Voando alto, Mauro saiu da educação a distância para as páginas dos livros

Autor: Ana Oliveira - Estudante de Jornalismo

“A EAD me deu asas para voar”. Quem diz isso é Mauro Sérgio Soares Rabelo, graduado em Pedagogia e em Tecnologia em Comércio Exterior pela Uninter, professor e escritor da área de educação. Mauro é um entusiasta da modalidade educação a distância (EAD), e afirma que “o aluno a distância é, em alguns momentos, muito mais ousado, disciplinado do que o aluno presencial”.

É com essa ousadia que o pedagogo Mauro começou a escrever sobre suas experiências com os alunos em sala de aula. Foi na modalidade a distância que ele encontrou a oportunidade de expandir seu conhecimento. “É uma ferramenta de transformação, e nessa perspectiva tornou-se o meu campo de pesquisa”, explica.

Sua obra, intitulada “As novas tecnologias: sua aplicação prática no ensino da língua portuguesa e matemática”, lançada em 2018 pela Editora Autografia, ganhou neste ano uma reedição e agora sai com o título “Ensino de matemática e língua portuguesa no século XXI com o advento das novas tecnologias digitais”.

O lançamento oficial acontecerá no dia 20 de maio, no campus da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, na cidade de Santana, durante um encontro de pedagogos.

Mauro acredita que a educação a distância é uma metodologia que inova e transforma tecnologias em ferramentas pedagógicas, trazendo evolução tanto no processo de ensino quanto nas estratégias de aprendizagem. A EAD leva o aluno a interagir no ambiente que substitui a sala de aula, desenvolvendo assim a autonomia na busca pelo conhecimento.

O mês de maio traz outra novidade editorial de Mauro. Ele lança seu segundo livro, “Histórias de um missionário italiano nas ilhas da Amazônia”, pela Editora Collaborativa, em um evento religioso que deve receber aproximadamente cinco mil pessoas na comunidade do Rio Guajará, município de Afuá, no arquipélago da Ilha de Marajó (PA).

As duas obras têm algo em comum: o desejo de conscientizar e ensinar. “Meus dois livros nascem da perspectiva de trazer para os alunos minhas experiências, e para meus colegas de profissão, nosso exemplo. E acima de tudo, instigar outros professores e alunos no campo da pesquisa”, relata.

Este ano tem sido muito promissor para Mauro, que viveu outro grande momento no dia 08.mar.2020, quando foi empossado como Imortal da Academia Amapaense Maçônica de Letras – AAML. E assim seus voos seguem levando-o cada vez mais longe.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ana Oliveira - Estudante de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal Mauro Rabelo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *