Uninter une estudantes do Brasil e do Canadá em experiência de campo

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

O compromisso da Uninter em cruzar fronteiras e ampliar o acesso à educação permite que alunos do mundo todo desfrutem de ensino de qualidade, onde quer que estejam. Para conhecer onde todo esse conhecimento é produzido, o Uninter Global Hub levou estudantes canadenses da First Nations University (FNUniv) e alunos brasileiros da Uninter para conhecer as instalações da instituição em Curitiba (PR).

A visita, que aconteceu no dia 20 de fevereiro, levou 15 estudantes do Canadá e 15 da Uninter, residentes de nove estados do Brasil, para um dia de muito aprendizado e troca de experiências. O roteiro fez parte do Collaborative Field Experience, projeto que se estendeu dos dias 17 a 27 de fevereiro.

Na ocasião, os estudantes conheceram o centro de distribuição e logística, a secretaria acadêmica, os estúdios de gravação e edição das videoaulas na sede das Araucárias e os campi Garcez e Divina. O intuito foi de apresentar a infraestrutura técnica da Uninter de ponta a ponta, que se estende por mais de 700 polos no Brasil e outras 16 unidades internacionais.

“Quando esse pessoal [alunos] vêm para cá conhecer a nossa estrutura, fica olhando o tamanho que a gente tem e como que faz para chegar num Brasil que tem, praticamente, o tamanho de um continente. Isso impressiona, demonstra que a gente tem muita competência no que faz”, ressalta o diretor da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios, Elton Schneider.

O processo de seleção dos estudantes da Uninter se deu pelo período de seis meses, com cerca de mil candidaturas avaliadas. O intercâmbio cultural entre os estudantes foi o principal objetivo do projeto.

“Essa diversidade resulta numa troca muito rica, seja entre estudantes do Brasil conversando entre si ou com pessoas de fora. Do lado do Canadá, tem três cidades representadas, de 14 povos originários. Esse modelo de ‘um para um’ é extremamente importante”, complementa o vice-presidente do Uninter Global Hub, Jason Dyett.

A experiência deslumbrou os participantes. Pró-reitora de Comunidade, Pesquisa e Programas de Pós-Graduação da FNUniv, Bettina Schneider espera poder aplicar na educação canadense os ensinamentos que a Uninter proporcionou aos envolvidos durante a visita.

“Nós aprendemos muito hoje sobre maneiras pelas quais poderíamos ensinar de forma diferente na FNUniv, que realmente pode transformar a educação indígena no Canadá”, diz.

Intercâmbio entre culturas indígenas

A FNUniv é referência em pesquisa e preservação de conhecimento de povos originários do Canadá. Durante os dez dias, a equipe visitou pontos históricos do estado e com ligação à cultura indígena local, como o Museu de Arte Indígena na capital e aldeias na região metropolitana e no litoral do estado.

Uma das comunidades visitadas foi a aldeia Araçaí, em Piraquara. O cacique e professor Laércio Wera Tupã participou da organização que permitiu o acesso dos estudantes. Laércio viu uma oportunidade de compartilhar experiências vividas com estudantes da Uninter e da FNUniv num ambiente de respeito mútuo.

“É uma experiência rica e única para conhecer uma aldeia. A nossa realidade e a nossa luta impactam os visitantes e mudam a visão dos que participam. Acho muito importante a gente se unir e ter esse conhecimento da realidade de cada um”, afirma.

As ações foram desenvolvidas com a finalidade de mostrar a cultura do Brasil e a realidade dos povos indígenas em meio urbano e em comunidades mais isoladas. Jade Penner, uma das participantes do intercâmbio, é indígena dos povos originários Beardy’s e Okemasis’ Cree e Kinistin Saulteaux, do Canadá. Ela está se formando em Serviço Social Indígena na e observou como os indígenas no Brasil preservam a sua língua, mantendo o ensinamento entre as crianças.

“O que me impressionou foi a forma que estão pensando no futuro, nas crianças deles. É muito importante sustentar a própria identidade e levar a língua adiante. Vou levar de lição que posso fazer muito mais pelo meu povo no Canadá”, diz.

O Uninter Global Hub foi fundado em 2020 com o propósito de ser uma ponte entre o centro universitário e iniciativas internacionais voltadas a alunos e professores. A plataforma promove conteúdos especiais, como palestras, projetos de pesquisa e mentorias. Há também eventos abertos ao público, sempre abordando temas de interesse global.

Para conferir mais da experiência, confira nossa reportagem em vídeo neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Natália Schultz Jucoski - Estagiária de Jornalismo e Jason Dyett


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *