Resolução de Conflitos e Cultura da Paz

Duração 9 meses
Titulação Pós-Graduação Especialização Lato Sensu
Modalidade Presencial
Previsão de início 16/07/2018
18 parcelas de
R$ 369,00
valor para:
Pós Lato Sensu

O CURSO

Curso Tradicional:

  • Pós-Graduação Especialização Lato Sensu - 360 h
  • Modalidade: Presencial

O curso tem como propósito atender a uma demanda não apenas profissional, de várias áreas do saber, mas também uma demanda social, buscando desenvolver habilidades de resolução de conflitos, por meio de comunicação assertiva, escuta ativa e procedimento empático. Além de introduzir uma lógica cooperativa, solidária e coletiva, buscando contribuir para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. Venha para a Uninter.

DIFERENCIAIS:

  • Modernas salas de aula, equipadas com sofisticados recursos audiovisuais
  • Aulas presenciais com especialistas, mestres e doutores
  • Tutoria e materiais de apoio pedagógico
  • Biblioteca digital com mais de 100 mil títulos
  • Livros dialógicos digitais gratuitos
  • Realização de Fóruns e Chats permitindo a participação ativa dos alunos e tutores nas discussões sobre temas e assuntos do cotidiano do trabalho, além de oportunizar um espaço direto e aberto para dirimir dúvidas de conteúdo das aulas.

SUA CARREIRA

A UNINTER FEZ O CURSO QUE VOCÊ QUER E O MERCADO PRECISA

Você terá a formação especializada necessária para atuar nas mais diversas áreas das políticas e programas sociais, no sistema de justiça, na saúde e na área empresarial.  Seja um expoente profissionalmente, atuando com destaque nas mais diversas expressões da questão social latentes na sociedade e nos espaços de atuação no setor público, privado e nas organizações do terceiro setor (ONGs, Fundações, Institutos) e na gestão de Projetos Sociais, consultorias e assessorias. Faça o melhor para sua carreira, faça Uninter.

SAIBA MAIS SOBRE O SEU CURSO

Os métodos consensuais de solução de conflitos, apesar de utilizados pela humanidade desde a antiguidade, foram readequados para sociedade contemporânea na década de 1970, a partir dos estudos da negociação pela Universidade de Harvard. No Brasil, começa a ganhar força a partir dos Juizados de Pequenas Causas, com a conciliação, que veio a ser regulamentada pela Lei nº 9.099 de 1995 – Lei dos Juizados Especiais. Além disso, algumas áreas profissionais, mais voltadas às ciências humanas e sociais, trazem outros modelos de solução consensual de solução de conflitos, construindo novos referenciais teórico-metodológicos, como a mediação transformativa e mediação circular-narrativa. Porém, a grande alavancagem para implementação desses métodos, seja no âmbito do judiciário, seja na modalidade pré-processual ou no âmbito privado, se deu com a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça, com a Lei da Mediação (Lei nº 13.140 de 2015) e com o Novo Código de Processo Civil (2016). Assim, passou a se disseminar uma cultura de pacificação social pela utilização adequada dos métodos consensuais de solução de conflitos, bem como, pela criação de novos espaços de práticas restaurativas e consensuais. Essa disseminação contribui para que as pessoas possam em um ambiente seguro construir soluções para seus conflitos de forma mais eficaz e célere e, de outro, a possibilidade de reduzir o fenômeno da “judicialização das relações sociais”, fenômeno que vem trazendo morosidade ao Judiciário, além de demonstrar o embotamento da capacidade de resolução de conflitos de uma sociedade.

A formação continuada dos estudantes de pós-graduação do Centro Universitário UNINTER, mediado pelas relações e experiências pessoais e coletivas vivenciadas durante o curso, visa contribuir para a constituição de uma sociedade democrática, norteada por princípios histórico-humanos de liberdade. O curso de Pós-Graduação RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E CULTURA DA PAZ abre um leque de possibilidades de atuação em diferentes áreas profissionais.

Matricule-se já.

PROCESSO SELETIVO

TURNO/HORÁRIO

  • SÁBADOS - Manhã e Tarde (período integral)
  • Campus GARCEZ: Av. Luiz Xavier, 103, Centro, Curitiba/PR.
9 meses de duração (360h)
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Cultura da Paz 30h
Círculos Restaurativos 30h
Métodos consensuais de Solução de Conflitos 30h
Justiça Restaurativa 30h
O Processo de Mediação 30h
Política Pública de Tratamento adequado dos conflitos de interesse 30h
Mediação escolar 30h
Mediação familiar 30h
Mediação comunitária 30h
Teoria da comunicação e Comunicação não violenta 30h
Teoria do Conflito e Teoria dos jogos 30h
Pesquisa social 30h
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h

Observações: Atendendo a nova resolução do CNE, publicado em 06/04/2018, os cursos de Pós-graduação não possuem mais a obrigatoriedade de apresentação e defesa do TCC. Entendendo que alguns alunos, mesmo assim, optam por escrever um artigo, a UNINTER continuará ofertando as disciplinas de metodologia e TCC em módulo facultativo.