem;
  • Saber transformar as informações em conhecimento;
  • Acompanhar o progresso da sua aprendizagem, procurando eliminar as dificuldades.