ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

início     
voltar   

Os cursos têm sua grade montada com base em módulos, também chamados Unidades Temáticas de Aprendizagem (UTAs). Cada UTA traz disciplinas fundamentadas em uma área específica dos estudos, agrupando conteúdos de um mesmo tema para compreensão mais ampla.

O calouro sempre ingressará no módulo ou UTA que estiver sendo ministrado naquele momento, porque a grade é cíclica. Assim, aquele que acabou de ingressar poderá cursar as mesmas disciplinas que alunos que já estão quase no final do curso.

Veja como funciona, no exemplo abaixo:

Módulo B-2016
(início em julho)
Escrita em Língua Portuguesa
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa: Ensino Fundamental Anos Finais
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa: Ensino Médio
Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Textos
Módulo C-2016
(início em agosto)
Estágio Ensino Fundamental: Planejamento de Aulas e Docência
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Morfologia e Classes Gramaticais
Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Processos Sintáticos em Língua Portuguesa

O aluno que ingressou no curso em julho cursou as disciplinas do módulo B-2016 e, em agosto, fez as disciplinas do módulo C-2016. Já os alunos que ingressaram no curso em agosto farão as mesmas disciplinas do módulo C-2016, mesmo sem terem cursado outras. Esses alunos de agosto farão as mesmas disciplinas dos outros, inclusive as que foram do módulo B-2016, mas em outro momento do curso.

Atenção:

* Se houver mudança de grade durante o curso, os alunos que se matricularam depois podem ser incluídos já na grade nova, e não na mesma dos que ingressaram antes.


Última atualização em 18/12/2017