Metodologia do Ensino de Matemática

Duração 9 meses
Titulação Pós-Graduação Especialização Lato Sensu
Modalidade Semipresencial
18 parcelas de
R$
valor para: Pós Lato Sensu

O CURSO

Curso Flex:

  • Pós-Graduação Especialização Lato Sensu - 360 h

Faça os cálculos e chegue ao melhor resultado para a sua carreira.

O curso oferece a você uma formação sintonizada com as atuais tendências no processo de ensino, aprendizagem e avaliação, além de aprofundar temáticas específicas dessa área, pela reflexão, investigação e construção de novos saberes. Faça já. Você sai pronto para vencer e se destacar em sua carreira profissional. Venha para a Uninter.

DIFERENCIAIS:

    • Biblioteca digital disponibilizada via UNIVIRTUS
    • Chats, fóruns e materiais de apoio gratuitos
    • Tutoria on-line.
    • Especialistas, mestres e doutores que atuam com destaque na área garantem o seu aprendizado.

 

SUA CARREIRA

A UNINTER FEZ O CURSO QUE VOCÊ QUER E O MERCADO PRECISA

Por contribuir para a compreensão e o desenvolvimento do conhecimento científico em Matemática, atento à necessária articulação entre teoria e prática, você é preparado para performances de excelência como professor em sala de aula. Aprenda com os melhores e destaque-se. É uma ótima oportunidade para adquirir novas aptidões, com novos rendimentos. Faça mais por você e sua carreira, faça Uninter.

SAIBA MAIS SOBRE O SEU CURSO

O Centro Universitário Internacional UNINTER organiza os pressupostos teóricos e metodológicos dos cursos de Especialização lato-sensu apoiado na concepção de homem histórico, que transcende a natureza e se constrói na relação com os demais seres humanos.

O Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática exige um compromisso para além da mera informação e organização de disciplinas, visto que, como outras áreas das ciências, promoverá a formação continuada de profissionais cuja atuação incidirá sobre o processo intelectual, político, social e moral de diferentes grupos sociais.

A formação continuada dos estudantes de pós-graduação do Centro Universitário UNINTER, mediado pelas relações e experiências pessoais e coletivas vivenciadas durante o curso, visa contribuir para a constituição de uma sociedade democrática, norteada por princípios histórico-humanos de liberdade.

Devido às dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da matemática, encontrados com frequência pelos professores, tanto no ensino fundamental como no médio, esse curso de especialização surge como uma alternativa de trabalho que busca compreender o processo de ensino e aprendizagem e os fatores que nele interferem, sanando as causas dos obstáculos e do desinteresse pelas ciências exatas. Insere-se, neste contexto, a necessidade de implantação de uma linguagem científica, cada vez mais presente no cotidiano da sociedade.

Tanto professores quanto alunos encontram dificuldades no processo de ensinar e aprender. Compreender profundamente tal processo se faz necessário para equacionar os problemas que porventura possam surgir ao longo do mesmo. Nesse sentido o curso de Metodologia de Matemática é organizado, com uma proposta educacional com foco no domínio de teorias científicas e de suas vinculações com as tecnologias, para que o saber científico esteja ao alcance da comunidade escolar e que suas práticas pedagógicas sejam constantemente reavivadas.

O egresso do poderá atuar nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Tais profissionais deverão imprimir rumos seguros em sua atuação, o que implica em: deter os saberes essenciais para realizar as transposições didáticas necessárias; construir, desenvolver e avaliar materiais didáticos a partir de novas metodologias; desenvolver a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares com novos métodos pedagógicos vinculados ao ambiente de trabalho.

O curso é dirigido a portadores de diploma de Ensino Superior que atuam na Educação Básica e na Educação Superior, educadores, professores, pedagogos e demais profissionais que desejam se dedicar às questões que envolvem atividades na área de ensino de Matemática.

O egresso do Curso de Metodologia do Ensino de Matemática uma vez licenciado em Matemática poderá se dedicar às questões que envolvem atividades na área de ensino de Matemática em instituições de ensino públicas ou privadas.

Matricule-se já!

PROCESSO SELETIVO

9 meses de duração (360h)
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Eletiva 1 30h
Teoria da Aprendizagem 30h
Educação Inclusiva 30h
Avaliação da Aprendizagem Escolar 30h
Eletiva 2 30h
Metodologia do Ensino 30h
Tópicos Especiais da História da Física e da Matemática e de seu Ensino 30h
O Professor Pesquisador no Ensino de Matemática 30h
Eletiva 3 30h
Didática e Avaliação na Aprendizagem em Matemática 30h
Jogos e Modelagem na Educação Matemática 30h
Tópicos Especiais em Tecnologias e Tratamento da Informação 30h
DISCIPLINAS ELETIVAS
Psicomotricidade e a Aprendizagem -
Alfabetização de Jovens e Adultos -
Dificuldades de Aprendizagem -
Sala de Recursos Multifuncionais -
Deficiência Visual -
Deficiência Auditiva -
Deficiência Intelectual e Física -
Altas Habilidades/Superdotação -
Transtornos de Comportamento e Desenvolvimento -
Perspectivas Curriculares Contemporâneas -
Relação Professor – Aluno – Conhecimento -
Interdisciplinaridade -
Tecnologias Inovadoras -
Formação Continuada -
Currículo na Escola Inclusiva: Inovações Tecnológicas em Educação Especial -
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h

Observações: Atendendo a nova resolução do CNE, publicado em 06/04/2018, os cursos de Pós-graduação não possuem mais a obrigatoriedade de apresentação e defesa do TCC. Entendendo que alguns alunos, mesmo assim, optam por escrever um artigo, a UNINTER continuará ofertando as disciplinas de metodologia e TCC em módulo facultativo.