SISTEMA DE AVALIAÇÃO

início     
voltar   

A sua nota será composta por quatro processos diferentes de avaliação:

  1. Portfólio: é uma série de atividades sugeridas pela Coordenação do Curso, que podem ser realizadas em grupo ou individualmente. Ele é interdisciplinar e válido para as duas ou mais disciplinas da fase.

    A composição de portfólio é dividida em duas etapas. A primeira etapa do portfólio é a Apresentação no polo presencial. Com base em critérios predeterminados, a avaliação será feita pelo tutor responsável, no polo. A atividade será finalizada com a Ficha Avaliativa, validada pelo tutor do polo e anexada pelo aluno no link “Trabalho – Ficha avaliativa”, no ícone Trabalhos.

    • Confira a segunda etapa do portfólio na Prova Discursiva.

  2. Prova objetiva Presencial: é por disciplina, ou seja, a nota obtida em cada prova vale para a disciplina da fase que você está no momento. A prova deve ser realizada no polo de apoio. São propostas 10 questões objetivas por disciplina. Ao terminar a prova, o sistema apresenta imediatamente a sua nota.

    Depois que sua nota for apresentada, o sistema vai propor que você faça mais duas questões. Você pode optar por realizar estas duas questões ou não. Se você escolher não fazer as questões extras, não poderá mudar de ideia. Se optar por responder as questões extras, você tem a chance de somar mais dois pontos à nota resultante das primeiras 10 questões.


    Assim, se você tirou 6,0, sua nota poderá continuar sendo esta, caso não acerte as duas novas questões propostas pelo sistema. Poderá ter nota 7,0, caso acerte uma das duas questões sugeridas e até 8,0, caso acerte as duas questões extras.


    Não há possibilidade de somar mais de 10 pontos. Portanto, se você já tirou 10, o sistema não vai oferecer a opção de duas questões extras. Se somar 9,0 pontos, o sistema oferece as questões extras, mas você só pode acrescentar 1,0 ponto à nota original, caso acerte todas as questões sugeridas.


    Duração: A prova objetiva é realizada no tempo máximo de 75 minutos, com exceção do curso de Matemática, que pode durar até 90 minutos.


  3. Prova Discursiva Presencial: é uma avaliação disciplinar, ou seja, a nota obtida em cada prova vale para a disciplina da fase que você está no momento. Ao abrir a prova discursiva, serão apresentadas quatro questões para você. Dessas você deve selecionar e responder apenas duas por disciplina. O sistema não permite que você responda as quatro questões.

    A partir do momento que você aceita e clica no link da prova, a avaliação começa, isso quer dizer que o tempo já está contando – incluindo o período de escolha e seleção das duas questões que você vai responder. Durante o processo de escolha, você poderá ler e selecionar as questões que pretende responder. Há a opção de mudar de ideia em relação às questões escolhidas para responder até apertar o botão em azul de “responder as questões”. Nesse momento, aparecerão as duas selecionadas para serem respondidas.

    Duração: A prova discursiva é realizada no tempo máximo de 50 minutos.

    A nota da prova discursiva ainda é composta por mais duas atividades: um portfólio (parte escrita) e um estudo de caso.


    Estudo de caso – é interdisciplinar, ou seja, vale para as duas disciplinas da fase da Unidade Temática de Aprendizagem (UTA) que você está estudando. Para fazer o estudo de caso é necessário que você vá ao polo no período das provas regulares (OBJETIVA OU DISCURSIVA).

    O estudo de caso apresenta uma questão que foi previamente apresentada a você ao longo da fase que está cursando. Ao responder, você pode obter uma nota de zero a 10, que será computada para as duas disciplinas da sua fase atual.

    Duração: A prova discursiva é realizada no tempo máximo de 30 minutos.

    Portfólio - é interdisciplinar, ou seja, vale para as duas disciplinas da fase da Unidade Temática de Aprendizagem (UTA) que você está estudando. A segunda etapa do portfólio é composta pela parte escrita. Você precisa postar o trabalho no ícone “Trabalhos”, em um link específico chamado “Trabalho escrito”. Ao postar o portfólio, é necessário aguardar a avaliação do professor responsável, na Tutoria Central. Você pode obter uma nota de zero a 10, que será computada para as duas disciplinas da sua fase atual. Sua pontuação comporá parte da nota da prova discursiva.

  4. Atividade Pedagógica Online (Apol): são atividades realizadas via Univirtus, dentro do Roteiro de Estudo de cada disciplina. As datas de início e término de cada uma estão no calendário acadêmico. Cada uma é composta por cinco questões de múltipla escolha. A atividade é disciplinar.


Última atualização em 18/12/2017



Para ser aprovado na disciplina, você deverá atingir média igual ou superior a 7,0. Se ficar com média abaixo de 2,9 estará automaticamente REPROVADO.


Média

APOL x 1 + PF x 1 + PO x 3 + PD x 5

10

APOL: Atividade Pedagógica On-line (peso um)
PF: Portfólio (peso um)
PO: Prova Objetiva (peso três)
PD: Prova Discursiva (peso cinco)

Se atingir média entre 3,0 e 6,9 é preciso realizar as provas de EXAME, nas quais a média exigida passa a ser 5,0.



Exame

MD + (PO x 4 + PD x 6/10)

2

MD: Média
PO: Prova Objetiva (peso quatro)
PD: Prova Discursiva (peso seis)



Caso não seja aprovado é necessário realizar a Recuperação de Conceito Pago (RCP), também com média 5,0. Se não alcançar essa média na RCP, será necessário solicitar o REGIME TUTORIAL.

Recuperação de Conceito Pago

MD + (PO x 4 + PD x 6/10)

2

RPC: Recuperação de Conceito Pago
MD: Média
PO: Prova Objetiva (peso quatro)
PD: Prova Discursiva (peso seis)


Neste regime, os estudos são autônomos e 100% online. O aluno deve apenas seguir o prazo predeterminado. As disciplinas serão ofertadas conforme calendário acadêmico, podendo ser requeridas no máximo duas por oferta.

A oferta de disciplinas em Regime Tutorial é destinada a alunos nas seguintes situações:

  • Alunos reprovados por média e por recuperação.
  • Alunos que trancaram matrícula durante o período de integralização do curso.

Para solicitar o Regime Tutorial, você deverá atender aos seguintes critérios:

  • Estar devidamente matriculado.
  • Solicitar o serviço em: Único >> Informações Acadêmicas >> Disciplinas em Regime Tutorial.
  • Pagar as devidas taxas.

*O aluno matriculado em regime tutorial poderá acessar o conteúdo dos livros indicados por meio da biblioteca virtual.

Exclusiva para alunos que perderam o prazo da Prova Objetiva Presencial ou da Prova Discursiva Presencial. As datas de solicitação estão presentes no calendário acadêmico. É cobrada por disciplina.

É uma opção para alunos provenientes de reingresso e transferência interna ou externa com dispensas de disciplinas e reaproveitamento de conteúdo. Aquele que estiver dispensado de uma ou mais disciplinas da fase seguinte, pode solicitar o Ajuste de Oferta para antecipação de disciplina. Sujeito à avaliação do coordenador do curso.

O aluno deve protocolar a solicitação via ÚNICO, em taxas e serviços. Verifique o calendário acadêmico. Não tem custo.

Nos cursos em que é obrigatório, o estágio se torna uma disciplina específica. Sua nota final é a nota do Relatório de Estágio e a média para aprovação deve ser igual ou superior a 7,0. É obrigatório ter 100% de frequência no conjunto das horas previstas no campo de estágio e nos encontros presenciais.

As informações do seu curso estão na disciplina de Estágio, no Univirtus.

É obrigatório. Cada etapa do TCC exige que o aluno atinja média 7,0 ou superior para passar à próxima etapa, assim como a versão final do trabalho.

São atividades extracurriculares, disciplinas complementares e suplementares que buscam enriquecer a formação profissional, social e cultural do aluno. Não são exigidas nos cursos tecnológicos, mas são obrigatórias nos bacharelados e licenciaturas.

Para registrar suas atividades, encaminhe um requerimento à Secretaria Acadêmica com: (I) nome completo e RU, (II) tipo de registro (atividade extracurricular, disciplina complementar ou suplementar), (III) determinação do registro com suas peculiaridades (nome, duração, data de início e ministrante ou responsável) e (IV) cópia do certificado ou declaração que dá autenticidade ao registro. A carga horária será registrada no histórico escolar após parecer favorável do coordenador de curso.