Acolhimento Institucional e Familiar

Duração 9 meses
Titulação Pós-Graduação Especialização Lato Sensu
Modalidade Presencial
Previsão de início 16/07/2018
18 parcelas de
R$ 369,00
valor para:
Pós Lato Sensu

O CURSO

Curso Tradicional:
  • Pós-Graduação Especialização Lato Sensu - 360 h
  • Modalidade: Presencial
O curso tem como propósito atender a uma demanda social e latente, buscando formar profissionais com habilidades para atuar no acolhimento institucional de crianças e adolescentes e a relação com a família. E é dirigido a profissionais, graduados em nível superior, que queiram realizar estudos e aprofundar debates relacionados ao tema e às legislações vigentes. Venha para a Uninter.

DIFERENCIAIS:

  • Modernas salas de aula, equipadas com sofisticados recursos audiovisuais;
  • Aulas presenciais com especialistas, mestres e doutores;
  • Tutoria, chats, fóruns, materiais de apoio pedagógico;
  • Biblioteca digital com mais de 100 mil títulos;
  • Livros dialógicos digitais gratuitos.

SUA CARREIRA

A UNINTER FEZ O CURSO QUE VOCÊ QUER E O MERCADO PRECISA. O curso contribui na formação especializada e abre um leque de possibilidades aos egressos para atuação profissional e social em diferentes áreas de políticas e programas sociais, Conselhos de Direito, organizações sociais e organizações não governamentais, como também em setores privados. Faça mais por você e por sua carreira, faça Uninter.

SAIBA MAIS SOBRE O SEU CURSO.

Com o advento da Constituição Federal de 1988 e, principalmente, com a Política Nacional de Assistência Social implantada a partir de 2004 e do Sistema Único de Assistência Social – SUAS em vigor a partir de 2005, várias mudanças foram surgindo e vários conceitos contemplaram a busca por uma melhor operacionalização dos recursos e equipamentos de acolhimento, que é um serviço de alta complexidade e de caráter transitório, onde as pessoas vítimas de violência e com direitos violados ou ameaçados, são acolhidos e acompanhados integralmente. Neste contexto, a lei da adoção e o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, também, exercem um papel importante no acompanhamento e na execução nas políticas de acolhimento institucional. O debate em torno do papel da família e da intervenção profissional, aponta direcionamentos de discussão de instrumentais de planejamento, execução, avaliação e monitoramento das políticas e do trabalho proposto. A formação continuada dos estudantes de pós-graduação do Centro Universitário Internacional UNINTER, mediado pelas relações e experiências pessoais e coletivas vivenciadas durante o curso, visa contribuir para a constituição de uma sociedade democrática, norteada por princípios históricos e humanos de liberdade. O curso abre um leque de possibilidades de atuação em diferentes áreas de atuação profissional e social. Matricule-se já.

PROCESSO SELETIVO

TURNO/HORÁRIO

  • SÁBADOS - Manhã e Tarde (período integral)
  • Campus GARCEZ: Av. Luiz Xavier, 103, Centro, Curitiba/PR.
9 meses de duração (360h)
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
A família e seus aspectos históricos, sociológicos e antropológicos 30h
Direito de Família: tópicos fundamentais 30h
Transformações Societárias e Relações Familiares 30h
Metodologias de trabalho com famílias e os programas de preservação dos vínculos familiares 30h
Questões Éticas no trato com Crianças, Adolescentes e Familiares 30h
Acolhimento institucional e familiar de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo 30h
Proteção Social Especial: Serviços de Alta Complexidade 30h
O processo de adoção no Judiciário: A Lei de Adoção, suas alterações e o cadastro Nacional de Adotantes e Adotados 30h
Plano Nacional de Direito a Convivência Familiar e Comunitária 30h
PIA – Plano Individual de Atendimento 30h
Programas de Acolhimento Institucional e Familiar: legislação, operacionalização e critérios mínimos para os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes 30h
Pesquisa social 30h
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h

Observações: Atendendo a nova resolução do CNE, publicado em 06/04/2018, os cursos de Pós-graduação não possuem mais a obrigatoriedade de apresentação e defesa do TCC. Entendendo que alguns alunos, mesmo assim, optam por escrever um artigo, a UNINTER continuará ofertando as disciplinas de metodologia e TCC em módulo facultativo.