Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná: seus vínculos com o processo de mobilização social

Myrian Del Vecchio De Lima, Danielle Scheffelmeier Mei

Resumo


Este artigo utiliza a construção dos vínculos entre públicos envolvidos, proposta por Márcio Simeone Henriques (2004), para analisar a ocorrência de um processo de mobilização social, conforme entendimento teórico do sociólogo Bernardo Toro. O trabalho realiza esta proposta especificamente em relação às ações desenvolvidas pelo Fórum Permanente da Agenda 21 no Paraná. O objetivo é observar, por meio dos critérios dos vínculos, as ações de caráter mobilizador com relação a questões socioambientais empreendidas por esse coletivo, a partir do entendimento dos dois autores citados. Para tanto, o texto reflete sobre a compreensão do conceito central em questão, a mobilização social, e o papel da comunicação nesse processo. Após uma breve apresentação do Fórum Permanente da Agenda 21, verifica-se por meio de análise de conteúdo se há, no interior deste coletivo, vínculos que permitam atos de comunicação propícios à mobilização social em torno das diretrizes socioambientais propostas pela Agenda para orientar as políticas públicas.

DOI: http://dx.doi.org/10.21882/ruc.v4i7.655

Recebido: 19/09/2016

Publicado: 07/12/2016



Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

HENRIQUES, Márcio Simeone (Org.). Comunicação e estratégias de mobilização social. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

__________________________ et al. Planejamento da comunicação para a mobilização social em busca da co-responsabilidade. 2001. In: http://www.sinprorp.org.br/clipping/2003/os%20desafios.pdf. Acessado : em abril de 2012.

LIMA, Myrian Del Vecchio de. Comunicação, ambiente urbano e desenvolvimento: elementos para a compreensão do papel da informação na gestão do lixo em Curitiba, PR, 2002. 442p. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná.

MEI, Danielle S. Comunicação e mobilização social: o caso do Fórum Permanente da Agenda 21 no Paraná. Curitiba, PR, 2013: Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Paraná.

____________; LIMA, Myrian Del Vecchio de. “A Agenda 21 no Estado do Paraná e o modo como o jornalismo trabalha essa temá-tica socioambiental. Ponta Grossa”, jun.2012: Anais do XV Seminário de Inverno de Estu-dos em Comunicação.

PARANÁ. Comissão Governamental. Agen-da 21 Paraná. Seminários macrorregionais da Agenda 21 Paraná: os desafios para uma cidadania planetária. SEMA, 2002. Dispo-nível em: . Acesso em: 13 fev. 2013.

SCHERER-WARREN, Ilse. Redes de mo-vimentos sociais. 2.ed. São Paulo: Loyola, 1996.

TORO, José Bernardo. WERNECK, Nísia Maria Duarte. Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Re-cursos Hídricos e Amazônia Legal, Secretaria de Recursos Hídricos, Associação Brasileira de Ensino Agrícola Superior – ABREAS, UNI-CEF, 1997.

__________________. A construção do público: cidadania, democracia e participa-ção. Seleção de textos e organização de Cris-tina Duarte Werneck e Nísia Duarte Wer-neck. Rio de Janeiro: Editora Senac, 2005.

TREMBLAY, L-A. La construction d’un partenariat avec la communauté. In: GAGNON, C. (Ed.); ARTH, E. (en collab. avec). Les rôles de la communication et de l’information, l’exemple de Baie-Saint-Paul (Québec, Canada). Guide québécois pour des Agendas 21 e siècle locaux: applications territoriales de développement durable viable [En ligne] (2007). Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2012.

WHITAKER, Chico. O desafio do Fórum Social Mundial: um modo de ver. São Pau-lo: Fundação Perseu Abramo; Ed. Loyola, 2005.

WOLTON, Dominique. Pensar a Comu-nicação. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 2004.

__________________. Informar não é comunicar. Porto Alegre, RS, Sulina, 2011.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .