Conversa com o Reitor busca integrar o universo acadêmico

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

Uninter possui polos de educação a distância instalados em mais de 700 municípios e está presente em todos os estados do Brasil, além de contar com 8 polos nos Estados Unidos. Ao todo são cerca de 240 mil alunos matriculados nos mais de 400 cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

Buscando integrar toda a comunidade acadêmica, a Rádio Uninter apresenta semanalmente o programa Conversa com o Reitor. Ao abordar temas relacionados ao mundo da educação, contando com participações ao vivo de representantes dos polos acadêmicos e convidados especiais, o reitor Benhur Gaio abre mais um canal de informação para o público.

Em um dos programas, Benhur apresentou detalhes dos novos cursos da Uninter na área de saúde e explicou o funcionamento do superpolo desenvolvido para Curitiba e região. Através de um bate papo com os gestores dos polos de Porto Seguro (BA) e Macapá (AP), também anunciou a implantação de uma nova Unidade Temática de Aprendizagem (UTA) para calouros.

Outro programa trouxe uma interação com o polo de Boston, em Massachusetts (EUA). O reitor respondeu perguntas de uma aluna do polo e aproveitou para comentar a internacionalização da instituição. A edição contou ainda com a presença de Marlus Geronasso, diretor da Uninter TEC, nova escola da Uninter responsável pelos cursos técnicos da instituição.

Na terceira edição, Benhur recebeu a diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Machado. Durante o programa eles esclareceram a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais pelo Ministério da Educação, tirando dúvidas dos ouvintes sobre a impossibilidade de concluir os cursos de licenciatura em menos de 4 anos.

No mês de fevereiro, antes da pandemia do novo coronavírus, mais dois convidados marcaram presença no programa: Cristiano Caveião, coordenador da área de Saúde da Uninter, e Maria Tereza Cordeiro, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na primeira edição de março, o programa recebeu o professor Nelson Castanheira, pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão, que trouxe detalhes sobre os programas de pós graduação Stricto Sensu. Ao conversar com Benhur sobre as expectativas para novos cursos de mestrado e doutorado da Uninter, esclareceu as especificidades das diferentes titulações.

No dia 14, foi a vez da professora do curso de Jornalismo Karine Moura (na foto com Benhur) participar da Conversa com o Reitor. Ela teve a oportunidade de apresentar aos ouvintes a atividade prática desenvolvida no curso que levou alunos da Uninter a escolas de ensino médio para falar sobre os desafios da profissão que escolheram. Nesta edição, Benhur ainda conversou com Heloísa Barros, gestora no novo polo da Uninter na Rocinha, na cidade do Rio de Janeiro.

Para fechar o mês, a convidada foi Lindsay Azambuja. A diretora da Editora Intersaberes esteve no estúdio com o reitor para apresentar o Liberi, o leitor inteligente de e-books para alunos da Uninter.

Por causa da condição de isolamento social, a gravação dos programas da Rádio Uninter foi temporariamente suspensa, mas você pode ouvir todas as edições anteriores do programa Conversa como Reitor no site.

Autor: Bárbara Possiede – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *