Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Duração 9 meses*
Modalidade A distância
Titulação Pós-Graduação Especialização Lato Sensu
Previsão de início 04/03/2019
Em breve!

O CURSO

Curso Tradicional:

  • Pós-Graduação Especialização Lato Sensu - 360 h

A "cidade inteligente" também chamada de "cidade eficiente" ou "cidade supereficiente" refere-se a um tipo de desenvolvimento urbano baseado na inovação e sustentabilidade que são capazes de responder adequadamente às necessidades básicas de instituições, empresas e dos próprios habitantes, tanto economicamente quanto nos aspectos operacionais, sociais e ambientais.
Em linhas gerais, uma cidade pode ser definida como "inteligente" ou como "inteligentemente eficiente", quando o investimento social, o capital humano, as comunicações e as infraestruturas coexistem harmoniosamente com o desenvolvimento econômico sustentável, contando com o uso e a modernização de novas tecnologias resultando em melhor qualidade de vida e gestão eficiente dos recursos naturais, através de ações participativas e do compromisso de todos os cidadãos.

DIFERENCIAIS:

  • Aulas on-line 24 h
  • Estude quando, onde e como quiser, no celular, tablete ou notebook
  • Livros digitais disponibilizados via UNIVIRTUS
  • Chats, fóruns e materiais de apoio gratuitos
  • Tutoria on-line.
  • Especialistas, mestres e doutores que atuam com destaque na área garantem o seu aprendizado.

SUA CARREIRA

O curso "Cidades Inteligentes e Sustentáveis" da UNINTER visa disponibilizar e contribuir para o desenvolvimento e capacitação de profissionais, por meio do aperfeiçoamento teórico-prático, atendendo à necessidade de preparar quadros qualificados, que promovam mudanças significativas no trabalho e na melhoria do desempenho da administração. Profissionais especialistas em Cidades Inteligentes e Sustentáveis são altamente demandados não só pelo setor público, mas também privado, para preencher cargos de responsabilidade gerencial e de pesquisa.
O aluno do curso poderá gerenciar, coordenar, planejar e executar programas e projetos em órgãos dos três poderes. Além de atuar em cidades inteligentes, humanas e sustentáveis, elaboração, gestão e avaliação de políticas públicas, modelos de gestão e gestão de projetos, ética e desenvolvimento sustentável (ODS), problemas ambientais, recursos hídricos, gestão de resíduos sólidos urbanos e do serviço de saúde, mobilidade urbana, internacionalização de cidades, tecnologias limpas, sistemas de informações geográficas e cidades inteligentes aplicados na segurança pública, inovação, economia verde e criativa, entre outras. É uma ótima oportunidade para aperfeiçoar e adquirir novas aptidões e alcançar o sucesso profissional e de atender aos desafios de uma gestão pública eficiente com foco na melhoria da qualidade de vida do cidadão. Nós convidamos você a fazer parte da mudança.

Saiba mais sobre seu curso


O curso se divide em três eixos: gestão, sustentabilidade e inovação. Estes eixos visam propiciar o desenvolvimento de habilidades e potencialidades para que você possa atuar com destaque na administração Pública. Serão desenvolvidas capacidades técnicas ligadas à gestão das atividades e à gestão das instituições, a partir do referencial teórico-prático, para que você possa atuar em órgãos públicos, nos mais elevados cargos da administração. O curso tem também como objetivo ampliar e qualificar a capacidade dos tomadores de decisão e formadores de opinião, tanto nos setores público quanto privado, para promover, planejar, implementar políticas para a transformação das cidades em favor do interesse público. Venha para a Uninter!
OBJETIVOS:
No final do programa, o participante estará em condições de:
> Promover a eficiência e sustentabilidade nas cidades.
> Promover o desenvolvimento sustentável e a eficiência da mobilidade urbana.
> Administrar, promover, planejar, implementar e monitorar políticas de inovação e transformação organizacional no setor público.
> Promover soluções governamentais superando barreiras legais, tecnológicas, financeira e de segurança.
> Explicar como as tecnologias emergentes e metodologias criativas podem ser aplicadas na inovação pública.
> Projetar e implementar estratégias e projetos de inovação no setor público.
> Promover a transformação organizacional e a internacionalização das cidades.

PROCESSO SELETIVO

GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS
Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis 30h
Elaboração, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas 30h
Modelos de Gestão e Gestão de Projetos 30h
Problemas ambientais: Tendências Globais 30h
Recursos Hídricos - Gerenciamento e Legislação 30h
Gestão de resíduos sólidos urbanos e do serviço de saúde 30h
Ética e Desenvolvimento Sustentável (ODS) 30h
Mobilidade Urbana 30h
Tecnologias Limpas 30h
Construções Sustentáveis 30h
Inovação, Economia Verde e Criativa 30h
Internacionalização de Cidades 30h
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h

Observações: * Os planos pedagógicos e acadêmicos poderão sofrer alterações a critério da instituição, sem prejuízo da carga horária total de duração.