O Programa Universidade para Todos (Prouni) desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. São bolsas integrais e parciais para os cursos de graduação na modalidade presencial, semipresencial e a distância.

Para participar é necessário ter realizado o Enem no ano anterior, não possuir diploma de curso superior e ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista de uma instituição privada. O perfil de renda também é analisado.

Se você já está cursando uma graduação também é possível fazer o Enem e tentar obter este benefício no ano seguinte.

Na UNINTER, o setor do Prouni tem como objetivo auxiliar os alunos no processo seletivo, além de receber e analisar os documentos dos candidatos pré-selecionados, conforme o cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação. Todo o processo segue a legislação vigente e os critérios do perfil socioeconômico para aquisição de bolsas de estudos de 100% e 50% estão disponíveis no edital da lei 11.096, de janeiro de 2005.

Vagas remanescentes
Após o processo seletivo normal do Prouni, as vagas remanescentes geram um novo processo seletivo do qual também é possível participar. Para as vagas que não foram preenchidas no processo regular, a exigência é que o aluno tenha realizado o Enem desde 2010 e se enquadre nos critérios do perfil socioeconômico e de escolaridade.

Mais informações sobre o Prouni podem ser obtidas no site prouni.mec.gov.br ou pelo e-mail [email protected]

Renovação
É necessário renovar o Prouni semestralmente - a solicitação e o acompanhamento devem ser realizados por meio do portal Único, em Taxas e Serviços.

O pedido deve ser registrado nos meses de maio e junho – para renovações referentes ao segundo semestre, e nos meses de novembro e dezembro – para o primeiro semestre letivo. Caso existam parcelas atrasadas é imprescindível regularizar a situação para, então, solicitar a renovação.

Em caso de indeferimento, é possível verificar o motivo clicando no ícone ao lado do status “indeferido”. Também há a possibilidade de acompanhar o status da solicitação pelo portal Único. É importante acessar frequentemente o e-mail cadastrado, pois alguns contatos acontecem por meio deste canal.

Mais informações sobre a renovação da bolsa do Prouni podem ser obtidas na Central de Atendimento ou pelo e-mail [email protected]

Cancelamento
Se é beneficiário do Prouni e deseja cancelar a sua matrícula, além de registrar a solicitação do Portal do Aluno, também é preciso encaminhar um e-mail para [email protected], informando sobre o encerramento da bolsa – acrescido do nome completo e número do CPF.

Mais informações podem ser obtidas no site prouni.mec.gov.br ou pelo e-mail [email protected]


Última atualização em 18/12/2017