Sistema Salicweb: democratização no acesso à lei Rouanet?

Thabatta Pamela Toscan dos Santos, Bárbara Felipe Malcut

Resumo


Este artigo contribui com pesquisas na interface da comunicação, da democracia e dos serviços públicos, na medida em que analisa o real benefício da implantação da plataforma digital SALICWEB no Ministério da Cultura, especificamente em relação aos pedidos de incentivo fiscal da Lei Rouanet. Para tanto, o texto se utiliza dos seguintes teóricos: Max Weber, que analisa os processos de dominação e autoridade; Edson de Oliveira Nunes, que aborda o clientelismo na burocracia; e Moreira e Maia, que questiona se as tecnologias geram independência ou dependência nos usuários. Como conclusão, este artigo defende que a implantação do sistema SALICWEB pelo Ministério da Cultura foi benéfica e importante, principalmente por minimizar a demora burocrática da Lei Rouanet. Por outro lado, defende-se que o formato de envio de propostas por correspondência não deveria ser extinto, pois atualmente há uma dependência do proponente em relação à tecnologia, que já apresentou e ainda apresenta falhas e problemas técnicos.

DOI: http://dx.doi.org/10.21882/ruc.v4i7.645

Recebido: 15/07/2016

Publicado: 07/12/2016

 


Referências


MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. 5 volumes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.

BACHA, Claire Savit. A dependencia nas relações internacionais: uma introdução à experiencia brasileira.Dissetação (mestrado). IUPERJ. Rio de Janeiro, 1971.

BIELSCHOWSKY, Macedo. Raoni. Democracia Constitucional. São Paulo. Editora Saraiva. 2013.

REZENDE, Denis.Alcides; ABREU, França. Aline. Tecnologia da Informação: Aplicada a Sistemas de Informações Empresariais. São Paulo. Editora Atlas. 2013.

WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .